Home / Empresas / Nova pós-graduação estimula Bem-Estar e Felicidade nas empresas
Ausenda, PME
Ausenda Oliveira é a coordenadora do curso e professora na Egas Moniz Health School of Science (Fonte: Divulgação)

Nova pós-graduação estimula Bem-Estar e Felicidade nas empresas

Por: Filipa Ribeiro

A universidade Egas Moniz Health School of Science irá ter uma pós-graduação em Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional. O curso começa em setembro deste ano, em regime presencial.

O bem-estar e a felicidade são temas emergentes em contexto de trabalho, reconhecidos atualmente como uma necessidade das organizações. Recentemente, têm-se assistido a um aumento da investigação, através da qual as empresas pretendem descobrir o que torna os ambientes de trabalho envolventes e motivadores.

São vários os estudos que revelam que o bem-estar geral e a felicidade no local de trabalho podem ser benéficos para as organizações. Segundo um relatório publicado pelo Harvard Business Review, em setembro de 2022, os colaboradores felizes são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

Neste sentido, a pós-graduação em Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional surge para oferecer às organizações um referencial para a implementação de políticas, programas e uma cultura de Bem-Estar e Felicidade Organizacional, com uma dimensão estratégica que contribua para a saúde física e mental dos trabalhadores e, consequentemente, para o desempenho e sustentabilidade das organizações e da sociedade.

Esta pós-graduação tem o grande objetivo de ajudar as organizações a criar as competências necessárias para a implementação da futura Norma Portuguesa de Sistema de Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional”, explica Ausenda Oliveira, coordenadora do curso e professora na Egas Moniz Health School of Science.

O plano de estudos conta com duas partes. Num primeiro semestre, o foco são as pessoas e muito direcionado para a saúde e para as equipas.

Temos aqui várias unidades curriculares, nomeadamente duas dadas por uma médica, que vem falar sobre os três motores da felicidade: o repouso, a alimentação e o exercício. Temos também uma psicóloga que vai falar sobre o cérebro e outra pessoa que vem falar dos riscos emergentes das organizações, a questão do burnout, do assédio, da discriminação. Vamos ter temas como a cultura de felicidade, a comunicação positiva e a gestão de conflitos”, conta a coordenadora.

A avaliação será feita através de mini testes e, “no final de cada módulo, vamos ter aquilo a que eu chamo de encontros, uma espécie de mini seminários em que vamos convidar pessoas de fora, para além dos formadores, para trazerem ainda mais temas sobre as práticas que promovem o bem-estar, a gestão do tempo, a urgência da sustentabilidade e da agenda 2030 e de que forma a certificação contribui para melhorar a competitividade das organizações”.

O segundo e último semestre será dedicado a trabalhar a norma, onde os encontros vão ser substituídos por trabalhos de grupo, no sentido de os representantes das organizações criarem um sistema de gestão, sempre acompanhados por consultores e auditores.

A pós-graduação em Gestão do Bem-estar e Felicidade Organizacional destina-se aos quadros de médias e grandes empresas; a responsáveis de sistemas de gestão e de entidades governamentais nacionais, regionais e locais; a auditores e consultores que pretendam adquirir novas competências; a entidades certificadoras e ao público em geral com formação superior.

O curso começa em setembro de 2023 e tem a duração de um ano (210 horas), em regime presencial. O horário é laboral, com um investimento anual por parte de quem se inscreve de 10.000 euros.

Sendo uma pós-graduação de felicidade organizacional, queremos prezar o tempo livre das pessoas e, portanto, tem de ser durante o tempo de trabalho, que as organizações têm de disponibilizar aos colaboradores”, realça Ausenda Oliveira.

A Norma Portuguesa 4590 – Sistema de Gestão do Bem-estar e Felicidade Organizacional já foi publicada para consulta pública pelo Instituto Português da Qualidade (https://storagewebsiteipq.blob.core.windows.net/website/prNP4590_2023-pt.pdf). A apresentação pública e definitiva deverá acontecer no dia 27 de junho, no auditório Professor Doutor Martins dos Santos da Egas Moniz Health School of Science, entre as 14h30 e as 18h30.

A inscrição na pós-graduação em Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional pode ser feita através do seguinte link: https://seconline.egasmoniz.edu.pt/cssnet/page.