Home / Empresas / Mais de 80% das PME espera manter faturação em 2023
faturação
Para 2023, grande parte das empresas mantém-se positivas, quanto à faturação em 2023 (Fonte: Unsplash)

Mais de 80% das PME espera manter faturação em 2023

Por: Martim Gaspar

Mais de 80% das empresas inquiridas pela companhia de seguro de créditos, Cosec, consideram que manterão a faturação em 2023, com apenas 13% dos inquiridos a esperar quebras na faturação em 2023.

O estudo da Cosec revelou que 48,8% dos inquiridos espera manter a faturação em 2023 e 32% espera aumentar a faturação em 25%. Porém, 13% dos inquiridos esperam sofrer quebras de 25% na faturação em 2023.

O conflito na Ucrânia, a subida dos custos energéticos e os constrangimentos ao nível da logística do transporte dos produtos, são as principais preocupações que as PME enfrentam no futuro próximo.

“O clima económico em Portugal, e no resto da zona euro, é de alguma incerteza. A elevada taxa de inflação que assola o Velho Continente e as subidas das taxas de juro são alguns dos focos de incerteza e de preocupação para as empresas. Não é assim de estranhar que a maioria das empresas inquiridas se mostre moderadamente otimista ou moderadamente pessimista quanto às perspetivas para o seu negócio em 2023”, segundo o CEO da Cosec, Vassili Christidis.

Segundo dados revelados pelo observatório Cosec de risco empresarial, a aposta nas exportações fora da União Europeia seria um passo essencial no momento. Atualmente, Portugal exporta principalmente para Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.