Home / Oportunidades / Programa de reabilitação urbana já aprovou 77 candidaturas
Eurostat
Em 2020, 70% da população da União Europeia vivia num agregado familiar com casa própria (Foto: Pexels)

Programa de reabilitação urbana já aprovou 77 candidaturas

Maioria dos beneficiários do programa são particulares, diz o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

 

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana aprovou, num ano, 77 candidaturas ao Programa Reabilitar para Arrendar, num financiamento de 12,2 milhões de euros, para um investimento total de 18,4 milhões de euros.

Segundo Vítor Reis, presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), citado pelo Dinheiro Vivo, as candidaturas aprovadas localizam-se no Porto (19), Lisboa (16), Coimbra (3), Vila Nova de Gaia (3), Viseu (2), Matosinhos (2), Barreiro (2), Cascais (2), Funchal, Portalegre e as restantes no resto do país.

Das 77 candidaturas aprovadas 55 (71%) são de particulares, seguindo-se as empresas (11), a Santa Casa da Misericórdia do Porto (9) e Fundos de Investimento Imobiliário (2).

Já António Frias, presidente da Associação Nacional de Proprietários, disse que “o total do dinheiro disponível já foi aplicado e na sua maioria na Santa Casa da Misericórdia do Porto”.

“O proprietário tem que hipotecar o prédio, por outro lado, o empréstimo a 15 anos a uma taxa de juro de 2,9%, que não é baixa, tendo em conta a dificuldade de arrendar com garantias”, explicou o responsável.

Vítor Reis refuta: “Primeiro, porque o apoio pode ir até 90% do investimento. Além disso, não existe no mercado. em Portugal, nenhum empréstimo com uma taxa de juro fixa por 15 anos a 2,9%”. A “única contrapartida exigida”, adiantou, “é a hipoteca do prédio”.