Home / Empresas / INE regista crescimento nulo do PIB 
PIB
O INE corrigiu as estimativas rápidas, publicadas no final de julho que resultavam numa queda do PIB de 0,2% (Foto: Pexels)

INE regista crescimento nulo do PIB 

Por: Eduarda Coelho

O PIB teve um crescimento nulo no segundo trimestre face aos primeiros três meses do ano e registou uma subida de 7,1% em relação ao trimestre homólogo, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE corrigiu as estimativas rápidas, publicadas no final de julho que resultavam numa queda do PIB de 0,2%, no segundo trimestre face ao trimestre anterior. Segundo dados divulgados ontem, prevê-se um crescimento nulo.  

Salienta-se que a queda do PIB foi impedida por fatores importantes como o aumento das exportações e dos valores das mesmas devido a inflação, e da retoma do turismo, possibilitada pelo levantamento das restrições da Covid-19. 

Por outro lado, o consumo interno diminuiu entre abril e junho deste ano. Segundo dados do INE, o consumo interno apresentou uma variação homóloga de 12,2% para 4,2% no segundo trimestre deste ano. Enquanto o consumo público, apesar de ter crescido em 1,4%, continua a estar 3,4 pontos abaixo do trimestre anterior.  

Já o investimento apresentou uma descida em relação ao trimestre anterior, de 6,4% para 3,3%.