Sexta-feira, Maio 2, 2025
Início Site Página 696

Sobral de Monte Agraço e CPPME promovem iniciativas para empresas

O Municipio de Sobral de Monte Agraço aposta cada vez mais no tecido empresarial através de seminários e colóquios para micro, pequenas e médias empresas. A recente parceria com Confederação Portuguesa das Pequenas e Médias Empresas (CPPME) surge da vontade de promover o município e as suas ações empresariais para os empresários locais e de fora.

O primeiro evento acontece a 10 de janeiro, no auditório da câmara municipal sob o tema “As Implicações Fiscais nas Empresas Resultantes do OE 2017“. Sérgio Bogalho, Vice presidente da Câmara Municipal de Monte Agraço, explicou mais sobre esta parceria.

PME: Como surgiu esta parceria entre o Munícipio e a CPPME?

SB: Esta parceria surge na necessidade de o Município promover ações direcionadas às empresas e empresários, tanto a quem já está instalado no concelho bem como a outros potenciais empreendedores numa tentativa de potenciar um desenvolvimento local integrado.

PME: Quais as atividades desenvolvidas no âmbito da parceria com a CPPME?

SB: Esta parceria irá em primeiro lugar prestar um apoio efectivo de consultoria ao Município para a área das Micro, Pequenas e Médias empresas, através da promoção de acções de formação e sensibilização no âmbito de intervenção da CPPME, realizar eventos que reflictam as questões relativas à actividade das micro e pequenas e médias empresas instaladas no concelho, bem como participar em feiras e outros eventos da área económica promovidos pelo Município e outras acções de divulgação.

 

sergio-bogalho

PME: Quais as mais valias destes dois seminários (OE2017 e saúde e segurança no trabalho) a nível municipal?

SB: A realização dos dois seminários revela-se de extrema importância para o tecido empresarial do concelho porque irão permitir esclarecer os empresários e ajudar no cumprimento das obrigações legais a que estão sujeitos e podem esclarecer dúvidas que de outra forma não teriam oportunidade para ver respondidas.

PME: A nível empresarial, qual é o cenário de Monte Agraço i.e. Mais empresas familiares? PME? Micro?

SB: O que se verifica actualmente é que cerca de 95% das empresas existentes no concelho têm menos de 10 trabalhadores, sendo a sua génese empresas familiares e microempresas.

PME: Para além da parceria com a Confederação, quais outras atividades para as empresas podem ser encontradas no Município?

SB: Podem encontrar um apoio efectivo por parte dos técnicos municipais, na procura, instalação e construção de soluções para a implementação do negócio e para breve a reabertura do Gabinete de Apoio ao Empresário.

PME: Quais os estímulos empresariais que o Município dispõe para as empresas?

SB: Estímulos no âmbito fiscal nomeadamente a isenção da Derrama aos sujeitos passivos que se tenham constituído e instalado, ou alterado a sua sede social para o município durante o ano de 2015 e 2016, bem como a aplicação de uma taxa reduzida de derrama de 1% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de IRC para os sujeitos passivos com um volume de negócios que não ultrapasse os € 150.000,00 bem como a aplicação  de uma taxa de derrama de 1,5% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de IRC para os sujeitos passivos com um volume de negócios superior a €150.000,00.

Cabify Baby disponível no Porto

0

Depois de Lisboa, a Cabify, em parceira com a Chicco, leva o transporte em segurança de crianças que viajem com os pais ao Porto com o Cabify Baby.

Para aceder a este serviço os utilizadores apenas têm de efetuar o pedido ou reservar a sua viagem através da aplicação da Cabify. Indicar no botão Cabify Baby o dia e hora mais convenientes e solicitarem ao motorista uma cadeira para criança indicando se o peso da criança é superior ou inferior a 15kg.

Esta indicação pode fazer a diferença entre ter de fazer uma reserva e pagar 3 euros, caso a criança tenha menos de 15 kg, ou não pagar nada e não ter de fazer reserva, se o peso for igual ou superior a 15 kg, no caso da primeira cadeira, conforme refere a empresa na página da Internet.

Se os clientes precisarem uma segunda cadeira, terão de fazer uma reserva e pagar três euros adicionais. A Cabify procura assim responder a uma necessidade no mercado de transporte de passageiros e cumprir com as regras de segurança estipuladas para o transporte de crianças com o Cabify Baby.

A empresa espanhola começou as operações em Portugal no início de maio de 2016. Considerada uma das maiores rivais da Uber, a Cabify está presente na cidade de Lisboa e do Porto com os serviços Lite e Group; no Funchal só funciona o serviço Group.

 

Diário Digital fecha depois de 17 anos

0

Chegou ao fim na passada sexta feira o portal de notícias Diário Digital. O primeiro jornal online feito em Portugal, chegou a contar no seu início com 80 pessoas na redação.

O Diário Digital chegou à Internet no dia 19 de julho de 1999, numa altura em que os meios tradicionais estavam a apostar forte nas suas páginas web.

A notícia do encerramento foi comunicada à redação e aos colaboradores no final da semana passada. De momento, a administração está a ultimar acordos com os sete jornalistas que ainda trabalhavam em permanência.

A aposta dos grandes grupos de media no online e a variedade de sites de informação tornaram a concorrência mais intensa e ditaram o fim de 17 anos de Diário Digital.

Mário Soares terá funeral com honras de Estado

0

Mário Soares morreu, este sábado, aos 92 anos. A partir desta segunda-feira, realizam-se as cerimónias fúnebres do antigo primeiro-ministro e Presidente da República português, com honras de Estado.

 

A partir desta segunda-feira, o corpo do fundador do Partido Socialista estará na Sala dos Azulejos, no Mosteiro dos Jerónimos, para ser velado.

No percurso até Belém, estão previstas paragens em frente à casa de Mário Soares, no Campo Grande, seguindo depois pela Avenida da República, Saldanha, Marquês de Pombal, até à Câmara Municipal de Lisboa.

Daí, o corpo será trasladado numa charrete até ao Mosteiro dos Jerónimos, onde será recebido com honras militares, cerimónia que contará com o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República.

O velório decorrerá até à meia-noite e será aberto ao público.

Na terça-feira, o corpo de Mário Soares sairá às 11 horas dos Jerónimos rumo ao Cemitério dos Prazeres, estando previstas paragens junto ao Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e junto à sede do Partido Socialista.

Já no cemitério, o funeral contará primeiro com uma cerimónia pública e depois com um último momento reservado apenas a familiares.

Empresa japonesa aposta em inteligência artificial

A empresa japonesa Fukoku Mutual Life Insure substituiu 34 dos seus funcionários da equipa administrativa da empresa por robôs. O IBM Watson, uma plataforma de inteligência artificial, funciona como um software de análise de dados com que ajuda gestores a tomarem decisões, entre outras funções.

O objetivo desta iniciativa é aumentar a produtividade da empresa em 30%, recuperando o investimento da plataforma em menos de dois anos.

A função dos empregados, que agora substituídos por robôs, era a digitalização e leitura de documentos de registos hospitalares e históricos médicos, como fim de estabelecer pagamentos e detetar fraudes. O novo sistema de inteligência artificial tem uma “tecnologia cognitiva que pode pensar como um ser humano” e que, por sua vez, lhe permite “analisar e interpretar todos os dados, incluindo texto não estruturado, imagens, áudio e vídeo.”

O investimento inicial da operação é de 1,7 milhão de dólares, com manutenção anual de 128 mil dólares. A empresa espera poupar 1,1 milhão de dólares por ano com o uso do IBM Watson. A Fukoku Mutual Life Insurance Company também utiliza a inteligência artificial para analisar ligações para seu call center, identificando a linguagem dos clientes entre positiva e negativa.

O Fórum Econômico Mundial prevê que a inteligência artificial pode eliminar mais de 7 milhões de empregos nas 15 maiores economias nos próximos anos. Enquanto essas plataformas realizam trabalhos repetitivos, humanos podem ter mais tempo livre para executar tarefas que exigem mais “humanidade”.

https://www.youtube.com/watch?v=_Xcmh1LQB9I

Taxa de desemprego cai para 10,6% em outubro

0

Segundo o relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgado esta manhã, a taxa de desemprego portuguesa voltou a diminuir nos meses de outubro e novembro.

Em outubro, a taxa de desemprego fixou-se em 10,6%, o que representa uma diminuição de 0,3 pontos percentuais em relação ao valor de setembro. À queda do desemprego junta-se um aumento ainda maior do emprego no décimo mês (menos 12.100 pessoas desempregadas e mais 13.400 pessoas empregadas), numa tendência que abrandou ligeiramente em novembro, mas manteve-se positiva.

O valor para outubro já é definitivo, mas o INE divulgou hoje também a taxa de desemprego provisória para novembro, que reafirma essa tendência descendente para os 10,5%.

Falando no desemprego jovem, houve um recuo no mês de outubro de 3,9 mil, mas voltou a aumentar em novembro 2,8 mil, fixando-se nos 102,6 mil.

No que diz respeito ao emprego, em no décimo mês havia 5.579,7 mil pessoas com trabalho, um reforço de 13,4 mil em comparação com Setembro. Em novembro, os dados provisórios apontam para uma queda de 5,3 mil.

Como abrir o seu primeiro negócio em sete passos

Ano novo, vida nova. Muitos sonham com a possibilidade de abrir um negócio próprio e o início do ano pode ser o mote de que precisa para finalmente passar à ação.

Há contudo, que planear bem esta aventura. A revista brasileira Exame compila os sete passos que deve ter em conta para abrir um negócio.

 

Saiba quais são:

  1. Estude bem a sua ideia: primeiro que tudo é preciso saber qual a sua ideia de negócio, mas antes disso é preciso estudar bem essa ideia, fazer uma pesquisa de mercado e perceber se o seu produto faz sentido, aconselha Luís Henrique Stockler, da consultora ba Stockler;
  2. Faça um plano de negócio: defina a sua atividade principal, proposta de valor, público-alvo, parcerias, fontes de receita e crie uma estrutura de lucros. Mais importante, nunca deixe de considerar imprevistos financeiros. Há várias formas de estruturar um plano de negócios. Se tem dúvidas pode usar o Business Model Canvas, aconselha a Exame.
  3. Procure um bom local para se instalar: se precisa de uma sede física, procure um bom local para basear a sua empresa. Hoje em dia, não faltam escritórios e hubs com várias soluções empresariais à medida.
  4. Aprofunde os conhecimentos de gestão: é você quem vai gerir o seu negócio, por isso é essencial pensar em todos os fatores que o envolvem e para isso é importante melhorar as suas noções de gestão.
  5. Encontre um mentor: é importante que tenha alguém a quem recorrer em caso de dúvidas, alguém que o aconselhe e que tenha já alguma experiência no seu ramo de negócios. Ter um mentor pode revelar-se crucial tanto no início, quando é preciso delinear um plano de negócios e saber que direção tomar, como mais à frente, quando passar por desafios inesperados. Além disso, explica a Exame, um mentor pode contribuir para alargar a sua rede de networking.
  6. Faça um plano de atividades: depois de ter o seu plano de negócios, estudos de mercado, uma base e um mentor está na hora de atuar: crie então o seu calendário de atividades e dê vida ao seu negócio.
  7. Viva também online: é muito importante ter uma presença digital depois de ter o seu negócio montado. “Além de divulgar o seu produto ou serviço, a sua marca também começa a ser lembrada pelas pessoas, incluindo seu público-alvo”, defende Gilbeto Braga, professor de finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).

Empresas públicas e cotadas com 33% de mulheres nos próximos três anos

0

Aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros a proposta lei estabelece um limiar mínimo de 33,3% de ambos os sexos em órgãos de gestão das empresas do setor público e em empresas cotadas em bolsas, nos próximos três anos.

Esta proposta cumpre assim o objetivo do programa de Governo de uma representação equilibrada de ambos os sexos em órgãos de gestão. “Esta iniciativa insere-se num quadro de ações que visam o reforço de uma participação equilibrada de género nos órgãos de decisão que teve, em 2006, o passo decisivo na área política, e da qual – ao fim de 10 anos – é possível fazer um balanço globalmente muito positivo”, afirmou o Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

No caso dos órgãos de administração de fiscalização das empresas do setor público empresarial, o limiar mínimo estabelecido pelo Governo, já a partir de 1 de janeiro de 2018 é de 33,3% para as novas administrações.

Já no caso das empresas cotadas em bolsa, a proposta do executivo prevê um mecanismo gradual. Isto porque a partir de 1 de janeiro de 2018 fixou os 20% como limite mínimo. Assim, os 33,3% de representação equilibrada só serão obrigatórios a partir de 1 de janeiro de 2020.

Em caso de incumprimento destes limites mínimos, no setor público haverá uma invalidade da nomeação. Já nas empresas cotadas em bolsa, quem não cumprir terá que pagar uma multa igual ou na totalidade dos salários do órgão de gestão em causa.

Atualmente, a representação de mulheres em órgãos de gestão nestas empresas ronda os 10%.

Jovens agricultores já podem candidatar-se ao COOPJOVEM

0

O Governo já abriu as candidaturas ao programa COOPJOVEM, para cooperativas agrícolas destinadas a jovens agricultores com idades entre os 18 e os 29 anos.

 

O regulamento foi publicado, esta quinta-feira, em Diário da República e determina que os jovens têm de ter o 9.º ano de escolaridade e serem considerados NEET, ou seja, jovens que não trabalham, nem estudam, nem se encontram em formação.

Numa candidatura podem concorrer no mínimo três cooperantes e no máximo nove. Os jovens terão uma bolsa por um período mínimo de dois meses e máximo de seis, variando em função das habilitações.

Os projetos poderão, ainda, beneficiar de um apoio não reembolsável para a criação e instalação da cooperativa, num limite máximo de 15 mil euros.

O programa COOPJOVEM é gerido pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social – Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada (CASES), estando as candidaturas disponíveis aqui.

Seedrs bate recordes e gera investimentos superiores a 100 milhões de euros em 2016

0

O ano de 2016 foi sinónimo de forte crescimento e de expansão para a Seedrs. A maior plataforma europeia de equity crowdfunding bateu vários recordes e gerou investimentos superiores a 100 milhões de euros nas campanhas que decorreram nos últimos doze meses provenientes de 14 países.

No ano passado, foram financiadas quase 160 campanhas através da Seedrs por investidores de 65 países que, com 45 mil investimentos concretizados, contribuíram, em média, com 2.230 euros.

Cada ronda de financiamento que decorreu na plataforma de equity crowdfunding contou, em média, com a ajuda de 203 investidores, cujas carteiras detinham, em média, 9 investimentos. Com a Seedrs, mais de 14 mil conversas foram promovidas entre investidores e empreendedores.

Ao longo dos últimos doze meses foram também batidos vários recordes na Seedrs. A Tandem arrecadou o prémio da campanha mais rápida, ao conseguir financiar-se em apenas 15 minutos, enquanto a Perkbox captou mais de 4,35 milhões de libras, tornando-se na maior campanha de sempre feita através da plataforma de equity crowdfunding. Igualmente recorde foi o número de investidores que participaram na campanha de financiamento da WeSwap, mais concretamente 2.962.

Por sectores, os mais populares em termos de campanhas realizadas foram: Alimentação e Bebidas; Viagens, Lazer e Desporto; Habitação; Financeiro; e Conteúdo e informação. Quanto às fases dos negócios financiados, apenas 3% eram startups, 29% já estavam numa fase de arranque e os restantes 67% eram empresas em crescimento.

Para a Seedrs, o ano de 2016 foi igualmente positivo, com a plataforma de equity crowdfunding a crescer organicamente, contando atualmente com uma equipa de 63 colaboradores de 15 países. Os últimos doze meses ficam igualmente marcados pelo arranque do processo de expansão europeia da Seedrs, através da abertura dos escritórios em Amsterdão e Berlim, que vieram juntar-se às instalações já presentes em Lisboa, Londres e Nova Iorque.

“Fechámos o ano com números recordes, acima das expectativas, e que demonstram o interesse cada vez maior, quer das empresas quer dos investidores, em recorrer ao equity crowdfunding como uma enorme fonte de capital”, afirma Carlos Silva. Para o co-fundador e presidente da Seedrs, “os números refletem ainda o nosso crescimento e consolidam a nossa posição como forma alternativa e eficaz no financiamento e investimento em empresas na Europa”.

A Seedrs (www.seedrs.com) é hoje a maior plataforma de equity crowdfunding europeia, que junta empresas e investidores, abrindo assim a possibilidade a qualquer pessoa de investir em ações de novas empresas, PME’s e startups.