Quarta-feira, Maio 7, 2025
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Porto será a cidade europeia que mais cresce no turismo

O Porto vai ser a cidade europeia que mais vai crescer em termos de receitas turísticas este ano e em 2018, conclui um estudo da consultora PwC.

Segundo o “European cities hotel forecast 2017-2018”, de um total de 17 cidades analisadas, o Porto apresentará uma subida de 15% no rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) em 2017. Já em 2018, a subida será de 12,8%.

“O Porto ainda não é das cidades mais bem colocadas em termos de valores absolutos, tendo, por conseguinte, um espaço considerável para crescimento”, refere o estudo.

Ainda segundo o documento, que será apresentado esta quinta-feira no Porto, as taxas de ocupação “deverão aumentar consistentemente, tal como o ADR (preço médio diário) e o RevPAR”. A justificar estes aumentos estão fatores como o aumento da confiança na economia nacional, a continuidade dos eventos culturais e de saúde na Invicta.

Já Lisboa deverá registar o quinto maior crescimento em 2017 (5,6%) e também em 2018 (6,80%).

As cidades que constam no estudo foram escolhidas pelo “caráter de relevância na Europa, podendo verificar-se a presença de cidades de passagem e/ou centros de negócios e de turismo, estando algumas na rota para se tornarem megacidades num futuro próximo”.

Comissão Europeia premeia empreendedorismo português

Comissário Carlos Moedas marca presença na “Bolsa do Empreendedorismo 2017”, que decorre na Fundação Champalimaud.

Os vencedores do concurso de empreendedorismo “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” vão ser conhecidos já a 9 de maio, Dia da Europa, na “Bolsa do Empreendedorismo 2017”, iniciativa promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. A Bolsa do Empreendedorismo, cuja abertura oficial está agendada para as 9h30, decorre na Fundação Champalimaud, em Lisboa. Às 10h00, Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, e Graça Fonseca, Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, participam num painel moderado por Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social, e entregam os prémios às duas equipas vencedoras do concurso de empreendedorismo “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam”.

O segundo painel da manhã tem como tema o “Investimento europeu: oportunidades para os empreendedores” e conta com a participação de Kim Kreilgaard, Chefe do Gabinete do Banco Europeu Investimento, e de João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria (a confirmar). O período da tarde será inteiramente dedicado ao empreendedorismo, com uma série de workshops relacionados com as diferentes etapas de desenvolvimento de um projeto: “Arranque”, “Escala” e “Impacto”. O objetivo da Bolsa passa por criar momentos de interação com os empreendedores, ajudando-os a passar da fase da ideia ao projeto concreto, a crescer no mercado global ou, ainda, a desenvolver projetos que contribuam para uma sociedade melhor.

“Inovar: as startups na transferência de tecnologia”, “Financiar: a ferramenta de crescimento empresarial” ou “Comunidades: a importância de uma cultura de rede” são apenas alguns dos momentos que marcam o programa da tarde. João Borga, da Rede Nacional de Incubadoras, é um dos nomes confirmados no evento que conta, ainda, com a presença da Portugal Ventures, da Aicep, da Cotec ou da Startup Portugal. Durante a Bolsa do Empreendedorismo, serão, ainda, recebidas as candidaturas ao concurso “Canvas – ProjetosQueMarcam”.

Setor do calçado chega a acordo para contrato coletivo

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O setor do calçado chegou a acordo e assinou, esta terça-feira, um contrato coletivo de trabalho que garante salários iguais para homens e mulheres com as mesmas funções.

O acordo foi oficializado no Porto, entre a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) e a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal (FESETE) e prevê, ainda, um aumento médio dos salários de 3,8%.

Através da rede social Twitter, o primeiro-ministro, António Costa, congratulou-se com o acordo.

“O calçado é um setor tradicional exemplar que tem sabido modernizar-se, promovendo mais exportações e garantindo melhores salários”, sublinhou.

O setor do calçado conta com cerca de 39 mil trabalhadores, sendo 62% mulheres.

O calçado português é exportado em 95% para 152 países, segundo a APICCAPS.

Abertas as inscrições para o projeto CEG Business Startup

Estão abertas as inscrições para o concurso de empreendedorismo no âmbito do projeto CEG Business Start up. Esta iniciativa promovida pela ACG visa estimular e premiar a capacidade de iniciativa, criatividade, inovação e comportamento empreendedor, com ênfase nos projetos assentes nas oportunidades da região e que de alguma forma contribuam para a competitividade e o desenvolvimento integrado e sustentável da Beira Alta.

Os dez melhores projetos vão ser premiados com vouchers de consultadoria que se traduzem em apoio técnico para a elaboração do plano de negócio e/ou acompanhamento no desenvolvimento do projeto empresarial.

Têm ainda direito a usufruir do serviço de incubação física gratuita durante três meses no espaço de Cowork da ACG, bem como a participação em suplemento a publicar nos órgãos de comunicação social regional. Os três primeiros classificados têm também um prémio monetário, que vai desde os 1500 aos 5000 euros consoante a posição no pódio.

A participação é aberta a pessoas singulares, maiores de 18 anos, individualmente ou em grupo, bem como pessoas coletivas, com o objetivo de explorar uma ideia que considerem empreendedora, inovadora ou diferenciadora, geradora de uma nova empresa.

O CEG Business Start up é um projeto promovido pela ACG e  cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis em Braga

A cidade de Braga volta, a partir de hoje e pelo 3ª ano consecutivo, a acolher o FICIS (Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis), iniciativa que reúne líderes de opinião, decisores e os maiores especialistas portugueses e europeus em Smart Cities em torno de um debate e partilha de projetos capazes de potenciar a transformação das cidades portuguesas em cidades inteligentes.

A 3ª edição do FICIS terá lugar no Museu D. Diogo de Sousa, por onde ao longo de 3 dias – 18 a 20 de abril -, além do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, vão passar 10 presidentes de Câmara (Braga, Barcelos, Águeda, Bragança, Guimarães, Famalicão, Coimbra, Viseu, Santo Tirso e Amarante), para apresentar as mais recentes inovações tecnológicas implementadas nos seus municípios e discutir as melhores soluções a adoptar, tendo em vista o futuro sustentável das suas cidades.

 

Sob o lema “Fazer Cidade – Placemaking”, o FICIS 2017, onde se espera a presença de 2500 pessoas ao longo dos 3 dias da iniciativa, vai concentrar debates com temas como a sustentabilidade e inovação urbana, a inteligência nas cidades, mobilidade, sáude, energia, economia e governança em destaque.

Os painéis de oradores vão contar com o contributo de responsáveis da COTEC, Portugal Telecom, Uber, IBM, Delloite, TUB (Transportes Urbanos de Braga), CaetanoBus, Siemens e EDP Distribuição, estando também assegurada a presença de responsáveis internacionais do INL (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), da Schneider Electric e da Philips.

Sage lança solução online de gestão multi-loja

A Sage anunciou, esta terça-feira, o lançamento do “Sage Business Connect”, uma plataforma online de gestão multi-loja, que permite o controlo e gestão em tempo real de uma rede de lojas.

Em comunicado, a empresa explica que esta solução “centraliza toda a informação sobre a performance dos vários pontos de venda, tais como compras, encomendas, devoluções, guias de transporte, desperdícios e inventários, e pode ser acedida através de computador, smartphone ou tablet”.

“Os utilizadores têm também acesso a funcionalidades como introdução de fichas técnicas, controlo de stocks, definição e planeamento de preços de venda e evolução dos preços de compra”, acrescenta o documento.

O “Sage Business Connect” funciona em regime de cloud e é uma das soluções apresentadas pela tecnológica para negócios na área do retalho e da restauração.

Segundo Ana Ribeiro, New Business Director da Sage, esta solução torna-seútil para grandes cadeias de lojas, mas também facilitar a abertura de novos pontos de venda no comércio tradicional para que este procedimento seja mais rápido e fácil para qualquer empresário”.

Dress for Success Lisboa comemora cinco anos

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A Dress for Success Lisboa, organização que apoia as mulheres promovendo a sua independência económica, comemorou cinco anos no passado dia 5 de abril. Só em Portugal, a organização já apoiou mais de 800 pessoas.

O evento, que decorreu numa unidade hoteleira em Lisboa, contou com a presença de Margarida Pinto Correia, diretora de Inovação Social da Fundação EDP, e de Isabel Neves, presidente do Business Angels Club de Lisboa.

Foi, ainda, apresentado o projeto “Learning for Life”, uma iniciativa da multinacional Diageo e que em Portugal funcionará em parceria com a Dress for Success Lisboa, cujo objetivo é transformar a vida de jovens adultos, entre os 18 e os 30 anos, através da formação profissional e da criação de oportunidades de integração profissional.

A Dress for Success é uma organização internacional, criada em 1997 nos Estados Unidos e espalhada em 150 cidades de 20 países, que providencia uma rede de apoio às mulheres, promovendo a sua independência económico-financeira. Em Portugal, o projeto nasceu em 2012 e conta com 50 mulheres voluntárias.

“Pelos nossos programas já passaram cerca de 800 mulheres e esperamos num futuro breve poder ajudar muitas mais”, disse Teresa Durão, presidente da Dress for Success Lisboa.

 

Leia aqui a entrevista de Teresa Durão à PME Magazine.

Já estão escolhidos os finalistas para o Heróis PME

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Já foram anunciados os dez finalistas do Prémio “Heróis PME – Histórias de empresas que deram o salto”. O concurso  criado  pela Yunit Consulting,  pretende trazer reconhecimento público aos empresários portugueses que arriscaram e conseguiram gerar investimento, riqueza e emprego nos seus mercados e áreas de atuação, trazendo crescimento à sua região e país.

As 46 empresas inscritas no “Heróis PME” apresentaram as suas histórias e o caminho percorrido até ao momento da decisão de dar o salto, as razões que motivaram a necessidade de mudança, todo o processo de decisão, a implementação das alterações e os resultados positivos que daí advieram.

Os critérios de avaliação para a seleção dos dez finalistas, apurados por voto popular, passaram pela classificação do nível de “Heroísmo”, “Impacto na Sociedade” e “Capacidade de Inspiração”.

Os dez finalistas do “Heróis PME” poderão participar numa reportagem, em vídeo, partilhada em todos os canais digitais do projeto e uma bolsa de 70% numa inscrição em qualquer um dos seminários AESE.

Na última fase do concurso, o júri da iniciativa escolherá, entre as dez empresas mais pontuadas, as cinco vencedoras, cada uma das quais verá a sua história divulgada num programa da série “Heróis PME”, na SIC Notícias, além de receber prémios atribuídos pela Yunit e pelos seus parceiros.

O júri é constituído por representantes da Yunit, do parceiro de media e das empresas que apoiam o projeto.

 

Webhelp está a recrutar 200 pessoas para os escritórios no Porto

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A Webhelp, multinacional francesa especializada em subcontratação de processos empresariais, está a recrutar 200 colaboradores para os escritórios no  Porto. A empresa prevê criar, até ao final do ano, 350 postos de trabalho.

Com a ambição de se estabelecer noutra cidades do país, a empresa tem já, nos escritórios do Porto e de Lisboa, cerca de 800 trabalhadores.

Os novos colaboradores não precisam de ter nenhuma formação específica, mas devem ter bom conhecimento da língua francesa, ser apaixonados pelas telecomunicações e pela relação com os clientes.

Os trabalhadores não ingressam na empresa para trabalhar apenas, mas para construir uma carreira, tendo um salário atrativo. Os funcionários não trabalham ao domingo, terminam às 19:00 e dispõem de um fim de semana completo de três em três semanas.

Além disso, têm uma sala de jogos e de refeição, uma cafetaria, formação contínua e infraestruturas modernas, acrescentou.

Fundada em 2000, a Webhelp é um grupo de origem francesa especializado na subcontratação de processos empresariais (Business Process Outsourcing) de âmbito mundial.

Está atualmente presente em 27 países, tem 35.000 colaboradores e possui uma carteira de clientes nos mais variados setores, desde telecomunicações, energia, transportes, turismo ou serviços financeiros. Em Portugal está em pleno processo de expansão, querendo reforçar a sua presença até final de 2018.

Primeira fábrica portuguesa de perfumes abre em Braga

A Nortempresa, detentora das marcas Ydentik e Airquality, abriu, na passada quinta-feira, a primeira fábrica de perfumes portuguesa, em Braga, num investimento total de dois milhões de euros.

Em comunicado, a empresa refere que a unidade tem capacidade para produzir até 20 mil perfumes por dia e que está “preparada para desenvolver produtos ‘chave na mão’, com recurso a laboratório próprio”, produzindo para as suas marcas, mas também “para terceiros”.

“É muito importante para Braga a abertura desta fábrica inovadora e única no país, que vai criar postos de trabalho altamente qualificados e permitirá a Portugal entrar no mercado internacional da produção de perfumes, concorrendo com outros grandes players do setor na Europa”, refere em comunicado Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, que “acompanhou e apoiou as várias fases do projeto”.

O projeto conta apenas com capital nacional e tem financiamento do Portugal 2020, contando ainda com as colaborações da Universidade do Minho, do Instituto Politécnico de Bragança e do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.