Home / MERCADO / Economia / Minsait apresenta tecnologia para a otimização de águas residuais
Águas residuais
Minsait apresenta uma tecnologia disruptiva para otimizar o tratamento de águas residuais (Foto: Pexels)

Minsait apresenta tecnologia para a otimização de águas residuais

A Minsait apresenta uma tecnologia disruptiva para otimizar o tratamento de águas residuais. Esta solução basea-se na tecnologia Oblysis, permitindo reduzir até 40% o consumo de energia e até 50% a produção de lamas e consumo de aditivos purificadores.

Desta forma, a Minsait, uma empresa Indra, oferece uma maior capacidade de eficiência às estações de tratamento de águas residuais, reduzindo os seus custos operacionais, refere em comunicado. O processo passas por tratar lamas ativas que compõem as águas residuais, reestruturando-as em lamas granulares, o que permite a eliminação de matéria orgânica e outros componentes, como o azoto e o fósforo. Assim, gera-se numa única etapa as condições anaeróbicas, anóxicas e aeróbicas que são essenciais para remover os elementos contaminantes da água, sem que tenham de utilizar as diferentes câmaras de tratamento dos processos convencionais.

Tal só é possível porque a tecnologia utilizada otimiza diretamente o funcionamento dos ventiladores no reator biológico das estações de tratamento e purificação de águas residuais, assim como os processos de nitrificação e desnitrificação.

João Januário, responsável pelo mercado de energia da Minsait em Portugal, afirma, citado no comunicado: “Através desta solução inovadora, a Minsait pretende ser um parceiro estratégico, capaz de oferecer serviços tecnológicos de vanguarda e com valor acrescentado, para responder aos desafios atuais e futuros das empresas operadoras de estações de tratamento de águas residuais”.

Além destes objetivos, esta tecnologia melhora os parâmetros efluentes e permite às estações de tratamento alcançar de forma mais eficiente valores ótimos em medições críticas de poluentes, o que tem um enorme impacto ambiental. Esta tecnologia possibilita uma implementação fácil e rápida, podendo ser executada por qualquer estação de tratamento de águas residuais sem que se afete o seu funcionamento normal. Permite, ainda, aos operadores terem uma visualização e monitorização global de toda a atividade, bem como menos custos associados à operação, sob um modelo de poupança partilhada.

João Januário salienta ainda: “Na Minsait, acreditamos que a digitalização é um fator chave para que estas empresas alcancem os resultados esperados, e possam ser mais eficientes nos seus processos com maiores benefícios para o ambiente. Esta visão permitiu-nos integrar a tecnologia Oblysis, e estamos confiantes de que será um instrumento essencial para o futuro operacional das empresas do setor da água, devido à sua capacidade de impulsionar a atividade de forma sustentável e ótima”.