Home / Empresas / Primeiro caso de Covid-19 nos Açores; mais de 200 casos confirmados no país
voos cancelados
Só esta segunda-feira, houve já dois mil cancelamentos de voos (Foto: Pexels)

Primeiro caso de Covid-19 nos Açores; mais de 200 casos confirmados no país

Os Açores anunciaram o primeiro caso de Covid-19 na região. Há mais de 200 casos confirmados em Portugal.

Segundo a Autoridade de Saúde dos Açores, uma mulher de 29 anos da ilha Terceira, que chegou num voo da Ryanair Porto-Terceira e que terá estado em Felgueiras e em Amesterdão (Países Baixos), é a primeira confirmada na região com o novo coronavírus, estando internada no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, com condição clínica estável.

Em Portugal, contam-se já 245 casos confirmados de Covid-19, estando 281 a aguardar resultado laboratorial. Há 2271 casos suspeitos e 4592 pessoas em vigilância de dois casos curados, segundo a última atualização da Direção-Geral de Saúde.

Dados atualizados pela DGS a 15/03/2020

No Norte do país, já vários autarcas pediram o encerramento de fronteiras para impedir a progressão do Covid-19.

Entretanto, o primeiro-ministro português. António Costa, e o homólogo espanhol, Pedro Sánchez, reúnem-se este domingo, por vídeo-conferência, para decidir o que fazer em relação às fronteiras terrestres entre os dois países.

Este sábado, o Governo decretou o encerramento de bares a partir das 21 horas, de forma a impedir a grande concentração de pessoas nestes estabelecimentos. Já na quinta-feira, tinha sido decretado o encerramento de escolas e discotecas e o limite de pessoas em centros comerciais e restaurantes.

Europa em alerta

Em Espanha, o governo decretou quarentena obrigatória no sentido de conter a epidemia de Covid-19 a partir deste domingo e durante 15 dias, numa altura em que se confirmam 5200 pessoas no país com o novo corovavírus.

Também em França, as escolas fecham a partir desta segunda-feira, tendo o governo decretado ainda o encerramento de restaurantes, bares, casas noturnas e lojas que não sejam essenciais. Também os consulados portugueses em França vão estar encerrados por tempo indeterminado a partir de segunda-feira.

A Áustria proibiu as concentrações de mais de cinco pessoas em espaços públicos e apelou ao auto-isolamento.

Em todo o mundo, o novo coronavírus já infetou mais de 154 mil pessoas em 139 países e matou 5.796 pessoas.