Home / Empresas / Portugal 2020: Projetos de construção civil recebem 700 milhões
construção civil pme magazine
Foto de arquivo

Portugal 2020: Projetos de construção civil recebem 700 milhões

Mais de 1100 projetos aprovados pelo Portugal 2020 são projetos na área da construção civil e representam mais de 700 milhões de euros de investimento.

Os números foram revelados pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que esteve, esta quarta-feira, na sede da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), no Porto, para debater o papel do setor na dinamização da economia.

O governante lembrou que, quando o atual executivo tomou posse, o Portugal 2020 “estava bloqueado” e que apenas tinham sido pagos “quatro milhões de euros de incentivos”.

“Em pouco mais de um ano, aprovámos mais de cinco mil milhões de euros de investimento das empresas em inovação produtiva e investigação e desenvolvimento empresarial, o que irá criar 25 mil postos de trabalho, dos quais 30% qualificados, e um acréscimo de sete mil milhões de euros de exportações”, sublinhou.

Pedro Marques falou, ainda, sobre a renovação da Linha do Norte, nomeadamente entre Valadares e Vila Nova de Gaia, obra que deverá custar cinco milhões de euros e que deverá estar pronta em abril de 2018. Além disso, o ministro referiu que ainda este ano deve ser lançado o concurso para a nova linha ferroviária entre Évora e Elvas, projeto inserido na ligação entre o Porto de Sines e Espanha.

Ao todo, segundo Pedro Marques, são mais de cinco mil milhões de euros o valor que o Governo vai investir nos transportes. Entre os projetos está a construção do novo aeroporto de Lisboa e para a expansão dos aeroportos de Porto e Faro.