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O principal motivo de reclamação apresentado pelos consumidores foi o de burla (Foto: Pexels)

Portal da Queixa recebe 709 reclamações relativas à Black Friday

Foram registadas 709 reclamações no Portal da Queixa relativas à Black Friday, registando um aumento de 70% face ao período homólogo, onde se verificaram 416 reclamações.

Os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores através do portal foram problemas com burlas (29%), dificuldades na entrega do produto (26%) e falhas no apoio ao cliente e pós-venda (25%).

A análise que foi feita permitiu identificar quais foram as categorias com o maior volume de reclamações. As queixas derivadas de compras na área da Informática, Tecnologia e Som, representaram 50% das reclamações totais. Face a 2020, verificou-se um crescimento de 20% nas reclamações endereçadas à categoria Compras, Moda e Joalharia e um aumento de 10% na categoria Informática, Tecnologia e Som.

De acordo com o inquérito “Estudo Black Friday 2021” realizado pelo Portal da Queixa, 75% dos consumidores considerou que a Black Friday deixou de fazer sentido, tendo em conta as campanhas promocionais efetuadas ao longo de todo o ano.

Segundo um estudo da SIBS, gestora da rede Multibanco, conferiu-se esta nova tendência de consumo, na qual os portugueses tendem a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week, ao invés de aguardarem por sexta-feira, como resultado dessas campanhas promocionais.