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QSP Summit vai ocupar três pavilhões da Exponor

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O QSP Summit 2019 já esgotou a área de exposição disponível na Exponor. Vão ser três pavilhões totalmente dedicados ao evento, considerado um dos melhores da Europa nas áreas de marketing e management.

Mais de uma centena de marcas vão estar presentes com ativações inovadoras, respondendo ao desafio proposto pela organização de proporcionem experiências únicas para os participantes.

São esperados na edição deste ano do QSP Summit mais de 2.300 participantes, num evento que pela primeira vez vai ter a duração de dois dias.

O espaço vai contar com um conjunto de serviços totalmente gratuitos, incluindo duas dezenas de restaurantes que vão oferecer refeições aos participantes, barbearia, cabeleireiro, cafeteria, massagem, entre outros.

Cinco cidades do Grande Porto marcam presença, com especial ênfase para Matosinhos onde se realiza o QSP Summit. A cidade do Porto, mantém-se como sponsor do evento, e as cidades Gaia, Maia, Gondomar abraçam o evento com ativações únicas, com o que cada cidade tem de melhor para oferecer.

Rui Ribeiro, CEO e fundador da QSP Summit, revela que “para surpreender o público-alvo do evento, fundamentalmente profissionais e quadros de topo, lançamos um desafio às marcas, para criarem ativações originais, interativas e divertidas”, acrescentando que “há 13 anos que investimos continuamente no evento. Temos registado um enorme crescimento, porque a nossa prioridade tem sido sempre manter o foco na qualidade. Esperamos que nesta edição o QSP Summit possa ser reconhecido pelo público como o melhor da Europa”.

A edição 2019 do QSP Summit tem 47 oradores nacionais e internacionais. Sob o tema “Convergence”, os oradores vão abordar vários vértices dos tempos de transformação que as empresas e profissionais enfrentam: Convergência Online-Offline; Voz-Dados; Humanos-Robots; Pessoas-Cultura; Tecnologia-Marketing; Produto-Marca; Criatividade-Management, entre outros.

Candidaturas aos Prémios Empreendedor XXI

Um total de 300 start-ups de Portugal candidataram-se, este ano, aos Prémios Empreendedor XXI, uma iniciativa organizada pelo BPI e pelo dayone, divisão do CaixaBank especializada para empresas tecnológicas inovadoras e respetivos investidores.

A iniciativa despertou elevado interesse entre as empresas portuguesas, que duplicaram o número de candidaturas face a 2018 (149). Por setores, 18,6% do total de participantes portugueses são empresas do setor Commerce Tech, seguidas pelas do setor Tourism Tech (15,9%), Agro Tech (15,3%), Health Tech (11%), Impact Tech (8%), e Fin&Insur Tech (7,6%), com as restantes a atuarem nas mais diversas áreas.

As empresas vencedoras dos 2 prémios territoriais em Portugal serão conhecidas nos dias 3 (Lisboa, Sul e Ilhas) e 4 de abril (Norte e Centro) e receberão a distinção no âmbito de um Innovation Summit dedicado à inovação, tecnologia e empreendedorismo. Este evento pretende reunir os principais players do ecossistema empreendedor, tecnológico e investidor em Portugal.

Os prémios setoriais serão atribuídos a 14 de maio, em Madrid, durante o dayone Innovation Summit. A estes prémios concorrem empresas portuguesas e espanholas em cada um dos 6 setores destacados.

Os Prémios Empreendedor XXI decorrem em paralelo, no caso das categorias territoriais, e em conjunto, nas categorias setoriais, em Portugal e em Espanha. No total, candidataram-se 961 empresas inovadoras, o que representa um crescimento de 36,3% face à edição anterior.

Prémios monetários e acesso a formação internacional

Nesta edição serão atribuídos dois prémios em Portugal: um no território Norte e Centro e outro no território Lisboa, Sul e Ilhas. Os vencedores receberão 5 mil euros.

Além disso, no dia 14 de maio será atribuído um prémio às melhores empresas de cada setor, selecionadas entre todas as candidaturas recebidas em Portugal e Espanha. Foram definidos seis setores, em função das novas tendências em inovação e das áreas de negócio do BPI e do CaixaBank: Agro Tech, Health Tech, Commerce Tech, Fin&Insur Tech, Impact Tech e Tourism Tech. Os vencedores de cada um dos setores recebem um prémio no montante de 25 mil euros.

Todos os vencedores (territoriais e setoriais), bem como alguns dos finalistas, terão também acesso a formação internacional, podendo frequentar um programa de acompanhamento em Silicon Valley, organizado pela Esade em colaboração com a Singularity University, ou um curso internacional de crescimento empresarial, Ignite Fast Track, da Universidade de Cambridge (Reino Unido).

No total, a edição de 2018 distribuirá cerca de 525 mil euros em prémios, tornando-se numa das iniciativas para empreendedores com maior relevância económica em Portugal e Espanha.

Empresas de trabalho temporário crescem 6% em 2018

A faturação das empresas portuguesas de trabalho temporário cresceu 6,1% em 2018, para um total de 1.350 milhões de euros.

Segundo dados do estudo Setores “Trabalho Temporário”, da Informa D&B, havia em 2018 220 empresas autorizadas a operar no setor do trabalho temporário em Portugal.

“A zona de Lisboa, a qual alberga um total de 106 empresas, e a zona Norte, com 74 operadores, são as que contam com o maior número de empresas”, refere a consultora.

Já o número de trabalhadores destas empresas era de 99.823 em 2017, mais 8,3% face ao ano anterior.

“A oferta setorial está caracterizada por um alto grau de concentração, na medida em que as cinco principais empresas, em termos de faturação, alcançaram em 2017 uma quota de mercado conjunta de 40%”, acrescenta a Informa D&B.

Para 2019 e 2020, as previsões “apontam para um prolongamento da tendência crescente do número de trabalhadores e do volume de negócio, embora com um ritmo mais baixo do que nos anos anteriores”.

Luís Simões terá novo centro de operações em Guadalajara

A operadora logística Luís Simões anunciou a abertura de um novo Centro de Operações Logísticas em Guadalajara, Espanha, cuja inauguração está prevista para este mês de fevereiro.

“A Nave A, uma das três naves que fazem parte do novo complexo logístico, contará com uma capacidade total de armazenamento de 86.500 lugares de paletes (75.500 em temperatura ambiente e 11.000 para produtos refrigerados) e 1.800 de picking na área de automatismo. O sistema vai gerir de forma simultânea um fluxo, em hora de ponta, de 540 paletes de entrada e 440 paletes de saída”, refere a empresa em comunicado sobre o novo centro de operações de Guadalajara.

Já o armazém de picking terá “10 transelevadores, suspensos a 20 metros de altura”, permitindo a “utilização do solo para operações logísticas realizadas por operadores no nível mais baixo”.

O novo centro de operações da Luís Simões na Cidade do Transporte, em Guadalajara, terá um total de 89 mil metros quadrados.

O novo centro foi construído em conjunto com a Montepino, tendo a Junta de Castilla la Mancha apoiado a operadora no processo de seleção, com a formação de “mais de 100 colaboradores que já foram contratados para trabalhar nas instalações da Cidade do Transporte”.

Primavera simplifica comunicação das empresas com o Estado

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A Primavera BSS dá mais um passo no sentido da desburocratização da relação entre o Estado e as entidades empregadoras, através da disponibilização de novos mecanismos de integração automática da informação entre a solução de gestão de Recursos Humanos e os sistemas informáticos da Segurança Social e dos Fundos de Compensação do Trabalho (FCT) e do Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho (FGCT). Estas medidas inserem-se na missão de apoio da tecnológica à transformação digital e simplificação dos processos das empresas com o Estado.

No que respeita ao Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) e ao Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho (FGCT), passa a ser possível comunicar automaticamente a admissão de funcionários, alterações ao contrato de trabalho assim como a cessação dos vínculos contratuais. A tecnológica reforçou ainda a comunicação automática com a Segurança Social.

Além da comunicação e registo do vínculo de novos colaboradores, validação de dados e diagnóstico prévio da Declaração de Remunerações, os novos automatismos permitem submeter, consultar o estado e substituir os ficheiros da Declaração de Remunerações dos colaboradores.

Já em 2017 a PRIMAVERA foi pioneira na integração da sua solução de Recursos Humanos do ERP com a Plataforma Bäse, atualmente designada por Serviços de Interoperabilidade da Segurança Social, permitindo a comunicação direta, segura e transparente dos dados relacionados com a gestão de Recursos Humanos das empresas.

“Temos vindo a fazer uma aposta contínua e consistente na disponibilização de automatismos que ajudem a digitalizar e acelerar processos administrativos das organizações, garantindo rigor, transparência e eficiência, quer do lado das empresas quer do lado dos organismos do Estado. Com estas integrações, as empresas irão sentir uma diminuição significativa dos processos burocráticos a que estão sujeitas todos os meses. É essa a nossa missão: simplificar a vida nas organizações através da criação de valor”, explica David Afonso, Senior Vice President da PRIMAVERA BSS.

Penacova lança Centro de Inovação do Turismo de Natureza

O município de Penacova anunciou a criação do Km0 – Centro de Inovação do Turismo de Natureza naquele município, um projeto que visa apoiar o empreendedorismo e a inovação tecnológica em Penacova.

O projeto conta com o apoio do Instituto Pedro Nunes, da Universidade de Coimbra e conta com outros nove parceiros: Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o ITeCons, o SerQ, a ABAP, a Obitec e o TagusValley.

“A criação do Centro de Inovação do Turismo de Natureza, responde assim a uma das necessidades e estratégias apontadas pelo Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) que define o turismo de natureza como um dos 10 produtos turísticos estratégicos para Portugal”, refere o município de Penacova em comunicado.

O consórcio INOV C 2020 é cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução até 17 de abril de 2019.

Do investimento total de 1,6 milhões de euros, 1,3 milhões de euros são financiados pelo FEDER.

“O KM0 pretende afirmar-se como um “hub” de inovação empreendedorismo, que servirá para apoiar os negócios nascentes nesta área, permitir o acesso dessas empresas / projetos a novas tecnologias capazes de suportar a sua implementação, e como ponto de ligação e mobilização do município, criar um acervo de conhecimento cientifico, técnico e legislativo, entre outros, bem com a infraestrutura que possa servir de base para a exploração turística”, refere, citado no comunicado, Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Penacova.

Artá Capital vende portuguesa Gascan

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A Artá Capital, private equity do Grupo March, anunciou ter fechado um acordo para a venda da sua participada portuguesa Gascan a um fundo de infraestruturas gerido pelo UBS. O valor da venda não foi revelado.

Com sede em Lisboa, a Gascan é um dos líderes no segmento de gás propano canalizado em Portugal, com cerca de 70.000 clientes, e distribui anualmente 13.000 toneladas de gás, gerindo cerca de 2.000 redes de distribuição próprias com 750 quilómetros de gasodutos.

“Desde a entrada da Artá Capital, a Gascan realizou um forte investimento para impulsionar o seu crescimento, adquirindo 12 operadores de gás propano canalizado por todo o país e captando cerca de 8.000 novos clientes. Durante este período, também promoveu o desenvolvimento do recém-criado negócio de eficiência energética (Energyco) e explorou novas vias de crescimento da empresa. Deste modo, a Gascan conseguiu aumentar as suas vendas em mais de 30% desde a entrada da Artá Capital”, refere o grupo em comunicado.

O documento acrescenta que a Artá capital irá “continuar a investir em empresas líderes em Portugal, com resultados sólidos e lideradas por gestores experientes”.

A Gascan passa, assim, para as mãos de um fundo global de infraestruturas gerido pelo UBS, com ativos na ordem dos dois mil milhões de euros.

Konica Minolta investe em inteligência artificial

Em colaboração com o Instituto de Investigação Científica Italiano (IIT), a Konica Minolta desenvolveu um estudo com robots no hospital Casa Sollievo della Sofferenza para suporte na área da saúde.

Após a inauguração do seu mais recente centro de investigação em Roma, o compromisso da Konica Minolta dá um passo em frente com a celebração da parceria com o IIT.

O propósito desta parceria passa pelo estudo da introdução da robótica de suporte na área de saúde, através da utilização de robots que podem ajudar os doentes, apoiar os trabalhos de enfermagem e dos médicos e executar atividades de monitorização básicas.

Neste seguimento, iniciaram uma experiência de robótica no hospital Casa Sollievo Sofferenza. Como parte da colaboração entre as duas instituições de investigação, o IIT forneceu o seu robot «R1», desenvolvido para prestar apoio às pessoas em diversos cenários, ao passo que o laboratório Konica Minolta Laboratory Europe contribuiu com os seus conhecimentos especializados em IA e Robótica Distribuída.

O R1 possui uma estrutura inovadora, com 50% da sua estrutura composta por materiais plásticos; a Inteligência Artificial integrada no robot inspira-se na aprendizagem e nas capacidades de interação humanas. O R1 é hoje capaz de reconhecer pessoas e objetos e, como parte da colaboração com a Konica Minolta, será capaz de interagir de forma mais sofisticada com médicos e doentes, compreendendo melhor as suas atividades para responder aos seus pedidos.

 “Na configuração atual, estamos a começar a utilizar o robot R1 do IIT para acompanhar os doentes nas suas rotinas diárias. Esta experiência faz parte dos nossos projetos correntes que têm como objetivo otimizar o tempo dos profissionais de saúde”., afirma Francesco Giuliani, diretor de TIC, Inovação e Investigação do instituto científico de cuidados de saúde e reabilitação Sollievo della Sofferenza.

Francesco Puja, Investigador Especialista em Robótica Distribuída da Konica Minolta, explica: “As nossas soluções aperfeiçoam os robots com capacidades cognitivas melhoradas. O reconhecimento de atividades e objetos e a capacidade de análise de emoções e comportamentos permitem aos robots perceberem o ambiente, compreendê-lo e assumir os comportamentos adequados.”

6º edição do Programa de Aceleração da Startup Braga

O Programa de Aceleração da Startup Braga revelou, no Altice Forum Braga, as 12 novas startups, de três nacionalidades diferentes, que vão participar nesta iniciativa de dimensão e reconhecimento internacional que já vai na sua 6ª edição.

“O número elevado de candidaturas que recebemos reforça a dimensão única e internacional do Programa de Aceleração da Startup Braga, que se diferencia pela sua especificidade, muito associado a projetos relacionados com Nanotecnologia, Tecnologias de Saúde e Economia Digital, mas também pelo ecossistema que existe em Braga e as múltiplas valências que esta cadeia de conhecimento encerra e que é colocada à disposição das startups participantes. O nosso principal objetivo é fazer crescer e levar estas startups o mais longe possível”, destacou Alexandre Mendes, Diretor da Startup Braga.

A 6ª edição do programa conta com 12 equipas, de 3 nacionalidades diferentes (Portugal, Reino Unido e  Alemanha). O evento de hoje permitiu apresentar à comunidade da Startup Braga as startups que participam neste novo programa. São os mentores, especialistas e parceiros da Startup Braga que vão aconselhar as startups sobre os próximos passos a seguir e acompanhá-las ao longo deste processo de aceleração.

O kick-off contou com a presença de Stephan Morais, fundador da Indico Capital Partners, enquanto orador convidado. O responsável aproveitou a presença em Portugal para falar sobre a sua experiência como investidor no mundo das startups e sobre as perspectivas que os mentores e investidores procuram numa startup.

No evento estiveram ainda presenes alumni de startups da comunidade da Startup Braga que já participaram em programas de aceleração e que ao longo do programa vão poder aconselhar e transmitir ensinamentos sobre como tirar o melhor proveito desta experiência.

Houve ainda tempo para as novas startups falarem com os mentores e especialistas presentes, apresentarem os seus projetos e criarem as primeiras sinergias. O Kick-off serve de base para o estabelecimento de contactos que podem fazer a diferença nesta fase em que as startps presentes vão dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito no último ano.

O Programa de Aceleração já apoiou 41 equipas ao longo de quase 5 anos, tendo sido desenhado para startups ligadas aos três verticais de atuação da Startup Braga – Nanotecnologia, Tecnologias de Saúde e Economia Digital – e consiste numa série de bootcamps cujo objetivo é dotar as equipas de todas as competências que necessitam para validar o seu modelo de negócio e levar o seu produto a outros mercados.

BPI e a Fundação ”la Caixa” atribuem 3,75 milhões em prémios

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Os Prémios BPI “la Caixa” 2019 são uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação “la Caixa” e destinam-se a apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

No total são cinco os Prémios BPI “la Caixa”, no valor de 3,75 milhões de euros, para apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

Este ano são lançados dois novos prémios para apoiar a infância e ações sociais em comunidades rurais: os Prémios BPI “la Caixa” Infância e BPI “la Caixa” Rural. Estas novas iniciativas irão complementar o apoio já concedido através dos Prémios BPI Capacitar para pessoas com deficiência, BPI Seniores para pessoas com mais de 65 anos e BPI Solidário para pessoas em risco de exclusão social.  Cada um dos cinco prémios vai atribuir 750 mil euros.

Artur Santos Silva, presidente honorário do BPI e curador da Fundação ”la Caixa”, adiantou que o prémio Infância vem “beneficiar crianças que vivem em situação de pobreza e o prémio rural irá potenciar o desenvolvimento de comunidades em meios rurais”.

Artur Santos Silva destacou ainda o trabalho das duas instituições no desenvolvimento e capacitação do terceiro setor em Portugal, com o objetivo de “contribuir para o bem-estar dos portugueses e para a igualdade de oportunidades dos portugueses, a partir do apoio às comunidades em situação mais vulnerável”. “Estamos empenhados em dar o exemplo do que é uma banca socialmente responsável e contribuir para termos uma sociedade melhor, concluiu.

A primeira edição do prémio dedicado à Infância vai apoiar projetos na área do desenvolvimento social, educativo e saúde de crianças e adolescentes e de competências parentais.

O prémio Rural vai apoiar projetos de ação social nas áreas do envelhecimento, incapacidade, pobreza e exclusão social, integração laboral, interculturalidade e coesão social.

Destaca-se ainda que constituindo o desenvolvimento dos cuidados paliativos e a humanização da saúde prioridades de ação da Fundação “la Caixa” em Portugal, os projetos relacionados com tais áreas serão valorizados nos 5 prémios.

Os prémios inserem-se na política de responsabilidade social do Banco e são financiados pela Fundação ”la Caixa”. As duas entidades estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank.

Em 2018, o BPI e a Fundação ”la Caixa” contribuíram com um total de mais de 15 milhões de euros para apoiar as áreas da Ciência, Educação, Cultura e Solidariedade Social, tendo esta última representado perto de metade do total das verbas distribuídas em Portugal.

Calendário dos Prémios BPI “la Caixa” 2019:
• Infância – Crianças e adolescentes – Candidaturas de 08 de fevereiro a 04 de março
• Solidário – Jovens e adultos – Candidaturas de 06 de março a 01 de abril
• Seniores – Pessoas com mais de 65 anos – Candidaturas de 02 de abril e 29 de abril
• Capacitar – Pessoas com deficiência – Candidaturas de 30 de abril a 27 de maio
• Rural – Ações sociais de âmbito rural – Candidaturas de 28 de maio a 25 de junho

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A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

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-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


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Assinaturas

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Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

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Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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