Home / Empresas / Microsoft Portugal lança app que irá alertar trabalhadores face a riscos cibernéticos
formação de cibersegurança
O objetivo é reforçar a cultura de segurança digital nas organizações e minimizar o impacto dos ciberataques (Fonte: Pexels)

Microsoft Portugal lança app que irá alertar trabalhadores face a riscos cibernéticos

A Microsoft Portugal e a Devscope, em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança, criaram a aplicação Cybercomm, uma solução integrada que visa formar e alertar os trabalhadores das organizações públicas e privadas para os riscos e boas práticas de cibersegurança.

A nova app vai estar disponível no Microsoft Teams e irá incluir um feed com alertas do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e a divulgação de conteúdos informativos em temas como phishing, ransomware, boas práticas sobre passwords e desinformação.

O objetivo é reforçar a cultura de segurança digital nas organizações e minimizar o impacto dos ciberataques.

Perante o estado atual de segurança cibernética, com o número de ataques a crescer em número e sofisticação, atingindo todos os setores de atividade económica e a Administração Pública, é essencial que os trabalhadores estejam informados e preparados para enfrentar as ameaças. Com a Cybercomm, queremos que as organizações portuguesas tenham acesso facilitado a ferramentas de capacitação dos seus trabalhadores para que estejam melhor informados e, com isso, mais protegidos“, conta Manuel Dias, diretor nacional de tecnologia da Microsoft Portugal.

A app Cybercomm já se encontra em funcionamento em empresas como a TAP e os CTT e deverá chegar também à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, ao Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, à Administração Regional de Saúde do Norte, ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, ao Ministério da Justiça e ao Banco Montepio.

Estima-se que este novo lançamento tenha impacto em mais de 100.000 profissionais no setor público e privado para a capacitação no reforço do cidadão ciberseguro.

Estamos convictos de que esta solução vai fazer a diferença na forma como as organizações comunicam internamente sobre cibersegurança e formam os seus trabalhadores nesta matéria tão crítica“, assegura Rui Barbosa, CEO da Devscope.

Entre julho de 2021 e junho de 2022, a Microsoft registou, a nível global, cerca de 921 ataques a passwords por segundo – um aumento de 74% face ao ano homólogo anterior -, e cerca de 710 milhões de emails de phishing bloqueados por semana.