Sexta-feira, Maio 2, 2025
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“Esperamos encontrar empresas inovadoras, modelos inspiradores e criadores de novas soluções” – Rosário Marques

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Em entrevista à PME Magazine, Rosário Marques, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana fala sobre o que espera das empresas que irão participar nos  Business Excellence Forum & Awards – BEFA e as iniciativas promovidas pela Câmara para dinamização e visibilidade das empresas e empresários em Portugal e na Colômbia.

PME Magazine: Porquê que se associaram aos Business Excellence Forum & Awards?

Rosário Marques: É com um enorme prazer e honra que a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana se associa a eventos que promovam e premeiam as empresas portuguesas e seus empresários. É de extrema importância dar a conhecer o que de melhor se faz em Portugal e mostrar ao público esse reconhecimento.

PME Mag.: O que espera encontrar nas empresas participantes?

R. M.: Esperamos encontrar empresas inovadoras, modelos inspiradores e criadores de novas soluções para o tecido empresarial português.

PME Mag.: Em que sentido estas iniciativas de reconhecimento estimulam o crescimento das PME?  

R.M.: Acreditamos que este tipo de iniciativas são uma mais valia extremamente importante que se reflecte no posicionamento das empresas no mercado e no fortalecimento da sua imagem perante os seus clientes e parceiros de negócios, acabando por contribuir para o desenvolvimento das mesmas.

PME Mag.: Concordam de que é necessário haver mais apoio e reconhecimento para as pequenas e médias empresas?

R. M.: Sem dúvida. As PME são o grosso do tecido empresarial português e sobre as quais se sustenta a maior parte da economia nacional. Quanto mais as PME crescerem, se desenvolverem, obterem reconhecimento e notoriedade maior será o retorno financeiro para a nossa economia.

PME Mag.: As Câmaras de Comércio devem ter uma presença mais ativa na vida das PME?

R.M.: Claro que sim e todos os dias trabalhamos nesse sentido. O conhecimento que as Câmaras de Comércio têm nos mercados onde operam, quer a nível empresarial, fiscal, legal, etc, são facilitadoras em aspectos que os empresários desconhecem e que são fundamentais, principalmente num processo de internacionalização.

Podem lhes fornecer um aconselhamento estratégico nas suas apostas comerciais, uma vez que conhecem a realidade dos países em causa e as suas necessidades, e o contacto com outros parceiros que de outra forma, na maioria das vezes, é muito complicado de obter.

PME Mag.: Quais as iniciativas promovidas pela Câmara de Comércio Luso Colombinana nas comunidades empresariais portuguesas nos países que representam?

R.M.: A CCILC desenvolve variadas iniciativas quer na Colômbia quer em Portugal para empresários colombianos. Promovemos atividades a um nº de pessoas mais alargado como o caso da realização de conferências, feiras, seminários, congressos, nos quais se divulga as potencialidades e as características dos países e se permite fomentar o contacto entre os empresários presentes.

Como foi o caso agora da presença na ExpoCamacol, em Medellín. A maior feira do setor da construção da América Latina, em que Portugal foi o país convidado através da Câmara, e na qual estivemos presentes com uma comitiva de varios empresários portugueses.

Realizamos missões empresariais de empresários portugueses à Colômbia e empresários colombianos a Portugal, organizamos reuniões de negócios e de agendas de acordo com os objectivos de cada empresário de modo a potenciar ao máximo a sua visita aos parceiros estratégicos, maximizando os seus tempos de viagem.

PME Mag.: Quais as medidas de incentivo que devem ser aplicadas as PME?

R. M.: Em termos de medidas no mercado nacional, consideramos de extrema importância uma maior facilitação na obtenção de liquidez, seja pela obtenção de crédito seja pela redução dos custos, como por exemplo, a implementação da medida do IVA de caixa, matéria que muitas vezes é o suficiente para estrangular uma micro ou PME.

Em termos de mercados globais, o incentivo deveria se focar em promover e facilitar a internacionalização das empresas, procurando obter (através de acordos bilaterais ou outra forma de negociação) uma maior abertura dos mercados estrangeiros, diminuindo alguma da burocracia e taxação excessiva, que muitas vezes “mata” os processos na sua origem, tal é o seu peso.

PME Mag.: As Câmaras de Comércio promovem o investimento e oportunidades de negócio entre países. O que é necessário para que haja boas práticas empresariais entre as empresas portuguesas e o país representado pela Câmara?

R. M.: O essencial é que as empresas portuguesas conheçam como o mercado e os empresários colombianos funcionam e trabalham, são culturas bastantes diferentes e o desconhecimento de aspectos tão simples como a cordialidade do cumprimento podem ser prejudiciais.

Devem conhecer a sua cultura, os aspectos principais das cidades/zonas onde querem investir, estudarem bem que possíveis parceiros existem e que potenciais concorrentes, assegurar que têm algum/médio conhecimento da língua falada e escrita, terem a noção da dimensão do país e da distância de Portugal, entre outros aspectos.

Galp aumentou produção de petróleo em mais de 60%

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Galp divulgou atualização de operações do terceiro trimestre.

 

A Galp Energia aumentou a produção de petróleo (net entitlement) em 62,8% no terceiro trimestre deste ano, segundo a atualização de atividades divulgada pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A energética dá conta de que o aumento fica a dever-se à entrada em ação de duas novas unidades no Brasil, nomeadamente em Maricá e Saquarema, o que fez subir a produção para 150 mil barris por dia e capacidade máxima.

A produção net entitlement é a que a empresa tem direito após o pagamento de imposto em espécie.

Ao todo, a produção de petróleo subiu 62,1% para 74 mil barris por dia de petróleo e gás natural.

Já as vendas de gás natural caíram 8,4%, muito devido à contração registada nos mercados internacionais e às oportunidades de arbitragem.

Por seu turno, as vendas a clientes diretos subiram 1,8%.

Entrevista a Beatriz Rubio (áudio)

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Beatriz Rubio, CEO da Remax Portugal, abriu o livro à PME Magazine e é figura de destaque da edição de outubro da nossa revista. Oiça aqui a entrevista completa à empresária espanhola.

 

Orçamento de Estado 2017 será apresentado esta sexta-feira

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Após 10 de horas de reunião, a proposta do Orçamento de Estado 2017 será apresentada esta sexta-feira, pelo ministro das Finanças, Mário Centeno após a sua entrega formal na Assembleia da República.

 O comunicado com apenas três linhas foi enviado às redações às 20h40 e diz que o governo aprovou a Proposta de Lei, o relatório do OE, as Grandes Opções do Plano e o Quadro Plurianual de Programação Orçamental.

As linhas gerais da proposta de OE 2017 foram apresentadas aos partidos pelo ministro das Finanças na quarta-feira na Assembleia da República. No final dessa série de reuniões, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, afirmou que até à aprovação final do Orçamento do Estado (OE) todo o tempo é de “negociação” com os partidos que viabilizam o Governo, mas garantiu que, em 2017, a carga fiscal vai baixar.

A proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2017 vai ser discutida na Assembleia da República na generalidade a 03 e 04 de novembro e o debate na especialidade em plenário ficou marcado para os dias 24, 25 e 28 de novembro. Segundo o calendário fixado em conferência de líderes, a 29 de novembro será o encerramento do debate e a votação final global da proposta do Governo de Orçamento para o próximo ano.

Sonae MC procura futuros líderes do retalho

A Sonae MC apresenta o Future Leaders@Retail, um programa de Gestão e Liderança para jovens talentos, cujo objetivo é captar interna e externamente os futuros líderes do retalho moderno, garantindo aos participantes um conhecimento integrado das áreas core do negócio e a possibilidade de integração numa das maiores empresas a nível nacional.

Este programa, remunerado e de desenvolvimento acelerado para profissionais do retalho, pretende sustentar o crescimento do negócio para, através da captação de recém licenciados, pós graduados ou mestres, gerar um fluxo de talento ajustado às necessidades presentes e futuras da Sonae MC.

O período de candidaturas para a 1ª edição do Future Leaders @Retail decorreu entre os meses de julho e agosto e a Sonae MC recebeu 435 candidaturas, das quais 159 foram colaboradores identificados internamente. O processo de recrutamento e seleção, onde as equipas da Sonae MC investiram já cerca de 263 horas, é rigoroso e passa por pitchs individuais, entrevistas presenciais e dinâmicas de grupo. Após esta triagem, 40 finalistas foram apurados para integrar o programa e no passado dia 10 de outubro, acolheram os participantes num Welcome Day.

O programa tem a duração de 9 meses, equivalentes a 198 dias de formação, dos quais 40 são de formação em sala, 143 de formação on-the-job e 15 destinados a atividades de network, mentoring e preparação do Challenge Project. Os participantes têm uma média de idades de 27 anos e vão poder aprender com quadros superiores da Sonae MC em áreas como Marketing, Logística, Operações e Comercial.

Para Isabel Barros, diretora de Recursos Humanos da Sonae MC “através do Future Leaders @ Retail queremos apostar no talento dos jovens, potenciar aprendizagens, experiências, desenvolvimento pessoal e profissional e, sobretudo, contribuir para a construção de carreiras de sucesso dentro da Sonae MC. Estamos a construir o futuro do retalho moderno e para isso procuramos jovens com ambição e vontade de marcar a diferença”, explicou a responsável.

As candidaturas para a 2.ª edição decorrerão em outubro e novembro e o arranque do programa está previsto para o início do próximo ano.

Para mais informações Aqui.

Festival NewCo chega a Portugal

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Portugal recebe pela primeira vez o NewCo, o festival norte-americano das empresas que existem para melhorar o mundo.

Uma empresa NewCo é uma organização que existe para além dos seus objetivos financeiros. Assume uma missão que, das mais variadas formas, contribui para um mundo melhor. Por isso, a NewCo criou festivais em que estas organizações partilham a sua visão e experiência, inspirando outras a deixarem um impacto positivo na vida das cidades e, por último, das pessoas. Os festivais NewCo já percorreram as principais cidades norte americanas e algumas europeias. Agora, chega a Portugal.

NewCo Portugal 2016 arranca a 3 de novembro em Leiria, visitando depois as cidades de Lisboa, Faro, Porto e Braga. Durante o mês de novembro, dezenas de empresas e instituições vão abrir portas e partilhar a sua visão inovadora dos modelos de gestão. Estas organizações provam que é possível manter uma atividade sustentável economicamente, mesmo quando o propósito dessa atividade é adicionar valor à sociedade.

O evento, orientado pela NOVA School of Business and Economics e patrocinado pela MINI, promove uma série de visitas a empresas e organizações baseadas em missão. No seu próprio local de trabalho, os fundadores e executivos dessas organizações, vão partilhar as suas experiências e modelos de gestão no sentido de cumprir o seu propósito empresarial – a missão. É o caso da Uniplaces, EGEAC, Topdox ou Seedrs, algumas das organizações já confirmadas no NewCo Portugal 2016.

O festival dirige-se a empreendedores, investidores, profissionais liberais, estudantes, no fundo, a todos quantos tenham interesse nas novas dinâmicas empresariais. É um formato inovador, em que os participantes poderão selecionar quatro empresas/organizações, dentro dos quatro horários disponíveis. Em todas as cidades, têm ainda a possibilidade de se deslocarem de um local para outro num automóvel MINI. À semelhança de um festival de música, podem escolher quem mais gostariam de ouvir.

O movimento NewCo (New Company) foi criado na Califórnia, EUA, em 2012, por John Battelle, cofundador da revista WIRED, com o objetivo de destacar a nova geração de empresas. Nas palavras de John Battelle, uma NewCo “assume a missão de mudar o mundo para melhor”, é para isso que existe. E este é o ponto de partida para um número cada vez maior de organizações que Battelle identifica como “um grupo de pessoas que se junta para criar algo que adiciona valor à sociedade”.

O festival NewCo foi trazido para Portugal pelo empresário dinamarquês, Jesper Carvalho Andersen, em parceria com a imatch Creative Collaboration. Na sua opinião, “Este é o timing perfeito para um Festival NewCo em Portugal. As startups e o turismo, geram uma dinâmica inovadora, liderada por uma geração que valoriza a missão como propósito empresarial”.

Os participantes, poderão adquirir bilhetes para uma das cidades, ou várias, selecionando as empresas que mais lhes interessam, dentro dos quatro horários disponíveis. O NewCo Portugal está também aberto a empresas que queiram participar na qualidade de anfitriãs, desde que cumpram os requisitos do festival:

1) Têm uma missão para criar valor e gerar impacto positivo
2) Usam a inovação para incrementar a sua vantagem competitiva.
3) Utilizam práticas de gestão e de trabalho inovadoras
4) Integram-se e criam sinergias com o ecossistema local, com as comunidades e com a cidade.
Durante o dia do evento, os participantes podem incluir no seu bilhete, o transporte com a MINI Portugal para a deslocação entre as empresas. Desta forma, aproveitam a oportunidade para realizar um test drive num dos automóveis da marca.

O registo e a aquisição de bilhetes podem ser feitos na página da NewCo Portugal ou MINInewscofestival .

 

Novabase vende negócio à Vinci por 38 milhões

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Novabase chegou a acordo com a Vinci para a venda da Infrastructures & Managed Services.

 

A Novabase anunciou, esta quinta-feira, ter celebrado um contrato de venda do negócio da Infrastructures & Managed Services (IMS) à francesa Vinci Energies por 38,365 milhões de euros.

Segundo o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a operação de venda será concretizada nos próximos meses, estando sujeita à verificação de condições, devendo o valor ser pago na data da conclusão da transação, sujeito a possíveis ajustamentos.

A empresa portuguesa adianta que a IMS conta com 400 colaboradores, resultando este negócio da compra da atividade em Portugal da General Electric IT Capital Solutions em 2003. O volume de negócios passou então de 33 milhões de euros para os 104 milhões de euros em 2015.

A operação será feita através da venda de ações representativas da totalidade do capital social da Novabase IMS – Infrastructures & Managed Services, bem como de duas novas sociedades para as quais será transferido o negócio IMS, atualmente desenvolvido pela Novabase Digital TV.

As duas empresas estabeleceram, ainda, uma parceria para a promoção das respetivas soluções nos mercados em que operam.

Portugal é “país parceiro” da Feira Internacional de Macau

 Feira Internacional de Macau conta com mais de 1600 stands de mais de 50 países.

Portugal será o “país parceiro” na edição deste ano da Feira Internacional de Macau (MIF, sigla em inglês), que decorre de 20 a 22 de outubro, pelo que será apresentado como “plataforma atlântica” para investimentos na Europa.

Em comunicado, a MIF refere que estreia, nesta 21.ª edição, a figura do “país parceiro”, que terá direito a um pavilhão temático na entrada do espaço, ao lado do pavilhão da “cidade parceira”, que este ano será Pequim.

Segundo o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), que organiza a feira, haverá ainda uma “exposição de produtos e serviços” dos países lusófonos, bem como um pavilhão para mostra e venda de produtos dos países de língua portuguesa.

No ano passado, Portugal contou com 120 empresas e um total de 133 entidades lusas representadas na MIF, a maior representação portuguesa de sempre.

Para este ano, a feira terá a participação de mais de 50 países e regiões num total de mais de 1600 stands.

No programa da feira consta ainda um seminário organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), dedicado ao tema de Portugal como “plataforma atlântica” para investir na Europa.

Gabriela Figueiredo Dias será nova presidente da CMVM

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Atual vice-presidente da CMVM sucede assim a Carlos Tavares.

 

Gabriela Figueiredo Dias, até agora vice-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), será agora a nova presidente do regulador dos mercados.

Segundo a edição online do Jornal de Negócios, a escolha do Governo para a substituição de Carlos Tavares recaiu na sua atual vice-presidente, depois aquele ter terminado, a 15 de setembro de 2015, o seu mandado como presidente da CMVM. Desde essa altura que Carlos Tavares aguardava a nomeação do seu sucessor.

Licenciada em Direito, Gabriela Figueiredo Dias começou a sua atividade profissional como advogada, tendo entrado para a CMVM em 2007 como assessora dos Assuntos Internacionais e Política Regulatória. De 2008 a 2010 foi diretora-adjunta do Departamento Internacional e da Política Regulatória e, até 2012 foi diretora-adjunta do Departamento de Mercados, Emitentes e Informação.

Entre setembro de 2012 e fevereiro de 2013 foi diretora desse mesmo departamento, ocupando depois o cargo de assessoria do Conselho de Administração da CMVM até julho de 2015, altura em que assumiu a vice-presidência da entidade.

Desde 1990 que é também docente universitária, passando pelaUniversidade Moderna do Porto, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Universidade Católica Portuguesa, entre outras.

ISEG, APQ e câmaras de comércio no júri BEFA

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O ISEG, a Associação Portuguesa de Qualidade e quatro câmaras de comércio compõem o painel de júri dos prémios Business Excellence Forum & Awards (BEFA), organizados pela ActionCOACH Portugal. As candidaturas estão abertas até ao dia 23 de outubro.

Pedro Madeira Rodrigues, representante da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, Maria Eduarda Godinho, presidente da Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa, Eduardo Serra Jorge, representante da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, Rosário Marques, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana,  António Pires, presidente da APQ, e José Veríssimo, professor e responsável pelo marketing e relações externas do ISEG compõem o painel de júri.

Maria Godinho, presidente da Câmara de Comércio Luso-Belga Luxemburguesa (CCLBL),  considera que faz todo o sentido associarem-se a esta iniciativa de reconhecimento.

“Entendemos que as PME constituem grande parte do tecido empresarial português, predominando as microempresas, segundo os dados da Comissão Europeia. Sendo as PME responsáveis por grande parte do volume de negócios em Portugal, entendemos que devem ser incentivadas através de prémios como este.”

A responsável espera que este evento dê visibilidade às empresas participantes e defende que as câmaras de comércio devem ter um papel mais ativo na vida das PME: “Entendemos que devemos ter junto das PME, mas também junto das grandes empresas, universidades e câmaras municipais um papel ativo e em geral na sociedade, que está em constante mutação.”

Para Maria Godinho, são necessárias medidas de incentivo às PME que dêem “maior visibilidade, orientação, formação e consultoria. Devia ser dado acesso a PME, a empresas e universidades, com grande conhecimento, que permitisse a partilha de conhecimentos de gestão e experiência.”

Já António Pires, presidente da APQ, espera encontrar “exemplos de boas práticas que sejam inspiradores para outras empresas em geral e para as empresas associadas da APQ em particular.”

“As PME dispõem de menos recursos do que as grandes empresas, o que se traduz em menos oportunidades para aprender através de meios formais. O conhecimento de boas práticas e a troca de experiências constitui uma forma mais acelerada e informal de aprendizagem”, sustenta.

Acrescenta que é necessário que haja mais apoio às PME, “desde que os apoios sejam bem dirigidos e aplicados e os reconhecimentos sejam feitos através de critérios sólidos e reconhecidos, capazes de promover a inovação e a aprendizagem organizacional.”

Os BEFA acontecem nos dias 4 e 5 de novembro no Hotel Marriott, em Lisboa, estando a entrega de prémios agendada para o jantar de gala do dia 4.

As categorias a prémio são: melhor cultura empresarial, melhor impacto na comunidade, melhor campanha de marketing, melhor empresa sem fins lucrativos, empresa mais inovadora, jovem empreendedor do ano (menos de 35 anos), empreendedor do ano, empresa com crescimento mais rápido, CEO do ano e melhor empresa do ano. Em todos os prémios existe a distinção para empresa com menos de dez colaboradores e com mais de dez colaboradores.

Decorrerão, ainda, seminários temáticos com a participação de oradores internacionais de negócios, tais como, Shweta Jhajharia, a business coach oradora na maior feira empresarial do Reino Unido (The Business Show), Paul Dunn, orador no TEDx por quatro vezes, autor de sucesso e presidente da organização B1G1 (Business for Good), Brad Sugars, guru do coaching de negócios, Carla Carvalho Dias, especialista em cultura de serviço ao cliente, Rogério Carapuça, ex-chairman da Novabase e atual presidente da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações e Richard Maloney, mental coach australiano que já trabalhou com várias equipas desportivas e agora aplica essas técnicas às empresas.