Terça-feira, Maio 13, 2025
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EUA entram em ritmo acelerado com campanhas de Biden e Trump

Por: Marta Godinho 

Esta quinta-feira, 3 de novembro, os ritmos das campanhas eleitorais aumentaram por toda a parte nos Estados Unidos da América, por conta de Joe Biden e Donald Trump que concorrem para as eleições intercalares marcadas para o próximo dia 8.

Estas eleições são cruciais para o que ainda resta do mandato do presidente democrata, Joe Biden, ou para uma possível tentativa de regressar ao mundo político do republicano, Donald Trump.

As campanhas de Biden chegarão à Califórnia, um estado particularmente favorável ao seu partido, seguindo-se Pensilvânia e Illinois, em Chicago. Com estas eleições à porta, apontadas para 08 de novembro, Biden posiciona-se como atual defensor da classe trabalhadora e, ao mesmo tempo, como figura de garante da democracia americana.

Já Trump visitou Iowa esta quinta-feira (estado favorável aos republicanos), seguido de Florida, Pensilvânia e Ohio. Estas eleições podem levar ao poder governadores e autoridades locais, sendo estes completamente comprometidos com os ideais de Donald Trump.

Uma derrota nestas próximas eleições pode significar complicações num segundo mandato presidencial para Joe Biden. Além disto, a ideia de Biden voltar a recandidatar-se não agrada a todos os democratas, uma vez que este vai completar 80 anos de idade e devido à sua impopularidade. Muitos têm criticado Biden, como é o caso da líder do Partido Republicano, Ronna McDaniel, que afirma: “Do aumento do crime à inflação altíssima e a uma fronteira aberta, as famílias no Novo México merecem mais do que os fracassos de Biden.”

Temas como o aborto, a inflação, a guerra na Ucrânia, os processos judiciais contra Trump e o ataque ao Capitólio têm estado na base da troca de palavras entre os dois políticos.

Novo projeto Vilas do Mar apresenta casas “amigas do ambiente”

Por: Martim Gaspar

Situado na Ericeira, o novo condomínio Vilas do Mar, apresenta-se como um projeto com uma forte aposta na sustentabilidade, modernidade e conforto, construído com base num método sustentável já usado em países da Europa, Japão e Estados Unidos da América.

Segundo o comunicado divulgado, o novo projeto consiste num condomínio privado constituído por dois edifícios inseridos num terreno de 3.500m2. Inspirado pela arquitetura contemporânea com elementos naturais incorporados na construção, o Vilas do Mar dispõe de um conjunto de espaços comuns, como jardim, ginásio, piscina e vista para o mar.

De acordo com o comunicado, o Vilas do Mar, no seu método construtivo, utilizou madeira que “ provém de áreas florestais geridas de forma sustentável, com certificação PEFC e FSC”.

O projeto apresenta-se como uma “oportunidade de adquirir uma casa de sonho, única, com vista para o mar, boa para investir e melhor ainda para morar”.

Museu do Aljube digitalizou mais de 35 mil páginas do seu espólio

Por: Marta Godinho

A Empresa de Arquivo de Documentação (EAD) apoiou o Museu do Aljube Resistência e Liberdade na digitalização de parte do seu espólio, que já se encontra disponível online. O objetivo deste projeto é potenciar o acesso simultâneo de arquivos, como agora é possível fazer com os três fundos do museu: Oliveira Pio, Lino Bicari e da Biblioteca-Museu República e Resistência.

Um trabalho desenvolvido desde 2021 e que contou com três fases, no qual foram “descritas 265 unidades de instalação do Museu República e Resistência e digitalizadas 16 737 páginas, às quais se somaram 15 760 páginas digitalizadas em relação ao espólio de Oliveira Pio e mais 2505 páginas do espólio de Artur Pinto, num volume total superior a 35 mil páginas”, refere a EAD em comunicado.

Este dispõe de cartas, deliberações, comunicados, declarações, recortes de imprensa e outras publicações. Durante o processo, todos os documentos passaram por um controlo de qualidade, assegura a EAD.

O projeto continua em curso e periodicamente o museu irá tornar os documentos públicos. Esta parceria tem permitido investigar e conhecer melhor a resistência à ditadura e a luta pela liberdade.

João Inocêncio, diretor comercial da EAD, sublinha: “Ficamos muito satisfeitos com o resultado deste projeto com o Museu do Aljube, pois esta é uma forma de contribuir para a preservação da história nacional. É importante lembrar de que documentar e preservar faz com que tenhamos sempre acesso ao caminho que nos levou aos dias de hoje”.

A EAD é uma empresa com 29 anos de existência especializada na gestão documental e nas necessidades no tratamento da documentação em suporte papel com soluções tradicionais de gestão de arquivos, apresentando também soluções digitais.

Xerox, uma empresa focada na transformação digital

Por: Martim Gaspar

Neste episódio de “Minuto Empresas”, damos a conhecer a Xerox através das palavras de José Esfola, o diretor-geral da Xerox Portugal, que há 100 anos ajuda a redefinir a experiência no local de trabalho. Em Portugal desde 1965, a Xerox maném uma equipa de mais de 100 trabalhadores no país a possui uma forte herança de inovação.

Para José Esfola, a “capacidade de implementar soluções mais adequadas nunca descurando esta capacidade de adaptação da nossa oferta aos movimentos de modernização e transformação digital” é a razão pela qual a Xerox se mantém líder entre as empresas de tecnologia.

O CEO também destaca que a empresa atua com modelos de negócio que têm como base a responsabilidade social, sustentabilidade e princípios éticos que dão aos colaboradores da Xerox um ambiente inclusivo e capaz de gerar bem-estar. 

Quanto ao futuro financeiro da empresa, José Esfola revelou que “até final deste ano as expectativas são animadoras”.

“Num ano tradicional, o último trimestre é o período com mais peso no volume de faturação” acrescenta, prevendo que no próximo ano “as empresas e o mercado em geral irão continuar com esta pressão de otimização e transformação que não é nova”.

 

Novas baterias para automóveis elétricos chegam a Portugal pelas mãos de empresa chinesa

Por: Marta Godinho

Com objetivo de criar “bases industriais na Europa”, a empresa chinesa China Aviation Lithium Battery Technology (CALB) chegou a um entendimento para a criação de uma fábrica de baterias para automóveis elétricos em Portugal.

Ainda sem acordo legalmente vinculado, a CALB anunciou, esta quarta-feira, em comunicado à bolsa de valores de Hong Kong, um memorando de entendimento com uma subsidiária da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O futuro acordo prevê para Portugal “direitos de superfície, com o objetivo de montar uma fábrica de ponta mundial, altamente inteligente, informatizada e automatizada, com zero emissões de carbono”, disse a empresa chinesa.

Para além de Portugal, a CALB, em dezembro de 2021, já tinha anunciado um acordo com a Drees & Sommer, empresa alemã, para a planificação da primeira fábrica na Europa que, por ano, poderia vir a produzir baterias com capacidade total de 20 GWh.

A empresa chinesa foi considerada, em 2021, a terceira maior fabricante chinesa de baterias para automóveis elétricos, segundo a associação industrial, China Automotive Power Battery Industry Innovation Alliance.

Aumento dos custos por despedimento discutido a 23 de novembro

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Por: Marta Godinho 

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, vai abordar o tema do aumento dos custos por despedimento na reunião de concertação social marcada para 23 de novembro. A principal intenção que marca o discurso é de que o aumento seja aplicado sobre todo e qualquer trabalho prestado ao longo dos últimos nove anos, sendo outubro de 2013 o seu início, e não apenas pelo futuro, como interpretado pelo PS.

Após ser questionada, a ministra do Trabalho, apenas respondeu que “em relação a questões mais concretas, o que ficou combinado é que na próxima reunião, que terá lugar no dia 23, haverá dois temas de agenda: um será sobre a concretização de várias medidas que constam do acordo de rendimentos e que precisam de ser regulamentadas até ao final do ano”.

Muitos patrões afirmam já que não vão aceitar a subida da compensação por despedimento, pelo que a ministra sublinha “essa matéria está a ser discutida na Assembleia da República, no âmbito da discussão da Agenda para o Trabalho Digno”. Tanto o presidente da Confederação do Comércio e Serviços (CCP), João Vieira Lopes, como a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) concordam que “a interpretação que a confederação tem é que a alteração só entra em vigor a partir do dia em que é publicada”. Ademais, defendem que o acordo de rendimentos feito com o governo sobre o aumento das indemnizações apenas seria aplicado no futuro, segundo o  Dinheiro Vivo.

Numa reunião que teve lugar esta quarta-feira, 02 de novembro, foi apresentado o projeto-piloto da semana de quatro dias que está previsto iniciar em junho de 2023. A experiência é direcionada para o setor privado com caráter reversível e com impedimento de cortes salariais. Ana Mendes Godinho reforça ainda que este projeto-piloto vem reduzir as horas totais trabalhadas durante a semana, mas que o processo diário pode ultrapassar as oito horas habitualmente exercidas no mercado de trabalho nacional.

A nova edição da Web Summit conta com a Beltrão Coelho para serviços de impressão

Por: Marta Godinho 

Arrancou esta terça-feira, dia 1 de novembro, a nova edição da Web Summit, que decorre em Lisboa, até 4 de novembro, e que, pelo sexto ano consecutivo, alarga a sua inovação tecnológica à empresa portuguesa, Beltrão Coelho.

Ser fornecedor oficial dos serviços de impressão de um evento desta escala é, segundo a diretora-geral da empresa, Ana Cantinho, “um fator de elevada importância. As características destas impressoras facilitarão bastante o trabalho da organização e dos demais participantes que decidirem visitar-nos”.

A empresa portuguesa passou a ser a fornecedora oficial do maior evento tecnológico graças aos  serviços de inteligência de impressão. Nesta convenção, constará a plataforma Xerox Workflow Central que possibilitará a todos os visitantes imprimirem um simples documento do telemóvel, converter textos, ficheiros de áudio e até traduzir textos em 42 idiomas distintos. Tudo isto é possível à velocidade de dois minutos por página A4. Ademais, será possível converter um documento manuscrito num documento datilografado, o que permite a partilha de apontamentos num formato editável.

As impressoras disponibilizadas na Web Summit estarão presentes nos dois pontos de informação localizados entre os pavilhões 1 e 2 e entre os pavilhões 3 e 4. Além destes, as impressoras vão estar presentes nos espaços de backoffice e de suporte à organização do evento.

Incerteza económica influencia recrutamento das empresas, refere especialista de RH  

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Por: Eduarda Coelho

Os últimos três anos foram marcados pela incerteza e a instabilidade em aspetos socioeconómicos. A inflação, incerteza económica e dificuldade na atração e retenção de colaboradores são alguns dos fatores que fizeram os profissionais de recursos humanos passarem por dificuldades no que diz respeito às suas responsabilidades dentro das organizações. A manager da divisão de recursos humanos da Robert Walters, Susana Costa, analisou o ano de 2022 e projetou as expectativas para o próximo ano no que toca a área de recursos humanos das empresas, alertando para a necessidade de as organizações terem uma estratégia de gestão de pessoas bem definida.  

Em declarações exclusivas à PME Magazine, Susana Costa afirma que 2022 foi um ano de crescimento e recuperação, marcado pela grande procura por emprego. Já no próximo ano, espera-se um abrandamento na procura, com uma parte significativa dos candidatos já contratados, muitas vezes com contrato efetivo, o que diminui as possibilidades de os mesmos “abraçarem” novos desafios, principalmente dada a situação de instabilidade na Europa. 

2023 será um ano desafiante. É importante que os candidatos sintam segurança na posição, pelo que será mais fácil atrair talento oferecendo contratos sem termo e condições salariais atrativas, face à média do mercado, sendo que os benefícios oferecidos são também altamente valorizados. O regime híbrido continua a ser muito valorizado pelos candidatos, pelo que com certeza será uma vantagem na hora de contratar”, refere a especialista à PME Magazine. 

O período pós-pandémico, marcado pela inflação, o aumento das taxas de juro, do preço das matérias-primas e os problemas na cadeia de abastecimento exigem uma reestruturação por parte das empresas, com uma revisão das estratégias a curto e médio prazo. 

“Como é lógico, qualquer previsão macroeconómica obriga as organizações a rever as suas estratégias a curto e médio prazo, sendo os RH que, infelizmente, estão novamente no centro do objetivo”, acrescenta Susana Costa, citada num comunicado enviado às redações. 

“Como a história económica tem demonstrado nos seus diferentes ciclos, a incerteza vai dissipar-se, mas os danos que uma organização pode sofrer porque não tem uma estratégia de pessoas bem definida adaptada às particularidades do contexto não são fáceis de alterar”, conclui. 

Ainda segundo a consultora, vê-se cada vez mais organizações a investirem na utilização de dados para recolher a informação necessária para reforçar a sua estratégia de talento, compensação e proposta de valor dos colaboradores. 

Presidente da APEGAC destaca oito medidas para combater o contexto inflacionário

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Por: Martim Gaspar

O atual contexto económico, o aumento da inflação e o aumento do salário mínimo nacional são motivos de preocupação para a Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC). De acordo, com o presidente da APEGAC, Vítor Amaral “estes são tempos conturbados e que irão afetar empresas de todos os setores, não só as empresas de gestão de condomínios”.

Neste sentido, a APEGAC deixa oito recomendações para ajudar as empresas a minimizar as consequências do impacto da crise:

A atualização dos honorários com uma taxa de aumento não inferior a 8%, a utilização de novas tecnologias e o aproveitamento máximo dos seus recursos, a fim de reduzir o tempo em serviços administrativos, evitar o uso de papel, o máximo possível, optando pelo uso da digitalização e a aplicação de medidas de redução do consumo de energia.

O presidente da associação recomendou também a renegociação de contratos de prestação de serviços, com operadoras de telecomunicações, seguros, bancos, etc., evitar deslocações desnecessárias aos clientes, procurando substituir o encontro presencial, por correspondência por email, telefone ou aplicações digitais e elaborar o orçamento da empresa, investindo na gestão e planeamento financeiro.

Por fim, na negociação de contratos com trabalhadores, incorporar componentes como seguro de saúde, de maneira a que a entidade patronal seja menos penalizada, em termos de impostos. A APEGAC vai organizar o V Congresso pela regulação e sustentabilidade da atividade de gestão de condomínios no próximo dia 10 e 11 de novembro, no Tagus Park, em Oeiras.

Twitter vai começar a cobrar 8 dólares mensais para contas verificadas

Por: Marta Godinho

Foi na passada quinta-feira, 27 de outubro, que o dono da Tesla, Elon Musk, finalizou a compra da rede social Twitter. As mudanças foram evidentes e, poucos dias após a compra da plataforma, Elon Musk anunciou o início do preçário para esta rede social: todas as contas verificadas vão passar a ter uma subscrição de oito dólares por mês.

A compra da plataforma resultou em cerca de 44 mil milhões de dólares e a ideia por detrás do pagamento de verificação surgiu pela urgência em aumentar as receitas, garantir a transação de financiamento que permitiu a compra da rede social e para, mais tarde, remunerar os criadores de conteúdo na plataforma.

O proprietário do Twitter propôs, inicialmente, o custo de 20 dólares pelo chamado “twitter azul”, ou seja, para todas as contas verificadas que, até então, eram gratuitas. De acordo com a CNN Internacional, a rede social pode começar a retirar as marcas de verificação azul para todos os utilizadores que não paguem o preço mais elevado de 20 dólares num prazo de 90 dias. Contudo, depois de diversas críticas, Elon Musk contra atacou com “que tal oito dólares?” após Stephen King ameaçar abandonar a rede social.

Este domingo, Musk fez uso do Twitter para afirmar que todo o processo de verificação ainda está a ser reformulado, sendo que o preço das contas verificadas ainda vai ser alvo de ajustes por país, de acordo com a paridade do poder de compra.

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IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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