Hoje em dia existe muito ruído e falta de informação acerca da bolsa de valores e das corretoras online. Este artigo aborda as oportunidades proporcionadas pelas corretoras online assim como desmistifica alguns mitos acerca do tópico.
Mas como realmente funciona a Bolsa de Valores?
Porém, antes de tirar conclusões precipitadas é importante perceber como funciona a Bolsa de Valores. Ora, a bolsa de valores não é mais do que um grande mercado, onde se compram e vendem ativos. Estes ativos – podem ser ações, obrigações ou matérias-primas por exemplo disponíveis – têm como objetivo gerar um retorno positivo para quem faz a transação (o trader) através da diferença entre o valor de compra e o valor de venda.
Resumindo e simplificando ao máximo, para comprar um ativo é apenas preciso que encontre alguém que queira vender pelo preço que está disposto a pagar e para vender um ativo basta fazer o exercício contrário, encontrando alguém disposto a pagar o preço a que quer vender.
Apesar desta simplificação, a vida de um trader não é nada fácil e na maioria das vezes acaba por gerar retorno negativo aos traders. Para além disto também é importante manter em mente que nenhum trader é sábio, tem de existir sempre uma busca incansável para nova informação de forma a aperfeiçoar a estratégia de trading e adaptá-la ao perfil do investidor.
Graças à massificação da internet e avanço da tecnologia, o trading passou a ser muito mais acessível do que antes. Atualmente, qualquer pessoa consegue ter uma conta numa corretora online onde consegue negociar qualquer mercado – inclusive a Bolsa de Lisboa – e, mais importante, toda a informação que precisa na ponta dos dedos.
A maior parte das corretoras online dispõe de tutoriais e plataformas de aprendizagem próprias e informações de apoio aos investidores, facilitando imenso a vida de qualquer um que decida começar a investir.
Como começar a investir na Bolsa de Valores?
Trazendo-o de volta à Terra, dificilmente conseguirá ser logo um trader profissional até porque para viver exclusivamente do trading é necessário investir bastante capital, qualquer coisa como 100 mil euros. Isto porque, estatisticamente, a rentabilidade de um trader profissional anda entre os 20 a 40% mensal, no entanto em alguns meses poderá ganhar mais ou menos.
Para um trader que quer começar, recomendamos que comece apenas com 100 euros ou 1000 euros. Assim consegue colocar a sua estratégia a funcionar e aprender como realmente funciona o mercado.
Agora que já tem noção do capital necessário para investir, está na altura de pensar na estratégia que quer seguir. Existem dois principais tipos de traders:
Day trader (curto prazo) – consiste em fazer transações (iniciada e encerrada) no mesmo dia. O intuito desta estratégia é aproveitar a volatilidade do mercado de ações. Neste tipo de estratégia os riscos são menores, havendo um bom potencial de retorno.
Long term trader (longo prazo) – consistem em fazer transações com algum (ou muito) tempo de intervalo. O grande intuito desta estratégia é antecipar tendências e gerar um retorno com o tempo. Neste tipo de estratégia os riscos são maiores, mas o potencial de retorno é igualmente maior.
Conclusão
Agora que já tem mais alguma informação acerca do mercado de valores é importante reforçar alguns pontos para evitar que caia em esquemas como tantos denunciados pelo país fora.
Utilize toda a informação que tem ao seu dispor e pesquise bastante para não cometer erros básicos, seja na escolha da corretora ou nas decisões de investimento que toma. Tudo o que gera retorno exige trabalho e o trading não é exceção. Uma boa forma de garantir maior segurança em suas transações na bolsa é agir com o suporte das avaliações de mercado, não tenha receio em adquirir este conhecimento através de livros ou vídeos disponíveis online.
Avalie sempre os riscos e tenha em consideração que poderá perder todo o capital investido, pelo que deverá respeitar o seu estilo de vida e não investir aquilo que não pode dar ao luxo de perder.
Por fim, seja disciplinado. Mais de 90% dos investidores perdem dinheiro e muitos deles arranjam problemas maiores por não respeitarem o seu plano inicial e o perfil traçado ao se inscreverem na corretora.
*Este é um conteúdo pago.