Home / Empresas / “Milhares de empresas” aderiram ao Programa Capitalizar
Manuel Caldeira Cabral PME restauração colômbia moçambique pme magazine programa capitalizar
Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia (Foto: Governo de Portugal)

“Milhares de empresas” aderiram ao Programa Capitalizar

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, revelou, em entrevista ao Dinheiro Vivo, que “milhares de empresas” já aderiram às duas novas linhas de financiamento bancário do Programa Capitalizar.

“Lançámos estes instrumentos de financiamento porque há muitas PME que têm ainda dificuldades de acesso ao crédito com prazos e condições favoráveis e que as estimulem a investir”, refere Manuel Caldeira Cabral.

Em causa estão a linha de crédito com garantia mútua e a linha de financiamento a operações de capital reversível, cujo objetivo é apoiar as PME num total de 1100 milhões de euros.

“Portugal tem uma proporção de empresas que têm dificuldades financeiras sérias e o que queremos com o Programa Capitalizar é encontrar mecanismos que deem incentivos para que se capitalizem e encontrem financiamento por essa via. As que não consigam fazer isso podem, em alternativa, transformar os seus créditos em capital”, adianta o ministro.

O ministro estará, esta segunda-feira, presente no debate Capitalização de Empresas e Reestruturação Empresarial, no ISCTE-IUL, em Lisboa, de onde espera que venham contributos para o Programa Capitalizar, que estará em consulta pública até 14 de abril.

“Os representantes de várias instituições vão trazer a sua perspetiva sobre como estas medidas ajudam a tornar mais rápida a reestruturação empresarial.”