Home / MERCADO / Economia / Navigator lucra 137 milhões no primeiro semestre e aumenta investimento
papel
A produtora registou uma taxa de utilização média de 75% na produção de papéis de impressão e escrita no primeiro semestre (Fonte: Freepik)

Navigator lucra 137 milhões no primeiro semestre e aumenta investimento

A The Navigator Company, uma empresa dedicada ao fabrico e comercialização de papel em Portugal, regista um lucro líquido de 137,4 milhões de euros e ascende o montante total de investimentos a 113 milhões de euros no primeiro semestre de 2023.

A produtora registou uma taxa de utilização média da produção de papéis de impressão e escrita no semestre de 75%, comparada com os 67% da média dos concorrentes.

Num cenário de forte queda de procura aparente (-10%), os papéis de impressão e escrita continuam a ser os mais resilientes, tendo registado um decréscimo de 5%, quando comparados com os papéis CWF, que caíram 17%. Já os de fibra obtida por via mecânica também registaram uma expressiva queda de 19%.

Apesar das adversidades, a empresa conseguiu manter um nível de preços e um foco nas marcas de fábrica e segmentos premium de produto, o que permitiu compensar parcialmente o decréscimo de volumes, situando-se o valor das vendas cerca de 23% abaixo do período homologo.

Ao longo do primeiro semestre, houve um reconhecimento da qualidade dos produtos de packaging da Navigator e da marca gKraft, servindo a marcas de grande exposição em setores distintos. Um reconhecimento que a empresa reconhece ser notório através da evolução da base de clientes e da distinção com o Prémio Nacional de Inovação.

A Navigator continua a apostar nos mercados de bags e flexible packaging, onde a introdução das qualidades da fibra de eucalipto tem tido uma enorme aceitação por parte dos consumidores.

O projeto de substituição de embalagens de plástico de utilização única no mercado de food service e food packaging conta com 70% da adjudicação de equipamento concluída no semestre e com 55% da execução do projeto, mantendo-se a previsão de entrada em produção em 2024. As vendas de Tissue também registaram um aumento de 20%, uma evolução dos preços que potenciou um valor de vendas de cerca de 50%.

Nos três primeiros meses do ano, verificou uma redução dos custos variáveis, que se acentuou ao longo do segundo trimestre, mas que aliado ao esforço de manutenção de preços e enriquecimento do mix de produtos, compensou parcialmente a redução de volumes de venda de papel.

O primeiro semestre de 2023 da The Navigator Company encerrou com uma quebra acentuada do cash costs em todos os segmentos, uma redução média de cerca de 8% nos segmentos de pasta e papel e de cerca de 5% no segmento de tissue, face aos registados no último semestre de 2022.