Home / Empresas / Será a cultura organizacional afetada pela semana de 4 dias de trabalho?
cultura do local de trabalho
Cerca de 66% dos trabalhadores inquiridos estariam dispostos a abrir mão da interação social e das relações com os colegas (Fonte:Freepik)

Será a cultura organizacional afetada pela semana de 4 dias de trabalho?

O estudo da empresa de recrutamento Robert Walters, realizado a mais de 3.500 profissionais em atividade em vários países da Europa, revela que dois em cada três trabalhadores preferem abdicar da interação social e das relações entre colegas em prol de menos dias de trabalho.

O recente inquérito revela que os trabalhadores estão dispostos a sacrificar algumas facetas da sua experiência profissional apenas para poderem trabalhar menos dias por semana.

São cerca de 89% dos profissionais inquiridos que querem que o empregador implemente uma semana de quatro dias de trabalho. Também 66% estariam dispostos a abrir mão da interação social e das relações com colegas em favor dessa semana encurtada.

As atividades de team building ou os eventos sociais são as propostas apresentadas por François-Pierre Peuch, diretor da Robert Walters Portugal, para os profissionais que pretendam conservar a cultura do local de trabalho.

Não precisam de sacrificar a cultura só porque é uma semana de quatro dias. Incentive o feedback dos funcionários e aja de acordo com os conselhos também. Isso permite que os funcionários se sintam confortáveis por serem chamados a colaborar e a tomar decisões“, sugere.

No entanto, o diretor da empresa de recrutamento alerta aqueles que procuram implementar uma semana de trabalho reduzida para o facto de os canais de comunicação terem de ser claros na empresa.

As expectativas precisam de ser as mesmas, a produção precisa de ser igual ou melhor do que em cinco dias. Deixar isto muito claro e ser transparente é crucial para garantir que isto funcionará bem”, conclui François-Pierre Peuch.