Quinta-feira, Maio 1, 2025
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Mais oportunidades de emprego no retalho e turismo no verão

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Entre junho e julho a Adecco registou um aumento superior a 50% no número de vagas de emprego disponíveis.

O verão ainda consegue agitar o mercado de contratações sazonais afetando principalmente a restauração, alojamento e transportes. Já a época de saldos, que antes justificava a contratação de mais funcionários, fica para trás.

“Na altura do verão, só a restauração e o turismo é que fazem mais contratações. No vestuário e calçado já não se faz”, afirmou ao Dinheiro Vivo Carla Salsinha, presidente da União das Associações do Comércio e Serviços de Lisboa, acrescentando que os saldos “são uma figura que já não permite que as pessoas aguardem para fazer as suas compras”, uma vez que o período de rebaixas tornou-se móvel e à vontade do comerciante.

A Adecco admite que “o mercado de emprego está a evoluir de forma bastante positiva, sendo que os meses de verão vieram acentuar esta tendência”. Só em junho e julho, a agência de recrutamento registou “um aumento do número de vagas em aberto superior a 50%”. 

Tendo em conta apenas as contratações sazonais, a empresa registou mais de 500 oportunidades de emprego, onde as empresas nos setores do retalho, hotelaria e grande distribuição lideram o maior número de contratações.

Os reforços de verão fazem-se especialmente nas grandes zonas de turismo, como o Algarve.

Alemanha: DHL com entregas em Smart a partir de setembro

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Como forma de diminuir os custos, a distribuidora alemã DHL vai passar a entregar as encomendas feitas pela Amazon em veículos de modelo Smart, a partir de setembro.

 

O teste começa em Estugarda, passando depois a cidades como Colónia e Berlim. O projeto Smart Ready to Drop vai ser o maior teste de sempre de entregas da DHL, que já realizou parcerias semelhantes com a Audi, grupo Volskwagen e a Volvo.

Graças à Connectivity Box, detetores instalados como equipamento nos Smart, o cliente vai poder usar uma aplicação no telemóvel para decidir os detalhes de entrega.

Com esta parceria, a distribuidora prevê perder menos encomendas e assim diminuir os custo das operações.

Pine Cliffs promove Algarve em Londres

O resort de luxo Pine Cliffs, em Albufeira, abre um pop up bar para promover o Algarve no centro de Londres com sabores muito portugueses.

 

Em parceria com o especialista em viagens Quintessentially Travel, o Pine Cliffs Beach Club bar foi criado para comemorar a reabertura do complexo depois de uma renovação milionária feita nos quartos e instalações, incluindo um spa.

pop up bar oferece uma vasta gama de bebidas que inclui vinhos portuguesas e a tão portuguesa cerveja Sagres. Os clientes têm ainda a oportunidade de participar num concurso onde podem receber uma estadia de sete noites no resort de luxo, com bilhetes de avião incluídos.

O Pine Cliffs Beach Club encontra-se em pleno centro londrino, mais precisamente na Canary Wharf’s Montgomery Square, estando aberto das 11 horas até às 23 horas durante todo o verão.

Grestel investe nove milhões em fábrica em Vagos

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A Grestel investe nove milhões de euros numa terceira unidade em Vagos que irá gerar 150 empregos e disparar a atual capacidade de produção.

A nova fábrica começou a ser construída em março, mas apenas ficará concluída em novembro. Segundo a exportadora, 98% da produção será para o estrangeiro, com os Estados Unidos a ocuparem a maior fatia do bolo com 70%.

Com a construção deste novo pólo operacional, surgirão mais de 150 postos de trabalho em Vagos, estando o início de atividade previsto para final deste ano. A nova fábrica deverá assim contribuir para a estimativa de crescimento de vendas, dos atuais 14 milhões para 20 milhões de euros no final de 2017.

A Grestel, liderada por Miguel Casal, foi fundada em 1998 e é especialista em loiças de forno, mesa e cozinha, fabricadas a grés fino. Emprega atualmente 320 pessoas.

No ano passado concluiu a remodelação e ampliação do pólo II, a maior unidade produtiva, com a integração de uma nova área logística, num investimento avaliado em 1,5 milhões de euros.

Facebook e Apple procuram oportunidades em Lisboa

O objetivo desta visita é dar a conhecer o melhor de Portugal, oportunidades de parceria e até investimento em empresas portuguesas.

 

Vários representantes de empresas tecnológicas líderes internacionais como Apple, Facebook, Twitter, Amazon, Airbnb e Square visitam Portugal entre julho e final de setembro para contactar com empreendedores, investidores e outros atores do contexto empreendedor nacional.

A Apple é a segunda empresa a visitar o país entre 28 e 29 de julho, seguida dos representantes da Amazon, que estarão em Portugal entre 29 e 31 de agosto. A equipa do Facebook visitará em Portugal no final de setembro.

O desafio foi lançado pela AICEP, na sequência do road show feito em abril pelos Estados Unidos. O road show passou por Nova Iorque e São Francisco, onde Miguel Frasquilho, diretor da AICEP, apresentou às grandes tecnológicas casos portugueses de sucesso como a Farfetch, Talkdesk, Feedzai e Uniplaces.

“Percebemos durante a viagem que havia um desconhecimento do que é Portugal em termos de indicadores de turismo, empreendedorismo e inovação. Lisboa e Portugal estão na moda, batem recordes e estão muito virados para os negócios”, explica Miguel Frasquilho ao Dinheiro Vivo.

Os custos são completamente suportados pelas empresas estrangeiras interessadas em conhecer Portugal e incluem reuniões entre os representantes das tecnológicas internacionais com incubadoras, aceleradoras, investidores e empreendedores, um pouco por todo o país.

Entre os associados à iniciativa da AICEP estão as incubadoras Startup Lisboa, Startup Braga, UPTEC, Instituto Pedro Nunes, a Beta-i e o fundo de investimento público Portugal Ventures.

“Temos expectativas de que estas tecnológicas possam, depois destas visitas, aumentar a sua presença em Portugal”, adianta Miguel Frasquilho, sublinhando que uma das possibilidades em cima da mesa é a abertura de uma loja de retalho da Apple no nosso país.

Concursos de obras públicas sobem 26% no primeiro semestre

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Barómetro das Obras Públicas regista aumento face ao primeiro semestre de 2015.

 

Os concursos para empreitadas públicas aumentaram 26% entre janeiro e junho deste ano quando comparado com o mesmo período de 2015 para 729 milhões de euros.

Segundo o Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), foram publicados em Diários da República 1127 anúncios de abertura de concursos de empreitadas públicas.

Ao todo, os contratos celebrados e reportados até final de junho totalizavam 522 milhões de euros, menos 9% face ao mesmo período de 2015.

Segundo o Observatório, foram reportados 277 milhões de euros relativos à celebração de contratos resultantes de concursos públicos promovidos, menos 19% face ao período homólogo de 2015.

Já os contratos celebrados por ajuste direto totalizaram 215 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, mais 12% do que no período homólogo do ano passado.

Starbucks cria primeira loja dedicada a pessoas surdas

Fica em Kuala Lumpur, na Malásia, e é a primeira loja da cadeia dedicada a pessoas surdas.

 

A ideia é não só incluir trabalhadores com deficiência auditiva na vida ativa, como também permitir que pessoas surdas sejam atendidas através de linguagem gestual. Um viva à Starbucks pela iniciativa em Kuala Lumpur, na Malásia.

Segundo a revista brasileira Exame, trata-se da primeira unidade da marca a incluir pessoas com deficiência auditiva, num total de dez, sendo outros três funcionários ouvintes.

A loja foi criada em parceria com a Sociedade de Intérpretes Surdos, que irá disponibilizar dois intérpretes para a seleção, formação e aconselhamento dos funcionários.

O sistema de pedidos também muda nesta loja: em vez de se chamar o nome dos consumidores quando o pedido estiver pronto será exibido o número do pedido numa rela.

Já para os funcionários que não saibam linguagem gestual, a Starbucks oferece um guia para fazer os pedidos.

“Estamos orgulhosos por suportar pessoas com deficiências através de um trabalho gratificante, para criar a cultura de empoderamento e para trazer novas perspetivas para o ambiente de trabalho, o que por fim irá nos tornar uma companhia melhor”, disse Sydney Quays, diretor da Starbucks Malásia.

Clique aqui para ver o vídeo sobre a nova loja da Starbucks.

Samsung pode lançar novo carregador sem fios

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Novo carregador sem fios pode ser lançado no mesmo dia do Galaxy Note 7.

 

A Samsung irá lançar, no próximo dia 2 de agosto, o novo Galaxy Note 7, mas o dia pode ficar marcado também pelo lançamento de um novo carregador sem fios.

Segundo o site Patently Mobile, a multinacional sul-coreana recebeu as patentes para três novos designs de carregadores sem fios, melhorando o desempenho do produto com um aumento na altura do carregador.

Este novo carregador será concebido para carregar um smartphone e um smartwatch ao mesmo tempo, tornando-o mais apto para carregar dispositivos móveis durante a noite.

Segundo o mesmo site, este carregador dará ainda para carregar câmaras, óculos eletrónicos e tablets.

ERC aprova canal aberto da Sport TV

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Novo canal da Sport TV chega a 5 de agosto.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) aprovou o pedido da Sport TV para a criação do canal SPORT.TV+, em sinal aberto e com estreia marcada para o dia 5 de agosto.

Em comunicado, a cadeia televisiva anuncia que a ERC deu “luz verde” ao novo canal SPORT.TV+ e que este será disponibilizado a todas as operadoras, sem necessidade de subscrição.

O novo canal chega com o início dos Jogos Olímpicos, focado na atualidade desportiva nacional e internacional, “agora com uma programação arrojada integrada num projeto jornalístico focado no interesse dos telespectadores que vai mostrar uma nova faceta da marca”.

Japão com primeiro superavit comercial desde 2011

Queda do valor das importações ajudou ao primeiro superavit comercial desde há cinco anos.

 

A economia do Japão registou um excedente comercial no primeiro semestre de 2016, algo que não acontecia desde o acidente nuclear em Fukushina, em 2011.

Em comunicado, o Ministério da Economia japonês refere que o superavit comercial chegou a 15.498 milhões de euros em junho.

As exportações caíram 8,7% no primeiro semestre em comparação com igual período de 2015, para 295.660 milhões de euros, enquanto as importações caíram 17,2% para 280.140 mil milhões de euros.

A perda do valor das importações, devido à queda dos preços do petróleo, justificou este excedente comercial.