Quarta-feira, Maio 7, 2025
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Vendas a retalho aumentaram 1,6% na zona euro

Subida das vendas a retalho registada face a junho de 2015, diz o Eurostat.

 

As vendas do comércio a retalho subiram 1,6% na zona euro no mês de junho, face ao mesmo mês de 2015. Já em relação a maio, a variação foi nula.

Segundo dados do Eurostat, Portugal registou a maior subida em termos mensais, de 3,1%. Face a junho de 2015 a subida foi de 4,5%.

Já no conjunto dos 28 países da União Europeia (UE), as vendas a retalho subiram 2,4% em junho face ao período homólogo do ano passado, tendo subido 0,2% face a maio.

Roménia (16,2%), Lituânia (6,2%) e Espanha (5,8%) foram os países com maiores crescimentos face a maio. Em sentido contrário a Bélgica (-2,4%), Malta (-0,6%) e Áustria (-0,1%) registaram as variações mais negativas.

Sete passos para ter um site de negócios eficiente

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Ter um negócio passa, hoje em dia, por ter um site eficiente e com toda a informação disponível sobre o que você faz.

 

Independentemente de a sua empresa vender produtos ou serviços, a presença na internet é agora uma condição sine qua non no mundo dos negócios.

Sendo a apresentação online fundamental, Mônica Lobenschuss, fundadora da agência de redes sociais brasileira Social Lounge, revela à revista brasileira Exame sete passos para ter um site eficiente e amigo dos negócios.

 

Veja quais são:
1. Simplifique: não queira ter demasiada informação no seu site. Neste caso, menos é mais. Use uma linguagem clara e objetiva e invista num site que possa ser facilmente atualizado.
2. Escolha um layout apelativo: a aposta no visual do site é de capital importância. Escolha um layout que cative e que ajudem o utilizador a encontrar o que procura.
3. Crie interação: na gíria tecnológica chama-se um cal to action e, em traços gerais, significa criar algo com que o utilizador possa interagir. Por exemplo, a possibilidade de registo para receber uma newsletter. Assim poderá, por exemplo, aumentar a sua base de dados.
4. Use SEO: Search Engine Optimization, em português otimização de motores de busca. Isto irá permitir-lhe melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca e assim tornar-se visível ao seu consumidor.
5. Ligue um blogue ao site: todos os sites que tenham conteúdos relevantes e pedagógicos associados são conseguirão mais facilmente fidelizar clientes.
6. Não se esqueça das redes sociais: crie no seu site ligações para as redes sociais e crie nelas uma comunidade onde poderá promover conteúdos cativantes sobre a sua área de negócio.
7. E do remarketing: esta é a melhor forma de alcançar pessoas que já viram o seu site. Tendo estes dados, é possível fazer campanhas especiais para determinada audiência e assim aumentar a possibilidade de vendas.

Corticeira Amorim com lucros de 35 milhões no primeiro semestre

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Lucros da Corticeira Amorim subiram 34% face a 2015.

A Corticeira Amorim terminou o primeiro semestre do ano com lucros de 35,1 milhões de euros, mais 34% do que no período homólogo de 2015.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa refere que as vendas atingiram os 334 milhões de euros, mais 8% face ao primeiro semestre do ano passado.

“Para este resultado foi importante o contributo do segundo trimestre (+9,5%), quando comparado com a performance dos três primeiros meses de 2016 (+6,3%). Esta evolução positiva foi suportada pelo efeito do volume de vendas, ocorrido em todas as unidades de negócio”, lê-se no documento.

Já o EBITDA (lucros antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) subiu 21,1% para os 65,9 milhões de euros.

A unidade de negócio Matérias-Primas subiu 7,8%, acompanhando o incfremento de atividade registada na unidade de negócio Rolhas.

Número de chineses online ultrapassou 700 milhões

Número de chineses online já representa mais de metade da população do país.

 

O número de cidadãos chineses ligados à internet ultrapassou os 700 milhões até junho desde ano.

Segundo o China Internet Network Information Center (CNNIC), o número de pessoas online na China subiu 3,1% desde o final de 2015 para 710 milhões, sendo que 92,5% acede à internet através de smartphones.

O número de utilizadores online na China representa mais de metade da população total do país (1.375 milhões).

Várias redes sociais, como o Facebook, o Twitter, Google, YouTube, ou ferramentas como a Dropbox estão banidas na China, mas o comércio online tem-se massificado.

Entretanto, o governo chinês está a promover um projeto designado “internet plus”, de forma a expandir a tecnologia da internet à indústria.

Teixeira Duarte ganha obra de 103 milhões de euros no Brasil

Construtora Teixeira Duarte firmou contrato com a Igreja Universal do Reino de Deus.

 

A Teixeira Duarte anunciou ter assinado um contrato com a Igreja Universal do Reino de Deus no Brasil, para uma obra no valor de 102,6 milhões de euros.

Segundo o comunicado da construtora, a obra tem um prazo de dois anos e surge na sequência de outros contratos já assinados em 2014 e 2015.

“Na globalidade, ou seja, incluindo o Contrato Parcial de Empreitada e os seus três Termos Aditivos, a empreitada ascende a um valor total correspondente, nesta data, a 128.419.555,32 euros”, acrescenta o documento.

Atividade económica da zona euro sobe em julho

Previsões indicavam que a atividade económica da zona euro iria abrandar.

 

A atividade económica da zona euro acelerou em julho ao ritmo mais elevado dos últimos seis meses, quando as perspetivas apontavam para que houvesse uma quebra.

Segundo a Markit Economics, o índice PMI, que mede a evolução da indústria e dos serviços da zona euro, subiu para 53,2 pontos em julho, mais do que os 53,1 pontos registados no mês anterior.

As previsões dos analistas apontavam para uma descida para 52,9 pontos.

Chris Williamson, economista-chefe da Markit Economics, refere que os dados mostram um cenário “especialmente encorajador, já que sugere que a região não foi muito afetada pelo voto a favor do Brexit [saída da União Europeia] no Reino Unido”.

O crescimento verificado foi especialmente impulsionado pela Alemanha, cujo PME se fixou em 55,3 pontos.

Por seu turno, Itália e Espanha viram o seu PMI abrandar, enquanto o de França manteve-se estável.

“A pesquisa ainda indica um crescimento trimestral modesto de 0,3% no início do terceiro trimestre. Este ritmo insuficiente de expansão alimenta, inevitavelmente, a especulação sobre o que o BCE pode e deve fazer para impulsionar o crescimento, e quando”, acrescenta o responsável.

Novo Banco e Mota-Engil vão vender Ascendi

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O Novo Banco e a Mota-Engil deverão formalizar em breve a venda da holding Ascendi Group, criada em 2010 para a gestão das concessões de autoestradas, à sociedade francesa Ardian.

A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, que adianta que a iniciativa surgiu da parte do Novo Banco, que herdou do BES a participação de 40% da Ascendi.

Inicialmente, estava prevista a alienação de 20 a 60% do grupo, mas tanto o Novo Banco como a Mota-Engil admite que a venda possa subir, acrescenta o Negócios. Um dos cenários é o Novo Banco vender 80% da participação, ficando a Mota-Engil com 20%.

O mesmo jornal adianta que a Ardian quererá fechar o negócio até final do mês.

Da parte do Novo Banco, o negócio insere-se no plano da entidade para alienar ativos não-estratégicos.

Contudo, alguns ativos da Ascendi poderão ficar de fora do negócio, nomeadamente a participação da Mota-Engil na Lusoponte, concessionária das duas travessias do Tejo.

Porto vai ter maior loja de turismo do mundo

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Maior loja de turismo será inaugurada a 27 de setembro, em frente à estação de São Bento, no Porto.

 

A Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) apresentou, esta terça-feira, o Porto Welcome Center, situado em frente à estação de São Bento, e que será a maior loja de turismo do mundo.

Com um total de 450 metros quadrados, a inauguração da loja está prevista para 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, tendo-se traduzido num investimento de 2,1 milhões de euros.

A TPNP garante que este será “o maior welcome center da Europa e do mundo, integrado na rede de 65 lojas interativas da Entidade.

O projeto insere-se na operação de regeneração urbana do Palácio das Cardosas e faz parte do projeto global de recuperação da baixa portuense e da valorização do centro histórico do Porto.

Esta nova unidade, acrescenta a TPNP, “distingue-se pelas valências tecnológicas e de informação: vídeos sobre a região e os 86 Municípios que a compõem; animação, mapas, textos e descrições, com visitas virtuais e animação 3D; aplicações para smartphones, entre outras tecnologias existentes na loja”.

Haverá ainda um espaço gourmet a cargo do chef Marco Gomes, com o objetivo de “afirmação da gastronomia e dos vinhos do Porto e Norte, enquanto produtos distintos”.

O comunicado acrescenta que o espaço terá a “maior mesa social interativa da Europa”, onde o turista terá acesso a “toda a informação por município: o que fazer, onde comer, onde dormir”.

Venda de automóveis desacelera em julho

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Venda de automóveis aumentou, mas sofreu uma quebra substancial face aos restantes meses do ano.

 

A Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) anunciou, esta terça-feira, que o mercado automóvel desacelerou consideravelmente no mês de julho, no qual se venderam em Portugal 18.772 veículos ligeiros e pesados, um crescimento de apenas 1,9%.

“Teremos de remontar a maio de 2013 para encontrar uma variação homóloga menor do que a registada no passado mês de julho”, refere a ACAP em comunicado.

Já nos primeiros seis meses do ano, foram vendidos em Portugal 156.522 veículos, um aumento de 15,7% em relação a igual período de 2015.

Em julho, foram vendidos em Portugal 15.639 automóveis ligeiros de passageiros, mais 0,6% do que no mês de julho de 2015, enquanto no acumulado entre janeiro e julho as vendas foram de 134.263 unidades, mais 15,5%.

Quanto aos comerciais ligeiros, foram vendidos 2.806 veículos em julho, mais 10,4% em termos homólogos. No total dos primeiros sete meses do ano, a venda foi de 19.419 unidades, mais 15,4% face ao mesmo período de 2015.

Já nos pesados de passageiros e de mercadorias a venda caiu 3% em julho, para 328 unidades. No total dos sete meses de 2016, vendeu-se 2.840 unidades, mais 25,7% do que no período homólogo de 2015.

Pessoas com mais de 40 anos só deviam trabalhar três dias por semana

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O estudo da Universidade de Melbourne conclui que trabalhar três dias por semana melhora funções cognitivas.

 

Os trabalhadores com 40 ou mais anos são mais produtivos se trabalharem cerca de 25 horas, por semana, o equivalente a três dias de trabalho.

Segundo o estudo do Instituto de Economia Aplicada e Investigação Social da Universidade de Melbourne, na Austrália, trabalhar cerca de 25 horas a partir dos 40 anos melhora a capacidade de memória.

O estudo foi feito com 3500 mulheres e 3000 homens, com diferentes níveis de escolaridade, e idades entre os 40 e os 69 anos.

“O trabalho pode ser uma faca de dois gumes, no sentido em que pode estimular a atividade cerebral, mas, ao mesmo tempo, longas horas de trabalho e alguns tipos de tarefas podem causar fatiga e stress, que podem afetar as funções cognitivas”, revela o estudo.

Os investigadores concluíram, por isso, que, “a partir da meia idade, trabalhar em part-time pode ser eficaz para manter a capacidade cognitiva”.

No final, os investigadores concluíram que trabalhar entre 25 a 30 horas por semana produz efeitos positivos sobre as capacidades cognitivas dos homens, enquanto nas mulheres o número baixa para entre as 22 e as 27 horas de trabalho por semana.