Sexta-feira, Maio 9, 2025
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AICEP firma projetos de investimento de 400ME

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) contratualizou, esta quinta-feira, projetos de investimento de 400 milhões de euros, com a Font Salem, Hanon, STE, Somincor e TMG.

Segundo a edição online do Jornal de Negócios, a Font Salem propõe-se investir 40,1 milhões de euros na fábrica cervejeira em Santarém, criando 51 postos de trabalho.

Já a Hanon propõe-se a criar uma nova unidade de produção em Palmela, num investimento de 48,3 milhões de euros que irá gerar 40 postos de trabalho.
Por seu turno, a STE irá criar 27 postos de trabalho em Viana do Castelo, num investimento de 10,1 milhões de euros, enquanto a TMG irá investir 46 milhões de euros para criar 159 empregos.

A Somincor irá investir 256 milhões de euros para criar 38 empregos na expansão e produção de zinco no complexo mineiro de Neves-Corvo.

Na assinatura, dos acordos, o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, revelou que, em 10 anos, 2018 foi o melhor ano em contratualizações para a agência, tendo sido firmados 49 contratos de 1.115 milhões de euros de investimento, representando 4300 postos de trabalho.

Laranjinha abre loja em Braga

A marca de moda infantil 100% portuguesa Laranjinha abre as portas de mais uma loja em Portugal esta sexta-feira, desta feita em Braga.

A loja da Laranjinha na cidade bracarense situa-se na Rua Dr. Justino da Cruz, nº107, junto ao Jardim de Santa Bárbara, e junta-se assim às da Foz (Porto), NorteShopping (Matosinhos), Viseu e Centro Comercial Colombo, em Lisboa. A marca conta, ainda, com corners nos El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia e Lisboa.

“Sabemos que há muitas pessoas que têm um carinho especial pela Laranjinha nesta zona do país e, por isso, acreditámos que seria uma boa aposta”, refere Marta Figueiredo, retail manager da marca, citada em comunicado.

A marca conta, ainda, com um corner no El Corte Inglés de Castellana, em Madrid e com uma loja online.

Estudo prevê criação de mais emprego em Portugal em 2019

As empresas em Portugal têm intenções de recrutar durante o próximo ano, segundo revela um estudo da ManpowerGroup.

O ManpowerGroup Employment Outlook Survey prevê uma criação líquida de emprego na ordem dos 9% em Portugal, representando a continuação de um “ritmo de contratação positivo”, tal como ocorreu este ano.

É no comércio grossista e de retalho que as intenções de contratação são maiores, bem como no setor de fornecimento de eletricidade, gás e água.

Já na restauração e hotelaria, as projeções de contratação são mais moderadas, rondando os 4%.

“Ainda que os resultados sejam positivos, as intenções de contratação dos empregadores portugueses para o período entre janeiro e março, são mais comedidas do que no início deste ano, recuando 4% face às antecipadas para os primeiros três meses de 2018. Das empresas abrangidas no estudo, 14% preveem um aumento, 5% uma redução e 78% consideram que não haverá alterações”, acrescenta o documento.

O estudo teve em conta as intenções de contratação de 60 mil empregadores em 44 países, incluindo 625 em Portugal.

Plataforma de investimento em sustentabilidade registada na CMVM

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deu luz verde ao licenciamento da GoParity, a primeira plataforma nacional de investimento em sustentabilidade.

“O registo na CMVM tem uma enorme importância para nós e para o setor do investimento com impacto em Portugal. Por um lado, significa que estamos a trabalhar de acordo com os padrões de uma entidade tão exigente quanto a CMVM e, por outro, que o investimento com benefícios ambientais ou sociais veio para ficar”, refere Nuno Brito Jorge, co-fundador da GoParity, citado em comunicado.

A GoParity tem como objetivo facilitar o financiamento de projetos na área da sustentabilidade e do impacto social, através de empréstimos de cidadãos e empresas.

Só este ano, a plataforma conseguiu um financiamento de 275 mil euros para a instalação do sistema fotovoltaico para autoconsumo na Cerâmica de Pegões, co-financiado pela alemã Grenke.

“Em 2019 pretendemos ajudar as empresas a captar 2,5 milhões de euros e ultrapassar os 3000 investidores registados. Até 2022 esperamos ultrapassar os 35 milhões de euros em projetos financiados”, acrescenta Nuno Brito Jorge.

A GoParity anunciou, ainda, que reduziu o valor de investimento mínimo por projeto de 50€ para 20€.

Fundação AEP junta jovens e empresas no Match Point 2018

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A Fundação AEP vai juntar, pelo segundo ano consecutivo, jovens portugueses emigrados, que anseiam regressar ao país, e empresas que se deparam com falta de recursos humanos qualificados, com o objetivo de alinhar as necessidades dos jovens profissionais e das empresas.

A segunda edição do Match Point Porto 2018 acontece no dia 27 de dezembro, altura em que os jovens regressam a Portugal para festejar o Natal, no Edifício de Serviços da AEP, em Leça da Palmeira, para promover o “regresso de uma geração preparada” e tentar minimizar os efeitos que a fuga de talentos tem na atividade económica nacional.

À semelhança do ano passado – a 1ª edição juntou meia centena de empresas, 200 jovens qualificados e serviu de palco a mais de 1000 entrevistas – os jovens são convidados a vir a Portugal apresentar um pitch e contam com uma agenda de speed meetings com empresas, momentos de networking, career market approach, career counselling.

Para esta edição, a Fundação AEP acredita que, fruto de uma maior estabilidade da economia nacional e o consequente efeito no mercado de trabalho português, o Match Point 2018 irá atrair um número ainda mais elevado de jovens e de empresas.

Para o Presidente da Fundação AEP, Paulo Nunes de Almeida,

“o Match Point surge na sequência da preocupação que as empresas manifestam junto da AEP em relação à falta de recursos humanos qualificados, sobretudo ao nível das engenharias e biociências. No âmbito das iniciativas que temos desenvolvido, nomeadamente o programa “Empreender 2020 – Regresso de uma geração preparada”, a Fundação AEP tem tido como principal objetivo dar resposta às necessidades de criação de emprego, de inovação, de crescimento e de desenvolvimento económico”.

O Match Point 2018 tem a organização da Fundação AEP, é patrocinado pelo BPI, Fundação La Caixa, conta com o apoio da ATP, AIMMAP, CENFIM e tem como parceiro o GraPE

Mazars nomeia novo chairman

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A Mazars, empresa internacional, integrada e independente de auditoria e consultoria, especializada em auditoria e revisão de contas, contabilidade e outsourcing, assessoria fiscal, consulting e financial advisory services, anunciou hoje a nomeação de Hervé Hélias para o cargo de Chairman.

Hélias tinha sido nomeado CEO do grupo em 2016 e sucede agora a Philippe Castagnac, que ocupou com sucesso os cargos de Executive Chairman durante os últimos sete anos e de CEO do grupo de 2011 a 2016.

Hervé Hélias traz consigo mais de trinta anos de experiência no setor da auditoria e consultoria. Enquanto responsável por alguns dos principais clientes da Mazars, incluindo o BNP Paribas de 2000 a 2009, liderou a área de auditoria a Entidades de Interesse Público (PIE) e ocupou a posição de Managing Partner da Mazars em França, em simultâneo com o cargo de co-CEO do grupo desde 2012.

Sound Particles recebe o prémio para “Best Startup”

A Sound Particles, empresa de Leiria que desenvolve software áudio para estúdios de Hollywood, recebeu o prémio “Best Startup” durante o Business Angels Summit.

Baseada em tecnologia de computação gráfica, mas aplicada ao áudio, a Sound Particles desenvolve software áudio 3D que é utilizado em todos os grandes estúdios de Hollywood, tendo já sido usado em filmes como “Carros 3”, “Gru, o Maldisposto 3”, “Ready Player One”, “Batman v Superman”, “Wonder Woman”, entre muitos outros. Para além do cinema, o software é usado também em videojogos (e.g. “Assassin’s Creed: Origins”), séries de televisão (e.g. “StarTrek Discovery”), realidade virtual, teatro e parques temáticos.

“É sempre um prazer ver o nosso trabalho reconhecido, especialmente numa altura de tanta atividade no ecossistema de start-ups portuguesas”, afirma Nuno Fonseca, fundador e CEO da Sound Particles Lda.

O anúncio e entrega do prémio realizou-se na passada sexta-feira, ao fim da tarde, durante o Business Angels Summit, que decorreu nas instalações do IAPMEI, onde foi entregue também o prémio de “Best Investment Vehicle” atribuído à RedAngels, e o prémio “Best Business Angel” atribuído a Pedro Falcão.

UE quer proibir cotonetes e palhinhas de plástico em 2021

A União Europeia (UE) chegou, esta quarta-feira, a acordo para proibir, a partir de 2021 plásticos como cotonetes, palhinhas e talheres de plástico.

Em comunicado, o Conselho de Ministros do Ambiente da UE refere que “o lixo marítimo é um problema global cada vez maior, tendo, por isso, chegado a acordo com o Parlamento Europeu para a restrição do uso de plásticos.

O acordo terá de ser formalmente ratificado pelos Estados-membros e pelo Parlamento Europeu, devendo o processo ficar concluído até à primavera de 2019, para entrar em vigor em 2021.

A proposta que a Comissão Europeia apresentou, em maio, prevê a proibição de categorias de produtos que representam 70% dos detritos que poluem oceanos e praias.

A proposta foi aprovada, em outubro, pelo Parlamento Europeu, determinando que os Estados-membros deverão, ainda, tomar medidas para uma redução de pelo menos 25% em relação a outros produtos de plástico de utilização única até 2025. Aqui, incluem-se caixas de hambúrgueres, sanduíches e saladas, recipientes para frutos, legumes, sobremesas ou gelados.

Os países-membros terão, ainda, de assegurar a recolha seletiva e a reciclagem de pelo menos 90% das garrafas de plástico descartáveis até 2025.

Número de desempregados sobe 0,2% em novembro

O número de desempregados registados nos centros de emprego aumentou 0,2% em novembro, em comparação com o mês de outubro.

Segundo  os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em termos homólogos, o número de desempregados caiu 17,4%.

O número de pessoas inscritas é, agora, de 335 mil.

Também o IEFP está a captar menos ofertas de trabalho, sendo que em novembro recebeu 9,4 mil ofertas, menos 8% em comparação com o mesmo mês do anterior e menos 26,7% em comparação com o mês de outubro.

Registaram-se, ainda, 6,8 mil colocações em novembro, menos 8,3% em termos homólogos e menos 11,9% em relação ao mês anterior.

Grupo Telepizza e Pizza Hut firmam aliança

Enrique Ramírez, diretor global de Expansão da Pizza Hut, e Pablo Juantegui, presidente e CEO do Grupo Telepizza, assinaram, esta terça-feira, um acordo de transformação no setor da restauração colectiva.

A oficialização do acordo entre Telepizza e Pizza Hut surge depois de as firmas receberem, no início deste mês, a autorização da Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia.

O Grupo Telepizza duplica, assim, o número de estabelecimentos para mais de 2.500 lojas e fixa em 100 milhões de euros a sua proposta de Ebitda para 2021.

“Este crescimento significa aumentar a sua presença internacional ao operar em cerca de 37 países, atingindo um mercado potencial de 500 milhões de consumidores. Além disso, com a assinatura da aliança, está prevista a abertura de 1.300 lojas do Grupo Telepizza na próxima década, especificamente nos mercados abrangidos pelo acordo: Espanha, Portugal, América Latina (excluindo o Brasil), Caribe e Suíça”, refere a empresa em comunicado.

A Pizza Hut é  detida pela Yum! Brands Inc.

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Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

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Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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