Quinta-feira, Maio 15, 2025
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Exportações de calçado sobem para nível histórico em 2017

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As exportações de calçado atingiram, em 2017, um novo nível histórico, com um aumento de 2,8% para os 1.965 milhões de euros, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. (INE).

Segundo a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), “desde 2009, as vendas de calçado português aumentaram mais de 50%.

Os dados revelados pela APICCAPS revelam que Portugal exportou, em 2017, 83 milhões de pares de sapatos, o que equivale a mais de 95% da produção nacional, para 152 países dos cinco continentes. A Europa concentrou 80% do total de exportações.

Alemanha (mais 11%, para 375 milhões de euros), Holanda (4,5%, para 282 milhões de euros) e Dinamarca (12,9% para 107 milhões de euros) foram os países que com maiores aumentos nas compras de calçado a Portugal, enquanto a França (-1,5%), Espanha (-6,6%) e Reino Unido (-6,1%) foram os que registaram maiores quebras.

Já fora da União Europeia, as exportações de calçado subiram 7,1%, com destaque para a Rússia (mais 63%, para 33 milhões de euros), Angola (6%, para 18 milhões de euros) e China (3%, para 13 milhões de euros).

No Canadá e Estados Unidos, a exportação caiu 1,5% para 99 milhões de euros.

Para 2018 e 2019, o setor prevê um investimento de 31 milhões de euros em promoção externa, nomeadamente com presença nas principais feiras do setor, mas também numa aposta no mercado norte-americano, o maior importador de calçado e onde foi detetado “um potencial de crescimento muito significativo para a próxima década”.

No final de 2016, havia em Portugal 1473 empresas registadas na indústria do calçado, responsáveis por 38.661 postos de trabalho.

Contam-se, ainda, 120 empresas de artigos de pele e 277 de componentes para calçado, responsáveis por 1546 e 4952 postos de trabalho, respetivamente.

Novo crédito ao consumidor subiu 10,5% em março

O novo crédito ao consumidor subiu 10,5% em março para 659,337 milhões de euros, em comparação com o mesmo período homólogo. Já face a fevereiro, o aumento foi de 14,7%, segundo dados do Banco de Portugal (BdP).

O BdP revela que o crédito pessoal foi o que mais subiu, 18,8%, para 46.138 contratos, um aumento homólogo de 14,5% para 299 milhões de euros.

Os créditos para educação, saúde, energias renováveis e locação financeira subiram 26% em março, face ao mesmo mês do ano anterior, para 5,666 milhões de euros.

Já os créditos “sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades” subiram 14,3% em termos homólogos para 293,591 milhões de euros.

No caso do crédito automóvel, o número de novos contratos subiu 6,7% para 18.324, mais 9,6% face ao período homólogo de 2017, para 264 milhões de euros.

Já o crédito de cartões e descoberto caiu 3,3% para 75.963 novos contratos, que equivaleram 97 milhões de euros, mais 1,9% do que no mesmo período do ano anterior.

Os dados revelados pelo BdP são ainda provisórios.

Startup portuguesa BuzzStreets eleita parceira oficial da London Tech Week

A startup portuguesa BuzzStreets foi eleita parceira oficial da London Tech Week.

A empresa, fundada por João Fernandes e que desenvolveu uma solução tecnológica B2B de navegação e localização dentro de espaços interiores e exteriores (indoor e outdoor), irá fornecer o exclusivo de wayfinding do maior evento tecnológico da Europa que irá decorrer entre 11 a 17 de junho.

Além da navegação indoor/outdoor durante o evento, através da aplicação criada pela empresa – que está atualmente a fazer uma campanha na Seedrs – os visitantes poderão consultar o programa e os oradores, saber como chegar ao evento e até qual o dress code.

A London Tech Week é a maior feira tecnológica da Europa onde, durante uma semana, a tecnologia, a criatividade, o talento e a inovação se juntam na capital inglesa. Os mais de 55 mil participantes de mais de 90 países vão poder assistir a mais de 300 palestras, conferências e exposições, além do Prince’s Trust, um jantar de gala com a presença do príncipe Carlos.

A BuzzStreets é uma empresa com 100% capital português, fundada por João Fernandes, que criou uma solução que permite o mapeamento, localização e navegação em espaços fechados, recorrendo a várias fontes de informação. A tecnologia direcionada para o segmento B2B pode ser aplicada em qualquer tipo de estrutura – desde aeroportos a hospitais, passando por centros comerciais e até cidades – ajudando a melhorar a experiência dos clientes e rentabilizando negócios.

Recentemente, a BuzzStreets recorreu à Seedrs, a maior plataforma europeia de equity crowdfunding, com o objetivo de angariar 510 mil euros, em troca de 12,5% do seu capital, avaliando a empresa em 3,6 milhões de euros.

Anunciados os primeiros oradores da Web Summit 2018

A Web Summit regressa este ano a Lisboa e anunciou o seu primeiro alinhamento de speakers. Os 50 oradores anunciados representam uma pequena parcela do total de 1.200 que irão falar em novembro de 2018.

No seu nono ano, o Web Summit cresceu de cerca de 400 visitantes para cerca de 70,000 esperados para a edição de 2018. Eles irão viajar para Lisboa para ouvir os líderes mais influenciadores em tecnologia, política, desporto, moda e entretenimento. O evento tem um valor estimado de 300 milhões de euros para a cidade e sua economia local, segundo estimativa do Governo.

De acordo com Paddy Cosgrave, CEO do Web Summit

“Este será o terceiro ano em Lisboa. O evento cresceu ano após ano e não apenas em escala mas, também, no calibre e no impacto do que é transmitido nos palcos.”

“Temos CEOs de empresas líderes mundiais como a Nestlé e Allianz em paralelo com empresas com maior evolução como a Stripe e a Ofo.”

“O Web Summit evoluiu para algo mais ingluenciador do que uma simples conferência tecnológica. É um Marketplace global onde os líderes mundiais e os gestores vêm para fazer negócios.”

Os principais speakers do Web Summit incluem nomes como:

 Evan Williams- co-fundador do Twitter e Fundador do Medium

Evan é o co-fundador do Twitter e foi ainda Presidente e CEO antes de abandonar no fim de 2010 para fundar a Medium. A Medium é uma plataforma de publicação e líder em social journalism combinando o trabalho de publicações e pessoas amadoras e profissionais. 60 milhões de leitores visitam a Medium todos os meses.

 Margrethe Vestager – Comissária Europeia para a Concorrência

De volta ao Web Summit pelo segundo ano, a Comissária Europeia para a Concorrência é a mais famosa reguladora em todo o mundo. Por quatro anos investigou as tecnológicas norte-americanas ordenando que pagassem multas que totalizaram 8.472 milhões de euros por quebra das regras da concorrência. Ordenou ainda a Apple a pagar 13.000 milhões de euros (mais juros) à Irlanda por não pagamento de impostos.

Maisie Willams, Actriz, Game of Thrones

A Maisie Williams é sobretudo conhecida pelo seu papel de Arya Stark na série de televisão da HBO, Games of Thrones. A série regressará para a sétima temporada em 2019 segundo alguns rumores. É a co-fundadora da Daisie, um site de social networking que torna mais fácil que criativos troquem ideias e colaborem em projetos.

Young Sohn – Presidente da Samsung Electronics

É president e Chief Strategy Officer da Samsung Electronics. A Samsung ultrapassou em 2018 a Intel ao tornar-se líder mundial na produção de semicondutores. É responsável pelo desenvolvimento de negócio e pela estratégia global de inovação, investimento e criação de novos negócios na empresa. É o responsável pela aquisição de 8.000 milhões de euros da empresa de áudio e automotive, Harman.

John Collison – Co-Fundador da Stripe

John Collison é o Presidente e Co-Fundador da Stripe, uma empresa que fundou com o seu irmão mais Velho, Patrick. A Stripe providencia o processamento de pagamentos para empresas de internet. A empresa está avaliada em 9.000 milhões de euros e tem escritórios em nove países empregando cerca 1,000 pessoas em todo o mundo.

Devin Wenig – CEO, eBay

É o Presidente e CEO do eBay. Foi nomeado CEO em Julho de 2015 após coordenar o negócio de Marketplace da empresa durante quase quatro anos. Sob a sua liderança o eBay aumentou as vendas de 60,3 mil milhões de dólares em 2011 para 88,4 mil milhões de dólares e acrescentou 71 milhões de clientes ativos para um total de 170 milhões.

Mark Schneider, CEO Nestlé

Em 2016, foi nomeado CEO da Nestlé, a maior empresa de alimentação e bebidas em todo o mundo. Previamente teve como cargo CEO da empresa de cuidados médicos Fresenius Kabi. A Nestlé pagou recentemente, sob a sua liderança, 7,2 mil milhões de euros pelo negócio de distribuição de café embalado da norte-americana Starbucks.

O Web Summit compreende 23 conferências em nove palcos incluindo:

Planet:Tech – Traz as startups mais inovadoras do mundo, gigantes de negócio, influenciadores e vozes controversas nas áreas da sustentabilidade, verde e tecnologia ambiental, eficiência energética e tecnologia limpa.

 Q & A – O palco do Web Summit onde não há filtro. Os maiores speakers do Web Summit irão dar à audiência a oportunidade de lhes perguntar tudo. É o palco mais aberto e honesto em tecnologia.

AutoTech – Líder mundial a juntar veículos autónomos, carros conectados e a internet das coisas. O palco AutoTech liga milhares de empresas líderes, engenheiros, programadores, peritos e hobistas.

SportsTrade – É a maior conferência do mundo em negócios de desporto conectando donos dos maiores franchises, empresas de media, estrelas do desporto, retalhistas, produtores, marcas e empresas de tecnologia.

TalkRobot – É o líder mundial juntando inteligência artificial, robótica e peritos em hardware, conectando milhares de empresas, startups, investidores, engenheiros, roboticists e investigadores.

MusicNotes – É o palco líder mundial em música e tecnologia onde marcas globais, artistas, discográficas, marketeers, investors e ícones da indústria se encontram. Anteriores speakers incluem nomes como Bono ou Will.i.am.

O Web Summit realizar-se-á em Lisboa, Portugal, entre os dias 5 e 8 de novembro

OIT estima mais 24 milhões de empregos até 2030 com economia verde

A Organização Mundial do Trabalho (OIT) estima que sejam criados cerca de 24 milhões de novos empregos até 2030 em todo o mundo, se forem adotadas políticas para promover uma economia verde.

Segundo o relatório ‘World Employment and Social Outlook 2018: Greening with Jobs’ da OIT, as ações para limitar o aquecimento global em dois graus Celsius vão criar empregos suficientes para compensar a perda de seis milhões de empregos em outros setores.

“As conclusões do nosso relatório sublinham que os empregos dependem em grande medida de um ambiente saudável e dos serviços que o proporcionam. A economia verde pode levar a que milhões de pessoas superem a pobreza e proporcionar melhores condições de vida para esta e para as futuras gerações”, sustenta Deborah Greenfield, diretora-geral adjunta da OIT.

O relatório estima que haja uma criação líquida de emprego de três milhões nas Américas, 14 milhões na Ásia e no Pacífico e de dois milhões na Europa.

Quanto às perdas, estima-se que sejam de 0,48% no Médio Oriente e 0,04% em África, caso persistam as tendências atuais, tendo em conta a dependência destas regiões de combustíveis fósseis e minerais.

Ainda segundo a OIT, dos 163 setores da economia mundial, só 14 irão registar perdas acima de 10 mil postos de trabalho e apenas os setores de extração e refinação de petróleo vão ter perdas de um milhão ou mais postos de trabalho.

Estima-se que sejam criados 2,5 milhões de empregos na produção de energia de base renovável e seis milhões na sequência da transição para a economia circular, assente na reciclagem, redução, reutilização e recuperação de materiais e energia. Por seu turno, estima-se a perda de 400 mil postos de trabalho na produção de energia baseada em combustíveis fósseis.

ADECCO com 200 vagas em Aveiro

A Adecco anunciou o aumento da oferta de postos de trabalho no setor da indústria, no distrito de Aveiro, totalizando presentemente cerca de 200 vagas por preencher.

O número de vagas disponíveis incide nas áreas especializadas incluindo, mais especificamente, técnicos de manutenção, serralheiros e soldadores, operadores logísticos, eletricistas, operadores de produção, motoristas de pesados C+E, operadores/programadores CNC e operadores de loja.

A Adecco alerta ainda para o facto de 50% destas vagas hoje disponíveis requererem formação especializada ou experiência anterior nas funções. Sendo importante salientar ainda que as condições salariais são apelativas e com possibilidade de progressão na carreira.

Os interessados deverão enviar os seus curriculum vitae para o contacto de email  ou dirigirem-se a esta delegação de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.

Vinhos portugueses distinguidos na feira Seoul Food & Hotel

As empresas produtoras de vinhos portugueses que integraram a comitiva da AEP – Associação Empresarial de Portugal na Seoul Food & Hotel foram distinguidas durante a feira, que decorreu entre 1 e 4 de maio, na capital da Coreia do Sul.

Em comunicado, a AEP refere que a SIVAC recebeu o prémio de Best Red Wine, a Quinta Vale D’Aldeia recebeu os prémios de Best White Wine, Trophy Wine e Best Country’s Wine, e a Vallegre foi premiada com o Special Awarded Wine.

Portugal recebeu, ainda, a distinção de Best Country’s Wine.

A atribuição de prémios contou com a presença da delegada da AICEP na Coreia do Sul, Joana Neves.

A Seoul Food & Hotel é a maior feira do setor alimentar e de hotelaria da Coreia do Sul, tendo contado com mais de 39 pavilhões internacionais, três mil expositores individuais e 54 mil visitantes profissionais.

 

(Notícia atualizada às 12.49)

Exportações caíram 5,7% em março

As exportações caíram 5,7% no mês de março, enquanto as importações aumentaram 0,1%, segundo informação divulgada pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

O INE justifica os números com os efeitos do calendário de março, já que o mês contou com menos dois dias úteis do que março de 2017.

Face a estes resultados, o défice da balança comercial subiu para 1207 milhões de euros em março, mais 306 milhões de euros em comparação com o mesmo mês de 2017.

Já no conjunto do primeiro trimestre de 2018, as exportações e as importações de bens aumentaram 2,7% e 6,3% respetivamente, em comparação com o período homólogo do ano passado.

DLBC: o que é e como pode ajudar o seu negócio

Por: Catarina Farrajota, TESE – Associação para o Desenvolvimento

 

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é um programa do âmbito do Portugal 2020, financiado pelos fundos da Política de Coesão da União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE).

Estes programas visam, em território específicos, a concertação de estratégias entre parceiros, através da execução de Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL), concebidas e definidas pelas comunidades locais organizadas em Grupo de Ação Local (GAL).

Esta abordagem teve origem nos anos 90, com a iniciativa comunitária LEADER: método para atingir os objetivos da política de desenvolvimento da União Europeia através de uma execução ascendente (bottom-up), em vez da tradicional abordagem descendente (top-down), dinamizada através de um GAL. Esta é a característica mais distinta do DLBC.

 

FatorC e os apoios via SI2E

O FatorC é o DLBC implementado no concelho de Cascais, nomeadamente nas freguesias de Alcabideche e São Domingos de Rana que, até ao ano de 2020, vai gerir um fundo de 2,5 milhões de euros e disponibilizar oportunidades de financiamento não reembolsáveis para apoiar projetos no território que valorizem os seus recursos endógenos.

Um dos instrumentos financeiros de apoio ao empreendedorismo gerido pelo GAL do FatorC é o Sistema de Incentivos ao Emprego e ao Empreendedorismo (SI2E). Trata-se de um financiamento a fundo perdido que pretende estimular o surgimento de iniciativas que visem promover o desenvolvimento e a coesão económica e social dos territórios intervencionados.

Através deste instrumento financeiro são apoiados projetos de criação e/ou expansão de micro e pequenas empresas, ou seja, qualquer empresa até 49 colaboradores e com um volume de negócios ou balanço total inferior a 10 milhões de euros, qualquer que seja a forma jurídica adoptada, incluindo-se assim empresários em nome individual, empresas públicas e empresas privadas com ou sem fins lucrativos.

A componente FEDER, consubstancia-se no apoio ao investimento até 50% das despesas consideradas elegíveis, tais como: aquisição de máquinas, equipamentos, respetiva instalação e transporte; software standard ou desenvolvido especificamente para a atividade da empresa; obras de remodelação ou adaptação, entre outros (n.º 1 do artigo 10.º do SI2E).

Quanto à componente FSE (n.º 2 do artigo 10.º do SI2E), consubstancia-se no apoio às remunerações dos postos de trabalho criados e tem como limite o Indexante dos Apoios Sociais para o ano de 2018 (428,90€), por um período máximo financiável de 15 meses.

Podem ser efetuadas candidaturas multifundo (solicitando apoio em ambas as componentes – FEDER e FSE) ou monofundo, se apenas a um dos fundos, consoante o interesse e as necessidades do candidato.

Em suma, o SI2E é o instrumento disponibilizado pelo Portugal2020 para destacar o papel das micro e pequenas empresas na criação de valor e emprego, em particular, em territórios de baixa densidade ou com elevados níveis de desemprego.

 

Grupo de Ação Local

O GAL do FatorC é constituído por 45 entidades, maioritariamente do concelho de Cascais, sendo a TESE – Associação para o Desenvolvimento a entidade gestora do programa.

É da responsabilidade da TESE a criação dos avisos de concurso, a avaliação das candidaturas e a dinamização do DLBC junto da comunidade e dos diferentes públicos-alvo. A primeira oportunidade de financiamento encerrou a 16 de fevereiro e, durante este ano, está previsto a abertura de duas novas oportunidades de financiamento.

Listopsis celebra 25 anos com nova imagem corporativa

A Listopsis, empresa portuguesa de tecnologias especializada na comercialização de equipamentos, soluções e serviços de impressão, assinala os 25 anos com renovação da imagem institucional e nova assinatura da marca: “Business Solutions”.

Assente nos valores da marca – competência, sustentabilidade, inovação e confiança – o novo logotipo da Listopsis reflete o seu compromisso com o futuro e a sua constante capacidade de adaptação.

Apresentando-se de forma mais autêntica, criativa e sustentável, a nova identidade gráfica, formada pelos triângulos de diferentes cores, representam as diferentes áreas de negócio numa harmonia de movimento em que transparece um Play que direciona para o futuro. Um rebranding que culmina com um novo slogan que reflete o posicionamento e a estratégia de diversidade da marca e das soluções que disponibiliza.

Num mercado tão diversificado, complexo e competitivo, queremos com o rebranding da Listopsis mostrar aos nossos parceiros e clientes que nos mantemos determinados na construção de projetos de futuro e a ser o parceiro que os leva mais longe. Assumimos sem receios e sem complexos a vontade de reforçar o objetivo de estar entre as mais bem-sucedidas empresas portuguesas de Tecnologias de Informação”, afirma Joaquim Guerreiro, CEO do grupo Liscic/Listopsis.

Esta renovação dá o inicio às ações comemorativas dos 25 anos de atividade planeadas para o ano de 2018, fazendo, também, parte da permanente evolução necessária à manutenção e aumento da competitividade, num mercado global cada vez mais exigente.

Com uma equipa comprometida na satisfação dos nossos Clientes e Parceiros, abertura para inovar e o desejo de fazer sempre mais e melhor, continuaremos a trabalhar para concretizar novas metas, alcançar maior destaque e mais prémios, e sobretudo fazer do nosso e do seu negócio um sucesso “, reforça Joaquim Guerreiro, CEO do grupo Liscic/Listopsis.

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Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
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Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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