A partir das 00h00 desta segunda-feira, apenas os cidadãos nacionais poderão entrar em Portugal provenientes do Reino Unido, mas terão de trazer um teste laboratorial negativo.
A decisão foi anunciada pelo Governo depois de ter sido identificada uma nova estirpe de SARS-CoV-2 no Reino Unido, com maior capacidade de contágio.
Assim, apenas estão autorizados a entrar em território nacional em voos daquele país cidadãos portugueses ou legalmente residentes em Portugal que apresentem, à chegada, comprovativo de terem realizado um teste laboratorial com resultado negativo à Covid-19.
Os cidadãos que não apresentem teste serão encaminhados, à chegada a Portugal, para a realização do teste no interior do aeroporto e terão de ficar em isolamento nos termos definidos pela Direção-Geral da Saúde.
“Em Portugal, não se confirma a circulação desta variante do SARS-Cov-2 identificada no Reino Unido, de acordo com os dados obtidos até ao momento pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge que já englobam análise de amostras do mês de novembro e da segunda vaga”, refere ainda o Governo, em comunicado.