O Porto de Lisboa está a receber 4.744 toneladas de carril, adquiridas pela IP-Infraestruturas de Portugal, destinadas à obra de duplicação da Linha do Oeste.
Durante a passada semana foram desembarcadas 823 unidades, 760 de 108 metros e 63 unidades de 72 metros e, ao todo, prevê-se que sejam descarregados carris em dois navios, estando o segundo previsto para meados de dezembro, somando aproximadamente 9.500 toneladas de carris.
O material foi transportado até Portugal por via marítima desde Piombino, Itália, sendo que a operação de descarga de carris realiza-se diretamente do porão do navio para a composição ferroviária, ficando os carris prontos a sair do terminal de imediato, sem que haja necessidade de movimentações adicionais, havendo menos tempo de espera.
O navio Rolldock Storm, agenciado pela Luís Branco, Navegação e Trânsitos, transportou a carga até Lisboa, e a operação logística do transporte do equipamento, desde a descarga no Porto de Lisboa até ao destino final, no Entroncamento, foi da responsabilidade da empresa Andrade & Ramos.
O Porto de Lisboa é o único porto português que pode realizar este tipo de operações de descarga direta do navio para as composições ferroviárias. A operação teve início dia 22 de novembro e terminou a 28 de novembro. Para 2022 estão ainda previstas mais descargas de carris, destinados à obra da Linha de Évora.