Home / Empresas / PIB aumentou em todas as regiões do país em 2019 segundo o INE
INE
Alentejo foi a região que menos crescimento do PIB registou (foto: Pixabay)

PIB aumentou em todas as regiões do país em 2019 segundo o INE

A análise realizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) às contas regionais de 2019 indica que regiões como a Área Metropolitana de Lisboa, Açores, zona Centro e o Algarve registaram crescimentos do produto interno bruto (PIB) acima da média.

Foram revelados esta terça-feira os dados relativos à análise do INE, referente às variações do PIB no ano de 2019.

De acordo com o estudo, todas as regiões registaram crescimentos do PIB em termos reais, sendo a Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve (ambas com 2,6%), a Região Autónoma dos Açores (2,4%) e a zona Centro (2,3%) as que registaram valores de crescimento acima da média nacional (2,2%).

Segundo o INE, foram os ramos do comércio, transportes, alojamento e restauração, atividades relacionadas com o turismo e de grande relevância na estrutura produtiva destas regiões, que mais contribuíram para o desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa, da Região Autónoma dos Açores e do Algarve, num período pré-pandemia.

A zona Norte registou uma variação idêntica à média nacional, embora tenha sido identificada uma redução no valor acrescentado bruto (VAB) na ordem dos 0,7% no ramo da indústria e energia, a principal atividade económica da região.

No caso da região Autónoma da Madeira e do Alentejo, estas foram as regiões com menos crescimento do PIB (0,8% e 0,6%, respetivamente).