Home / MERCADO / Economia / Insolvências aumentam 19% este ano em Portugal
Insolvências Zona Euro
As previsões dos especialistas da Allianz Trade sugerem que a economia mundial registará um crescimento lento em 2023 (Fonte: Freepik)

Insolvências aumentam 19% este ano em Portugal

As insolvências em Portugal devem crescer 19% em 2023. Os especialistas da Allianz Trade, acionista da COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, reviram em alta ligeira, para a Zona Euro, as projeções, estimando que as insolvências, em particular pequenas e médias, aumentem 23%.

Com o fim da pandemia, os apoios às empresas atribuídos pelos governos um pouco por toda a Zona Euro já terminaram ou estão a acabar. As empresas em vários países estão agora a fazer face aos encargos com empréstimos públicos obtidos durante o período pandémico, o que representa um desafio para muitas companhias. E as ajudas dadas para minimizar a forte escalada dos preços da energia, após o início da guerra na Ucrânia, estão também a terminar.

A Alemanha, principal economia da Zona  Euro, deverá registar uma subida de 22% das insolvências, de acordo com os dados da Allianz Trade, presentes no estudo “No rest for the leveraged. Já a França, a segunda maior economia do euro, deverá ver as insolvências das empresas disparar 41% em 2023. Os Países Baixos também deverão vivenciar uma subida expressiva na casa dos 52%.

As previsões da acionista da COSEC sugerem, ainda, que a economia mundial registará neste ano um crescimento lento, depois de dois anos de pandemia, que provocaram fortes perturbações nas cadeias de abastecimento, e mais de um ano de guerra na Ucrânia, que fez disparar os preços de matérias-primas e da energia.