Home / Empresas / Programa de empreendedorismo universitário conta com mais de 1000 participantes
Programa YOUTH
Programa conta com 25 horas de aulas práticas (Fonte: Freepik)

Programa de empreendedorismo universitário conta com mais de 1000 participantes

Por: João Carreira

O programa de empreendedorismo universitário da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA vai regressar ao formato presencial. Até dia 24 de fevereiro, em torno de 1000 participantes dos 33 cursos de mestrado de ciências e engenharia irão reunir-se nas instalações da faculdade para participarem num programa que conta com 25 horas de aulas práticas e sessões para a criação de projetos inovadores de base tecnológica e sustentável.

Ao longo das cinco semanas em que decorre o programa de empreendedorismo, os alunos formarão cerca de 200 equipas multidisciplinares na aprendizagem sobre o processo de criação de um negócio tecnológico. Com o apoio de 22 professores de diferentes departamentos, os estudantes contarão ainda com a mentoria de 50 oradores convidados de empresas e do ecossistema de startups nacional que através de sessões inspiradoras irão partilhar alguns dos conhecimentos que os levaram à criação de empresas de sucesso.

É com muito orgulho que anunciamos a 11ª edição deste programa de empreendedorismo que, ao longo de um mês, junta a academia e as empresas para a promoção do espírito crítico e empreendedor e a criação de ideias disruptivas”, explica o professor Aneesh Zutshi que junto com a professora Fernanda Llussá, coordena esta edição do programa.

“Queremos que os nossos alunos saiam da faculdade para o mercado de trabalho com uma ideia real do que os espera lá fora. E que estejam preparados não só através de competências técnicas, mas também de competências para a criação de negócios tecnológicos e sustentáveis necessárias e importantes para o sucesso profissional”, conclui a professora.

Da identificação da oportunidade, à construção do modelo de negócio, passando ainda pelas questões de propriedade intelectual e análise de mercado e estudo financeiro, o programa conta ainda com um Elevator-Pitch com as 12 equipas finalistas, momento que decorre a 24 de fevereiro, no último dia do evento. As três equipas vencedoras do programa serão distinguidas com prémios monetários, no valor de 2.500 euros para o 1º lugar, 1.500 euros para o 2º lugar e 750 euros para o 3º lugar. Serão também atribuídos prémios pelas cinco empresas patrocinadoras e que apoiam o programa este ano (Jerónimo Martins, EY, NOS, ASSECO e NTT Data no valor de 2.500 euros cada). A Magma e InNova são parceiras da faculdade na organização do programa.