Home / Internacional / Portuguesa Metalogalva compra empresas no Reino Unido e Polónia
Sérgio Silva, CEO do VigentGroup
A estratégia do grupo português passará por manter as empresas independentes e com a totalidade dos 216 colaboradores (Fonte Divulgação)

Portuguesa Metalogalva compra empresas no Reino Unido e Polónia

Por: Ana Vieira

A Metalogalva, empresa especializada na engenharia e proteção de aço, anunciou a compra da Fabrikat, líder no mercado britânico em iluminação pública e a Contec Kromiss, na Polónia.

Em declarações à PME Magazine, Sérgio Silva, CEO do VigentGroup e presidente do Conselho de Administração da Metalogalva, explica que a aquisição da Fabrikat, “permitiu à Metalogalva incrementar a sua quota de mercado para um valor consolidado de 28 milhões de euros no Reino Unido”.

Já a compra da Contec Kromiss, com o objetivo de “complementar a Tecpoles Polónia na sua estratégia de expansão e investimento em infraestrutura, reforça a participação da Metalogalva no mercado polaco que supera, atualmente, os 42 milhões de euros”.

A estratégia do grupo português passará por manter as empresas independentes e com a totalidade dos 216 colaboradores.

Com um volume de negócios consolidado de 441 milhões de euros em 2023, a Metalogalva tem uma presença ativa em 12 países e quatro continentes.

Em maio de 2023 inaugurou a sua primeira unidade produtiva nos Estados Unidos da América, numa operação com “inúmeros desafios”, e alguns marcos, como a “instalação da fábrica e arranque da produção em tempo record de 4 meses desde o dia em que a decisão de investimento foi tomada”, apontou Sérgio Silva. 

Embora com um balanço positivo, o CEO do VicentGroup destaca à PME Magazine “a necessidade de estabelecer todos os contactos locais, a procura por um espaço adequado à produção metalomecânica na região pretendida, a formalização de contratos com fornecedores e colaboradores”.

Considerando “os custos de construção e investimento muito elevados, mesmo comparando com países como a Alemanha e a França”, Sérgio Silva destaca o apoio das equipas em Portugal, que se deslocaram ao país.

A Metalogalva estima encerrar o ano com um volume de negócios consolidado superior a 530 milhões de euros.