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Samuel Portugal, CEO Suggestive Motion Group

“O nosso apoio não é apenas financeiro”, Samuel Portugal

A Suggestive Motion lançou em junho  um software de gestão e proteção de dados especificamente desenvolvido e direcionado para PME e startups, chamado MYDATA.

Esta nova solução, direcionada a um público muito específico, distingue-se de outras soluções que já existem no mercado. Conversámos com Samuel Portugal, CEO da Suggestive Motion, sobre a plataforma e os desafios para o futuro.

PME Magazine – Como surgiu a Suggestive Motion?

Samuel Portugal – A Suggestive Motion surgiu de uma vontade de apoiar projetos digitais inovadores em áreas como o e-commerce, turismo, publicidade e marketing, big data, entre outras que tenham potencial de internacionalização. O que nos torna diferenciadores é o facto de o nosso apoio não ser apenas de carácter financeiro, para esses fins existem diversas entidades, mas sim um apoio global, ao nível da gestão, da definição de modelo de negócio, canais de venda/distribuição, comunicação e marketing e internacionalização, porque concluímos que a maioria da startups que teve apoio financeiro fracassou não pela ideia, mas sim pela execução.

 

 PME Mag. – Lançaram recentemente um software de gestão e proteção de dados. Como funciona esta plataforma?

S.P. – O MY DATA manager é uma solução colaborativa que tem como objetivo apoiar, automatizar e simplificar a implementação e manutenção do programa de conformidade com Regulamento Geral de Proteção de Dados. É um Software as a Service (SAAS) em que o setup é muito simples, em apenas dois passos e menos de três minutos o utilizador pode criar a sua conta e começar a trabalhar. Para além dos diferentes planos e soluções que é possível subscrever, o utilizador dispõe ainda de um período de 10 dias de free trial. Tal como mencionei antes, é um Software as a Service e como tal não necessita de instalações, está sempre atualizado e pode ser acedido “anytime, anywhere” bastando para isso ter um dispositivo (PC, portátil, tablet, smartphone) com acesso à internet e às respetivas credenciais. Apesar de ser um software muito intuitivo e “user friendly”, dispõe ainda de um Base de Conhecimento, Knowledge Base, que acompanha os utilizadores. É uma plataforma multi-empresa que permite a gestão de todas as empresas ou clientes numa só conta, ideal para profissionais que gerem várias organizações.

 

PME Mag. – Porquê de direcioná-la para um público muito específico?

S.P. – Na realidade o MY DATA manager é uma solução transversal a vários setores de atividade e dimensões das organizações, direcionado para startups, micro-empresas, PME, DPO [Data Protection Officer], advogados e consultores. Quando iniciámos o desenvolvimento desta solução, o grande objetivo era criar algo que fosse flexível, não apenas ao nível dos planos propostos e da maior ou menor dimensão da organização, mas também das próprias funcionalidades disponibilizadas, uma vez que possibilita ao utilizador não só ter acesso a conteúdos gerais, que são disponibilizados no momento do setup, mas também criar conteúdos ajustados à realidade da sua organização e de acordo com as suas necessidades.

 PME Mag. – O que distingue esta solução de outras que já existem no mercado?

S.P. – O MY DATA manager tem como concorrentes grandes players internacionais, o que torna o desafio maior, mas ao mesmo tempo mais interessante. A nossa solução distingue-se da restante concorrência pela flexibilidade dos planos, ajustada aos diferentes budgets, necessidades e dimensões das organizações; por ser uma solução colaborativa, em que coloca todos os intervenientes do processo, sejam eles funcionários da empresa ou em outsourcing, a contribuir para a mesma, potenciando uma cultura de privacidade e proteção de dados; por ser simples, intuitiva e disponibilizar uma base de conhecimento que acompanha durante a utilização; por não ter custos iniciais, nos planos pré-definidos STARTUP, PME e PRO; por não obrigar a períodos de fidelização; e por termos um parceiro tecnológico com reconhecidos méritos no desenvolvimento, investigação de novas soluções tecnológicas, o Instituto Pedro Nunes, de Coimbra.

PME Mag. –  Quem são os vossos parceiros?

S.P. – O desenvolvimento tecnológico está a ser realizado pelo Laboratório de Informática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes, uma organização criada por iniciativa da Universidade de Coimbra, que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.

PME Mag. – Qual o maior desafio em lançar uma plataforma deste género?

S.P. – É sempre complicado mencionar apenas um desafio ao lançar uma solução como o MY DATA manager, no entanto, podemos dizer que um dos grandes desafios foi tornar o software muito intuitivo e “user friendly” porque acreditamos que é um fator crítico de sucesso para uma solução com estas características para ser global e poder ser adoptadas por um vasto número de organizações tão heterogéneas e em diferentes países.

PME Mag. – Quais as maiores dificuldades das empresas no que toca ao RGPD?

S.P. – As principais dificuldades que nos temos vindo a aperceber com que as empresas neste momento se deparam – depois de uma fase inicial em que o principal e quase único tema a ser abordado foram as coimas – não esquecendo ainda que a Legislação Nacional neste momento não passa ainda de uma proposta, é saberem por onde começar, perceberem qual o seu nível de conformidade atual e que medidas organizativas, de processos e/ou tecnológicas têm que implementar para caminharem para um nível de conformidade desejável. O MY DATA manager acaba por ser um bom ponto de partida para fazer face a estas dificuldades, porque ao realizar a autoavaliação da organização, que é um dos primeiros passos, percebe-se o nível de conformidade e é possível definir um plano e as respetivas tarefas, delegando-as aos vários intervenientes/responsáveis da organização para dar início ao “Privacy Journey”.

 

PME Mag. – Quais os planos para o futuro?

S.P. – Os nossos planos dividem-se em três níveis: nacional, internacional e evolução do software. A nível nacional pretendemos tornarmo-nos na referência do mercado, democratizando o acesso aos softwares de gestão de privacidade, desde as startups que se estão a lançar no mercados, a PME, advogados, consultores e DPO, e trabalhar em conjunto com todos os stakeholders relacionados com a privacidade e proteção de dados para criar uma cultura de privacidade e proteção de dados. A nível internacional, temos como objetivo ainda para este ano, entrar em três mercados. Por último a nível da evolução do software, queremos continuar o seu desenvolvimento, disponibilizando novas funcionalidades e caminhar no sentido em que a nossa solução se torne ainda vez mais integrada e com uma gestão data-driven permitindo análises preditivas, para apoiar a tomada de decisão (prevenir potenciais riscos, detectar potenciais falhas, automatizar a recomendação de auditorias automatizadas). Esta análise preditiva tem como principal objetivo descobrir padrões e avaliar a probabilidade de um resultado ou acontecimento futuro.