Home / Empresas / Metro de Lisboa vai contratar maquinistas e equipas de manutenção
metro de lisboa pme magazine
Foto de arquivo (Foto: Pixabay)

Metro de Lisboa vai contratar maquinistas e equipas de manutenção

Por: Diana Mendonça

O Metropolitano de Lisboa anunciou, esta quinta-feira, a iniciação do processo de contratação de maquinistas e de pessoal para as equipas de manutenção. O reforço das equipas do metro surge na sequência da autorização concedida pelo Governo para contratar 58 trabalhadores.

Até ao momento, já foram abertos oito concursos para reforço de trabalhadores e até ao final de julho serão abertos mais cinco. Conforme referido em comunicado pela empresa, foi também aberto um concurso de progressão interna que pretende promover 22 operadores comerciais a maquinistas.

As novas contratações foram aprovadas pelo Governo, no Plano de Atividades e Orçamentos para 2022, que prevê a contratação de 34 agentes de tráfego, 13 oficiais de manutenção, dois inspetores de obra e nove técnicos especializados. Esta medida representa um aumento de 3,6 milhões de euros de gastos com pessoal.

Segundo o Metropolitano de Lisboa, a autorização de contratação vem colmatar a falta de trabalhadores assim como vem responder às reivindicações sindicais, nomeadamente, as de progressão de carreira.

O reforço de trabalhadores surge após a décima greve parcial do ano no metro e a recusa dos trabalhadores em realizar trabalho suplementar e eventos especiais no mês de junho, como foi o caso dos Santos Populares.