Home / Sustentável / Câmara faz balanço positivo de obras em Lisboa
Obras em Lisboa
Obras vão durar cerca de 12 meses (Foto: DR)

Câmara faz balanço positivo de obras em Lisboa

Por: Denisse Sousa

A Câmara Municipal de Lisboa quer alargar os passeios, reordenar e criar mais espaços de estacionamento, criar áreas de estadia, mais espaços verdes e mais iluminação. Estima-se que os trabalhos na frente ribeirinha terminem no início do próximo ano.

 

As obras em Lisboa para a requalificação da capital já estão em curso e, segundo o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, o balanço é bastante positivo e os cidadãos já sentem que há uma melhoria significativa na qualidade dos pavimentos e ruas. As obras na cidade só deverão terminar no próximo ano. A mais polémica, a requalificação da Segunda Circular, começa já esta semana.

Nove meses para renovar Lisboa

A intervenção num troço entre a Avenida de Berlim e a entrada norte de Lisboa será a primeira de muitas. Depois iniciam-se os trabalhos desde o nó da Buraca ao Aeroporto.

Entre os projetos com maior importância, encontra-se também o eixo que abrange as avenidas Fontes Pereira de Melo e a zona de Picoas e Saldanha, onde irão ser alargados passeios, criadas zonas verdes, repavimentadas faixas de rodagem, novos espaços de estacionamento e uma ciclovia bidireccional sob o programa “Uma Praça em Cada Bairro”.

A requalificação de Lisboa está orçamentada em 7,5 milhões e deverá ter uma duração de nove meses. Manuel Salgado afirma que o receio que inicialmente se esperava em relação ao impacto das obras no Eixo Central  foi bem menor que o temido.

A zona do Caís do Sodré e Corpo Santo encontram-se em obras desde ano passado com o objetivo de reorganizar o terminal de autocarros e elétricos, criar mais espaços verdes, reordenar o estacionamento e a circulação pedonal.

“Uma Praça para cada Bairro”

As obras no Campo das Cebolas para construção de um parque de estacionamento subterrâneo com 206 lugares começaram em outubro passado. Em junho começaram os trabalhos na Rua da Alfândega, com intervenções na via e nos passeios, tornando-os mais largos.

No mesmo mês começaram os trabalhos de requalificação na zona do largo de Santos e da Graça, no âmbito do programa “Uma praça em cada bairro”, trabalhos estes que deverão durar cinco meses e que estão orçamentados em cinco milhões de euros.

Ainda ao abrigo do mesmo programa, em setembro devem arrancar obras na Praça Marechal Humberto Delgado em Sete Rios, obra que será dividida em duas fases: a primeira criando um parque de estacionamento e a reabilitação da zona junto ao Jardim Zoológico.

Para agosto esperam-se mais obras na alameda Manuel Ricardo Espírito Santo e nas Linhas de Torres, no Lumiar. O vereador acrescenta ainda que as praças serão pequenas, muito localizadas.

Balanço positivo e programa a bom ritmo

Manuel Salgado garante que o balanço das obras tem sido bastante positivo e que o programa de requalificação da cidade de Lisboa tem corrido a bom ritmo. Acrescenta ainda que as pessoas vão gostar ainda mais de viver nesta nova Lisboa.

Segundo os números da autarquia, decorriam em junho repavimentações em 37 ruas, inseridas no programa urbano “Pavimentar Lisboa”. No total, entre junho do ano passado e junho deste ano, fizeram-se 62 repavimentações.