Home / Empresas / Leroy Merlin aposta num modelo de trabalho flexível e dá mais um dia de férias em 2022
Leroy
Leroy Merlin abre nova loja na Guarda (Foto: Pexels)

Leroy Merlin aposta num modelo de trabalho flexível e dá mais um dia de férias em 2022

A Leroy Merlin está a oferecer aos colaboradores que trabalham na sede em Alfragide e que vivam a mais de 75 quilómetros de distância, a oportunidade de trabalhar de forma 100% remota e, aos restantes, até três dias por semana de trabalho à distância.

Em entrevista à revista Pessoas, Ana Herrero, líder de desafio humano da Leroy Merlin em Portugal, referiu que, a partir do ano de 2022, os cerca de 5.800 colaboradores têm direito a mais um dia de férias.. Em 2021, a empresa distribuiu 13,7 milhões de euros pelos trabalhadores, com base nos resultados da empresa.

“Pretendemos dar aos nossos colaboradores maior flexibilidade a nível de local de trabalho e horários, e maior liberdade de escolha para organizarem o seu trabalho. Queremos que cada colaborador encontre o melhor equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal”, afirmou Ana Herrero, em entrevista à Pessoas.

A empresa avançou com um modelo de trabalho híbrido, para as funções que se adequam, acompanhando a evolução do trabalho à distância, imposto pela pandemia.

“Os colaboradores na sede da empresa – em Alfragide – ficam com a possibilidade de escolher até três dias de trabalho remoto por semana e os managers de operações de loja podem escolher até três dias de trabalho remoto por mês. Para os colaboradores elegíveis que vivem a mais de 75 quilómetros da sede, existe a possibilidade de ficarem em trabalho 100% remoto”, adiantou.

A empresa ainda alargou o horário de entrada e saída no escritório, com entrada das 08:00 às 10:00, e saída das 17:00 às 19:00. No sentido de promover um maior equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, a partir de janeiro do próximo ano, os colaboradores serão elegíveis a um dia extra de férias, passando a gozar 23 por ano, de acordo com o site Eco Sapo.

A política de trabalho flexível surgiu este ano, no decorrer de uma pandemia, tendo a empresa atribuído um cheque de 150 euros a todos os colaboradores para criarem o seu escritório em casa.

“Para além deste cheque, as equipas da Leroy Merlin receberam este ano um voucher de Natal no valor de 100 euros por colaborador e foram atribuídos dois dias de descanso extra por ano”, adiantou.

Depois de, no ano passado, a cadeia ter distribuído 11,7 milhões de euros aos trabalhadores a título de participação nos resultados da empresa, em 2021, o retalhista distribuiu 13,7 milhões de euros. Dos 13,7 milhões de euros distribuídos, 57,3% foram convertidos num produto financeiro ou em ações do Grupo ADEO, os donos da Leroy Merlin.

“A nossa intenção é reconhecer a contribuição de todos os colaboradores da Leroy Merlin e criar um impacto positivo, por isso a grande maioria dos cerca de 5.800 colaboradores em Portugal têm direito a uma parte do valor distribuído. O requisito crucial é trabalhar há mais de 90 dias na Leroy Merlin no momento de partilha de resultados”, esclareceu Ana Herrero à mesma revista.