Home / Empresas / Portugal na corrida para prémio europeu de promoção de empresas

Portugal na corrida para prémio europeu de promoção de empresas

Portugal chegou à última fase com a nomeação do projeto PME Líder, na categoria de melhoria de ambiente empresarial. Os vencedores serão anunciados esta quinta-feira em Bratislava, na Eslováquia.

Portugal espera receber o sexto prémio europeu de promoção de empresas (EEPA, na sigla original). A iniciativa, promovida pela Comissão Europeia, pretende distinguir a excelência na promoção do empreendedorismo e das pequenas empresas a nível local, regional e nacional.

Criado em 2009 pelo IAPMEI, o estatuto PME Líder procura distinguir empresas com perfis de desempenho superior, dando notoriedade e criando condições de financiamento para desenvolvimento das estratégias de crescimento.

Este estatuto permite, por exemplo, ofertas específicas da parte dos bancos parceiros, condições favoráveis em linhas de crédito PME Crescimento e o desenvolvimento de condições para acesso aos mercados de capitais, de forma individual ou em grupo. No ano passado foram reconhecidas 7 300 empresas, responsáveis por um total de 260 mil postos de trabalho. Entre as PME Líder são ainda escolhidas as PME Excelência, empresas com melhores desempenhos e que têm condições ainda mais favoráveis e mais visibilidade junto do mercado.

Atualmente, Portugal está no topo da lista de países com mais prémios EEPA conquistados, contanto com seis até ao momento ficando igual a Itália e Espanha. O mais recente foi atribuído em 2015 ao projeto Lisboa Empreende.