Quinta-feira, Maio 1, 2025
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Governo lança programa contra desertificação do interior

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Plano prevê vários incentivos, inclusive a empresas, para combater desertificação do interior.

 

O Governo aprovou, esta quinta-feira, um programa com 164 medidas para combater a desertificação do interior do país.

Segundo anunciou o ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, o Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT) prevê, por exemplo, benefícios fiscais para empresas do interior e a reabertura de diversos serviços públicos.

O programa será “avaliado de seis em seis meses”, adiantou Eduardo Cabrita, e prevê incentivos de 40% da remuneração base para a colocação de médicos em zonas carenciadas, a reativação de 20 tribunais encerrados e a reclassificação de 23 antigas secções de proximidade, a articulação entre politécnicos e universidades do interior, entre outras medidas.

“A valorização deste território que se encontra mais perto dos mercados europeus é uma prioridade do Governo”, assegurou o governante.

O PNCT teve como base o trabalho de seis meses da Unidade de Missão de Valorização do Interior, coordenada por Helena Freitas. Esta é uma das apostas inscritas nas Grandes Opções do Plano (GOP) para 2017.

App turística Braga Cool já lidera pesquisas na App Store

Aplicação Braga Cool foi lançada há dois meses.

 

A aplicação móvel Braga Cool, cujo objetivo é dar a conhecer os melhores locais da cidade, já ocupa o primeiro lugar na App Store e na Play Store de pesquisas relacionadas com a cidade de Braga.

A App foi lançada há apenas dois meses e já está no primeiro lugar de pesquisas em países como Portugal, Brasil, Espanha, França e Estados Unidos.

Em comunicado, a Braga Cool, que além da aplicação funciona também com um blogue, refere ainda um crescimento de 33% entre setembro e outubro do interesse de norte-americanos nesta aplicação.

Já tínhamos ultrapassado o Booking e o TripAdvisor após o lançamento da app Lisboa Cool e este primeiro lugar nas pesquisas para Braga em diversos países significa que estamos a cumprir o nosso objetivo de tornar memoráveis os momentos na cidade”, comenta Júlia Vilaça, fundadora do projeto.

O Braga Cool faz parte do By Cool World, projeto de nasceu em Braga em 2013 e expandiu para Lisboa em 2014 com o Lisboa Cool, considerado um dos melhores blogues de viagem pela National Geographic este ano. o By Cool World também já chegou a Nova Iorque, com o New York Cool e “promete estar presente nas 30 cidades mais cosmopolitas do mundo”.

Qual a melhor rede social para o seu negócio?

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A rede social certa para o seu negócio pode fazer a diferença. Todos os dias nascem plataformas novas cada vez mais viradas para as empresas e para os seus clientes. As redes sociais já não são apenas de domínio pessoal, passaram para o profissional.

Catriona Pollard, autora de “From Unkown To Expert”, explica no seu livro qual a estratégia para ajudar os empresários a desenvolver ferramentas efetivas para relações públicas e redes sociais.

Segundo a autora, tudo depende dos objetivos da empresa e da audiência. Pense no que quer atingir através das redes sociais. Pode ser para obter feedback dos seus clientes, partilhar informação sobre o seu negócio ou falar diretamente com os seus clientes.

Facebook e Twitter: Crie relação com os clientes e encontre boas fontes de informação

Se quer construir a sua presença na comunidade ou chegar ao maior número de pessoas possível, o Facebook pode ajudar. Apesar de perder popularidade entre os mais jovens, mais de 70º% dos adultos participam ativamente e o Facebook mantém-se, de longe, a rede social mais ativa.

Para Pollard, esta rede social é uma grande plataforma no que toca à relação com os clientes e feedback.

“Ao ter mais seguidores, o seu negócio irá capitalizar ao enviar mensagens diretas ao seus seguidores”.

O Facebook também pode ser usado para redirecionar os clientes para o website através da partilha de posts de blogues/sites, ofertas mais recentes ou qualquer tipo de conteúdo que crie relações. Isto pode ser aumentado através de posts promocionais no Facebook juntamente com publicidade.

No que toca ao Twitter, Catriona Pollard, acrescenta que a rede do passarinho é “ótima para se conectar com outros influenciadores, ter acesso às notícias mais recentes e também promover as suas dicas sobre liderança e marca pessoal.”

No Twitter pode-se partilhar pequenos textos de 140 caractéres ou menos, bem como vídeos, imagens, links, sondagens, entre outros. Assim pode facilmente interagir com outros utilizadores através da utilização dos seus ursernames nos tweets.

O Twitter também pode servir para pesquisar e encontrar informação sobre um tópico, enquanto ao mesmo tempo pode delinear a sua audiência.

“Uma das melhores dicas para o Twitter é: mantenha-se no seu nicho, não tente ser tudo para todos. A plataforma encontra-se repleta de comunidades nas quais pode participar.”

LinkedIn: obrigatório para B2B

Criado estritamente para relações profissionais e networking, o LinkedIn é uma rede obrigatória para aqueles que querem investir no B2B com potenciais parceiros ou colaboradores. Os seus utilizadores estão em “modo profissional”, por isso é ótimo para networking entre pares ou obter informações específicas sobre a indústria.

“Ao criar a página da empresa, pode posicionar a sua empresa na sua indústria como empresa relevante e conectar-se com pessoas que podem ajudá-lo a construir a sua marca.” afirma Pollard.

Google+: uma opção diferente

Já o Google+, a rede criada pelo Google para fazer frente ao Facebook, apesar de ter começado de forma lenta e sob algum protesto, tem vindo a ganhar o seu espaço, atualmente conta com 550 milhões de utilizadores.

Como empresa, o Google+ aconselha que se pense no conteúdo a ser partilhado na rede em termos de otimização de motores de busca (Search Engine Optimization em inglês, SEO), um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, através do uso de palavras-chave selecionadas no conteúdo de forma que este fique melhor posicionado nos resultados de pesquisa.

Pinterest e Instagram para empresas visuais e criativas

Se se encontra numa indústria extremamente visual com clientes que se expressam através de imagens, então o Pinterest encaixa perfeitamente. No entanto, pode também funcionar em áreas que não sejam consideradas visuais à primeira vista.

Pense no seu cliente e nos seus interesses. O Pinterest é mais popular entre mulheres, por isso essa pode ser a rede caso seja esse o seu alvo.

“O Instagram é só sobre o visual. É ótimo para negócios B2C ou para aquelas empresas com elementos criativos”, diz Catriona Pollard.  O Instagram implica utilizar alguma mestria nas fotografias e com o uso dos hashtags pode conseguir mais seguidores mais rápidamente.

Para os empreendedores que se querem divertir ou que têm um trabalho mais estético ou visual, Pollard afirma que o Instagram é a ferramenta ideal.

Há imensas redes sociais por onde escolher. Escolha a que mais se adequa ao seu negócio e invista tempo e dinheiro numa estratégia de marketing e comunicação desenhada para cada rede social.

Presidente diz que Cabo Verde precisa de “formas criativas” de financiar a economia

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Jorge Carlos Fonseca tomou posse como novo presidente de Cabo Verde.

 

Jorge Carlos Fonseca tomou, esta quinta-feira, posse, renovando o mandato como presidente de Cabo Verde. No seu discurso, o chefe do Estado considerou que o país precisa de encontrar “urgentemente formas criativas” de financiar a economia.

“É preciso encontrar urgentemente formas criativas de financiar a economia, através de novas instituições e instrumentos que completem a oferta bancária e facultem ao empresariado nacional o acesso às áreas de maior potencial na nossa economia, como o turismo, e estimulem a criação de startups nas áreas tecnológicas”, disse, apontando como objetivo o “crescimento económico inclusivo e sustentado”.

Ainda assim, Jorge Carlos Fonseca lembrou os entraves do “endividamento público, as restrições orçamentais e o financiamento da economia”.

Por outro lado, o presidente disse ser “essencial” que “o investimento público se transforme efetivamente em fator de apoio real ao crescimento económico e ao emprego”.

“E nessa perspetiva, todo o investimento público em infraestruturas deve ser rigorosamente analisado em termos da sua oportunidade face à escassez de recursos.”

Jorge Carlos Fonseca apontou, ainda, à política externa, considerando que “deve orientar-se para a busca de soluções inovadoras que permitam desbloquear os grandes problemas da economia cabo-verdiana”.

Recorde-se que Jorge Carlos Fonseca foi reeleito a 2 de outubro, com 74% dos votos, tendo tomado posse numa cerimónia na Cidade da Praia. Do lado português, o ex-presidente Ramalho Eanes foi o representante.

Presidênciais EUA: Hilary vence último debate, mas por pouca margem

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O ultimo frente-a-frente antes das eleições presidenciais americanas decorreu esta quarta feira em Las Vegas, nos Estados Unidos. Em debate estiveram tópicos importantes para a democracia americana como o controlo de armas, o Supremo Tribunal, Rússia, a economia entre outros.

Apesar de Hillary Clinton ter dominado neste último frente-a-frente com Donald Trump com uma margem de 13 pontos percentuais, esta foi a pontuação mais baixa dos três debates. Segundo a sondagem da CNN,  52% dos inquiridos atribui a vitória do debate a Clinton, contra 39% que dão a vitória a Trump.

Depois do primeiro debate a 26 de setembro, 26% escolheu Trump enquanto que 62% dos inquiridos optou por Clinton, uma vitória de 35 pontos percentuais. No debate de 09 de outubro a diferença diminuiu 23 pontos, ficando a candidata democrata com 57% e o republicano com 34%.

Dos telespectadores que seguiram o debate pela CNN, em Las Vegas, no estado do Nevada, 50% respondeu que Hillary Clinton pode gerir melhor a economia norte-americana, enquanto que 49% considera que Donald Trump seria melhor administrador na pasta da emigração. 47% dos espectadores determinou que Trump foi mais sincero, já 46% considerou Clinton mais franca.

De acordo com uma estatística do site Politico, Hillary falou 40 minutos, Trump 34 e Wallace 15. Trump interrompeu Wallace 30 vezes e Hillary 37. A candidata democrata foi mais respeitadora, tendo falado por cima de Wallace 17 vezes e apenas cinco por cima de Trump.

A ORC realizou a sondagem para a CNN depois do debate terminar. A sondagem, que contou com uma amostra de 547 entrevistados, tem uma margem de erro de 4%.

“Se queres ser bem-sucedido nos negócios, precisas de saber gerir e liderar pessoas” – Brad Sugars

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Em entrevista à PME Magazine, Brad Sugars, fundador e presidente da ActionCOACH, a empresa número um do mundo em coaching de negócios, fala sobre o ecossistema empresarial português e a liberdade financeira na reforma. Brad Sugars regressa a Lisboa para o Business Excellence Forum & Awards (4 e 5 de novembro) para três apresentações sob os temas “Como tirar o máximo partido do seu negócio”, “Como garantir o caminho para a liberdade financeira” e “Como ter um negócio que funciona sem si”.

PME Magazine: É terceira vez que visita Portugal em dois anos. Como é que vê o ecossistema empresarial português atualmente? Melhor do que o ano passado?

Brad Sugars: Eu adoro Portugal, é sempre um prazer voltar. No que diz respeito ao mercado empresarial comparado com o ano passado, a nossa equipa na ActionCOACH cresceu, os nossos clientes cresceram em dimensão, receitas e rentabilidade, existem sinais reais de uma recuperação económica no segmento das PME. O mercado do turismo está a crescer exponencialmente, a Portugal teve um excelente desempenho quer no Campeonato da Europa, quer nos Jogos Olímpicos e viu recentemente um antigo Primeiro-Ministro a ser eleito Secretário Geral das Nações Unidas.

PME Mag.: Tem seguido de perto alguma empresa das empresas portuguesas?

B. S.: Infelizmente não, sigo sim a atividade dos Business Coaches Portugueses, e tive conhecimento de uma empresa portuguesa que já foi considerada um caso de sucesso na economia global. Excelente trabalho!

PME Mag.: Uma das suas apresentações nos BEFA será sobre como ter Liberdade financeira. Qual é o segredo?

B. S.: Fazem-me muitas vezes essa pergunta. Na verdade, penso que a reforma tem tudo a ver com liberdade financeira. Enquanto que muitas pessoas pensam que a reforma é uma consequência da idade, eu vejo a reforma como uma forma de garantir rendimentos de diferentes investimentos, seja através do Mercado imobiliário, empresas ou ações na bolsa de valores. Na minha opinião, essa liberdade financeira pode ser alcançada num curto período de tempo, desde que respeitemos o ciclo económico de cerca de 10-15 anos.  Tenho 44 anos e considero que eu e a minha família somos financeiramente independentes. Tenho várias participações em diversas empresas porque gosto de comprar, melhorar e vender.

PME Mag.: Qual a pergunta que os líderes mais fazem e como é que responde?

B. S.: Ainda bem que me faz essa pergunta. Durante anos, uma das minhas empresas favoritas, a ActionCOACH, ficou classificada diversas vezes no ranking 50 no mercado do franchising. E muitas vezes fazem-me essa questão, que vai ser o tema do meu próximo livro. No final deste ano, início de 2017, vai ser lançado o meu novo livro que é baseado nos princípios que eu tenho ensinado nos últimos 2 anos, na minha série de seminário “Billionaire in training”. Tem tudo a ver com a construção de riqueza.

PME Mag.: A internet é a resposta para o sucesso das empresas?

B. S.: Tendo em conta que hoje em dia vivemos numa época em que a economia é global, utilizar a internet é um fator crítico do sucesso. A internet e a economia global têm-nos dado casos de sucesso como a Booking.com; AirBNB, Uber, Facebook entre outros.

PME Mag.: Qual é o segredo para uma negócio organizado e auto sustentável?

B. S.: Não lhe vamos chamar segredo, mas sim vários fatores críticos do sucesso. Diversos autores já escreveram livros sobre o tema, incluindo eu próprio na minha série “Instant” que escrevi há já alguns anos. Se queres ser bem-sucedido nos negócios, precisas de saber gerir e liderar pessoas. Por outro lado, precisas de construir sistemas e processos para as pessoas usarem, de forma a prestarem um bom serviço aos seus clientes. O ponto de partida são obviamente os princípios base da gestão, como por exemplo o que não é medido, não pode ser melhorado, e também começar com o fim em mente, que será como reverter a lógica do ponto de partida. Estes são apenas alguns exemplos.

TAP autoriza compra de viagens intercontinentais só de ida

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Já pode comprar viagens intercontinentais só de ida para voos a partir de 15 de novembro.

 

Desde esta quarta-feira que a TAP está a autorizar a possibilidade de se comprarem viagens intercontinentais só de ida.

Em comunicado, a companhia aérea refere que a mudança já está ativa para viagens a partir de 15 de novembro, o que permite aos passageiros “fazer a reserva das suas viagens para destinos intercontinentais com total liberdade de escolha de datas e tarifas”.

A empresa adianta que a medida faz parte da “nova política comercial da TAP”, que passa por oferecer “opções tarifárias mais competitivas” e adequadas às necessidades de viagem.

Talksdesk pode ser a próxima startup unicórnio portuguesa

Empresa portuguesa dedicada a software de call centres pode ser a próxima startup unicórnio com selo português.

 

A portuguesa Talkdesk integra a lista “Next Billion-Dollar Startups”, elaborada pela revista Forbes, estando por isso perto de ser a próxima startup unicórnio em Portugal e de ser avaliada em mil milhões de dólares.

Atualmente sedeada em São Francisco, a Talkdesk é liderada por Tiago Paiva, que integra o rakind “30 Under 30” da revista norte-americana Forbes.

Em conjunto com a outra cofundadora, Cristina Fonseca – que atualmente mantém-se apenas como sócia -, foram destacados pelo empreendedorismo tecnológico.

Especializada no desenvolvimento e venda de software para call centres, a Talkdesk conta, atualmente com 1200 clientes e deve fechar o ano com receitas de 30 milhões de dólares.

Até agora, a única startup unicórnio portuguesa é a Farfetch, avaliada em mil milhões de dólares em março de 2015, na sequência de uma ronda de investimento.

Seedrs abre escritório em Berlim

Além da abertura do novo escritório, a Seedrs está a recrutar para Lisboa.

 

A plataforma europeia de equity crowdfunding Seedrs anunciou a abertura de um escritório em Berlim, capital da Alemanha, para o fomento das relações entre startups da Alemanha, Áustria e Suíça.

A empresa já conta com um escritório em Lisboa para desenvolvimento de software, estando também presente em Londres, Nova Iorque e, mais recentemente, Amesterdão.

Em comunicado, a plataforma anunciou, ainda, estar a reforçar a sua equipa de Lisboa, com vagas para os cargos de Financial Controller e Design Director.

“A presença na Alemanha é um passo importante, por nos permitir trabalhar nos três países e ajudar a atingir o objetivo de tornar a Seedrs num player mundial de financiamento de startups e de crescimento de empresas em toda a Europa”, considera Carlos Silva, co-fundador e presidente da Seedrs.

Esta é a maior plataforma de equity corwdfunding europeia, abrindo a possibilidade a qualquer pessoa de investir em ações de novas empresas, PME e startups.

Até final de 2015, a plataforma contou com mais de 340 negócios provenientes de 24 países, para os quais foram angariados investimentos de 94 milhões de dólares, de investidores de 75 países.

Arábia Saudita diz que excesso de produção de petróleo acabou

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Ministro do Petróleo assegura que em breve haverá equilíbrio entre oferta e procura.

 

O ministro saudita do Petróleo, Khalid al Falih, disse acreditar que o excesso de produção de petróleo chegou ao fim e que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) deverá conseguir o reequilíbrio do mercado em breve.

Em entrevista ao Houston Chronicle, na sequência da sua visita aos Estados Unidos, o governante afiançou que o maior produtor de petróleo do cartel irá nivelar a oferta com a procura em breve.

“Temos apenas de aguentar o excesso de reservas durante algum tempo até que o sistema recupere”, disse.

No passado dia 28 de setembro, a OPEP chegou a acordo para limitar os níveis de produção, de forma a subir os preços da matéria prima, em queda desde 2014.

O último relatório da OPEP, do mês de setembro, refere que o cartel bateu o recorde de produção com mais de 33 milhões de barris por dia.

Contudo, o governante reforçou que desta vez o cartel não irá estabelecer nenhuma meta para a subida do preço do petróleo.

“As ferramentas que a OPEP usou no passado, com o objetivo de atingir um preço específico, nem sempre funcionaram a longo prazo. Criam perturbações no mercado que acabam por prejudicar os produtores e os consumidores”, defendeu.

O ministro assegurou, ainda, que a Arábia Saudita não irá aumentar a produção de petróleo. Contudo, algumas notícias dão conta de que o país pode aumentar a produção de 10,2 milhões de barris por dia para 11 milhões, de forma a poder competir com o Irão.