Por: Maria Carvalhosa
O número de portugueses que faz compras online ultrapassou a barreira dos 60%, segundo os dados da 1.ª vaga de 2022 do Barómetro E-Commerce, produzido pela Marktest.
O número de portugueses que afirmam usar sites de comércio eletrónico aumentou para 5,2 milhões, o que traduz um crescimento de 4.2%, face aos dados de 2021, atingindo, assim, os 60,9%.
O Barómetro E-commerce indica, além disso, que não é só o hábito de compra online que está a aumentar. A frequência de compra acompanha esta tendência, e o número de portugueses que fazem compras pelo menos uma vez por mês cresceu de 40,3% para 43,8%.
O crescimento entre a segunda vaga de 2021 e a primeira vaga de 2022, aconteceu de forma quase homogénea entre homens e mulheres, com ganhos de 4% entre compradores do sexo masculino, para 63,8%, e de 4.2% entre as compradoras online, para 58,2%.
A primeira vaga de 2022 deste barómetro revela, também, que, entre 2021 e 2022, o crescimento mais significativo no volume de compradores online em Portugal se registou na faixa etária entre os 45 e os 54 anos, com um aumento de quase 7%, de 57,4% para 64,1%.
Ainda assim, continuam a ser as gerações mais jovens as que apresentam os indicadores mais assinaláveis na rotina de comprar online.