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Não há bem que nunca acabe, mas também... Não há mal que sempre dure!
“Os líderes empresariais precisam de implementar ações de curto prazo" (Foto: Nova SBE Executive Education )

Não há bem que nunca acabe, mas também… Não há mal que sempre dure!

Por: João Silveira Lobo, professor assistente na Nova SBE e Nova Executive Education

Talvez a expressão “mundo V.I.C.A.” nunca tenha tido uma aplicação tão adequada como nos dias de hoje! A segunda edição do Barómetro PME Magazine surge num momento em que a Europa, mas também o mundo, vive circunstâncias excecionais das quais muito poucos se lembrarão. Considerando que a recolha dos dados decorreu ao longo do mês de fevereiro, os resultados ainda não traduzem nem a reação imediata, nem a reação refletida e, por isso, utilizá-los como base de análise contém, certamente, um elevado risco!

Se os anos 2020 e 2021 foram exigentes, a volatilidade e incerteza que, no dia em que escrevo, rodeiam o mundo empresarial são de forma a sugerir que os riscos e as preocupações manifestadas nas respostas ao Barómetro PME Magazine 2022 devem ser ampliadas, o otimismo deve ser mitigado e os empresários devem preparar-se para um ano difícil que porá à prova, novamente, as suas capacidades de resistência ao segundo choque brutal em menos de três anos. Focar-me-ei, pois, numa perspetiva de curto e médio prazo, nos desafios que o Barómetro 2022 aponta.

Não é certo que os desafios de sustentabilidade e transformação digital tenham um progresso tão expressivo como o que enuncia o Barómetro PME Magazine 2022. Não sendo apenas desejável, pois o comboio do futuro não para, é também plausível que a evolução do contexto mitigue o foco das empresas nestas áreas.

Ainda que no curto prazo haja um momento de suspensão dos planos transformativos na organização, já que os impactos a gerir são de um âmbito e uma profundidade que não deixam alternativa, não devem as empresas abandonar nem o esforço de redesenho de processos, produtos e serviços, nem a captura e retenção do talento capaz de ajudar na transformação da empresa para um futuro mais sustentável e com uma digitalização end-to-end com impacto muito positivo na sociedade e na rendibilidade das operações.

 

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