Home / Empresas / Ambiente / Portugal próximo da meta europeia de uso de energias renováveis
energias renováveis
Em último lugar da tabela surge o Chipre (Foto: Pixabay)

Portugal próximo da meta europeia de uso de energias renováveis

A média europeia de utilização de fontes renováveis em transportes está ainda longe dos 10% previstos para 2020 devido às discrepâncias encontradas entre os países.

De acordo com dados revelados esta semana pelo Eurostat, instituto de estatística europeu, a utilização de energias renováveis em meios de transporte aumentou desde 2004 (1,6%) e até 2019 (8,9%). No entanto, ainda está longe do objetivo de 10% definido pela União Europeia (UE) para 2020.

À frente da tabela está a Suécia, com mais de 30% dos transportes rodoviários a recorrerem a fontes alternativas de energia. Segue-se a Finlândia (21,3%) e os Países Baixos (12,5%).

Em contraste, é o Chipre que regista uma percentagem mais baixa (apenas 3,3%), seguido da Grécia e da Lituânia, ambos os países com 4 pontos percentuais.

Embora Portugal se encontre próximo da média pretendida a nível europeu para 2020, com 9% dos transportes movidos a energias renováveis, esta percentagem não é suficiente para atingir o objetivo da União Europeia devido à grande discrepância de valores existente entre os 27 países.