Home / MERCADO / Economia / McDonald’s sai da Rússia
McDonald’s
A guerra da Rússia com a Ucrânia tem levado a que diversas empresas deixem o território russo (Foto: Unsplash)

McDonald’s sai da Rússia

Por: Maria Carvalhosa

O McDonald’s admite vender todo o seu negócio na Rússia com o objetivo de abandonar definitivamente aquele mercado, 32 anos depois, e estima que o país perca entre 1,2 e 1,4 mil milhões de dólares com a retirada das operações.

“Esta é uma questão complicada, sem precedentes e com consequências profundas. Alguns podem argumentar que garantir o acesso a alimentos e continuar a empregar dezenas de milhares de cidadãos é a coisa certa a fazer. Mas é impossível ignorar a crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia. E é impossível imaginar os Arcos Dourados (as letras amarelas do logótipo do McDonald’s) a representar a mesma esperança e promessa que nos levou a entrar no mercado russo há 32 anos”, declarou Chris Kempczinski, presidente executivo da empresa, a funcionários e fornecedores da marca.

Segundo o New York Times, jornal que avançou com a notícia, esta segunda-feira, o objetivo do McDonald’s é vender o negócio a um comprador local que terá de retirar das lojas todas as referências à marca americana.

Em comunicado, o McDonald’s afirmou que as suas “prioridades incluem garantir que os funcionários na Rússia continuem a ser pagos até ao encerramento das operações e mantenham o emprego com o comprador”.