Home / Empresas / SAD do Sporting com resultado negativo de 31,9 milhões de euros
Bruno de Carvalho Sporting
Bruno de Carvalho, presidente do Sporting (Foto: Facebook)

SAD do Sporting com resultado negativo de 31,9 milhões de euros

No ano fiscal anterior, o Sporting tinha registado lucros.

 

A SAD do Sporting registou perdas de 31,9 milhões de euros no exercício fiscal de 2015/2016, depois de em igual período de 2014/2015 ter alcançado lucros de 19,33 milhões de euros.

Segundo o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em face dos resultados “deverão os acionistas deliberar em assembleia geral sobre a possibilidade de: a) dissolução da sociedade; b) redução do capital social; c) realização de entradas em dinheiro que mantenham pelo menos em dois terços a cobertura do capital social; e/ou d) adoção de medidas concretas tendentes a manter pelo menos em dois terços a cobertura do capital social”.

É convicção do conselho de administração que o caminho traçado para a Sporting SAD, com linhas orientadoras já anteriormente anunciadas, sustentado e assente no projeto de reestruturação financeira já implementado e tendo em consideração os factos subsequentes constantes no presente relatório, permitirá à SAD criar valor, gerar lucros e sair da situação de perda de metade do capital em que se encontra”, lê-se no relatório e contas apresentado.

No comunicado, o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, ressalva que os prejuízos foram agravados pelos gastos não recorrentes de 14,99 milhões de euros decorrentes da transferência do jogador Marcos Rojo, processo que se encontra ainda em contencioso.

O líder leonino adiantou que “foi decidido, embora existissem propostas, não efetuar vendas de jogadores” durante o mercado de inverno.

A SAD do Sporting registou, ainda, um aumento dos gastos totais, de 52,1 milhões para 78,4 milhões de euros devido ao investimento no plantel profissional e na academia.

O ano fiscal decorre de 1 de julho do ano anterior a 30 de junho do ano seguinte.