Terça-feira, Novembro 26, 2024
InícioMercadoEconomiaSetor da restauração pede “mudança de estratégia” ao Governo

Setor da restauração pede “mudança de estratégia” ao Governo

Os empresários da restauração pedem ao Governo que acabe com as restrições horárias impostas para o combate à pandemia e pedem mais apoios para o setor, que soma perdas de faturação superiores a 70%.

Em comunicado, a associação nacional de restaurantes PRO.VAR defende que “a estratégia adotada pelo Governo, na redução dos horários e encerramento dos estabelecimentos de restauração tem efeitos nulos no combate à pandemia e grave consequências económicas para o setor”.

Segundo a PRO.VAR, as quebras graves na faturação, que ascendem aos 70% comparados com o mesmo período em 2019, contribuíram para “o aumento do desemprego (50.000 desempregados), encerramento parcial, falências e insolvências no setor (mais de 10.000 estabelecimentos)”.

Além disso, a associação alerta para o crescente descontentamento dos clientes relativamente aos horários reduzidos, uma vez que esta medida incentiva à criação de ajuntamentos e ao consumo de refeições apressadas em época festiva, como aconteceu no Natal e Ano Novo.

Dirigindo-se ao Governo, a PRO.VAR pede ao executivo que “altere a estratégia de restrições” e exige “mais fiscalização e fortes penalizações para quem não cumprir com as regras de segurança”.

Entre os apoios pedidos pelo setor da restauração está a isenção total da Taxa Social Única (TSU), o aumento do apoio ao arrendamento “em valor e em prazo” e a redução do IVA para a restauração, de forma a permitir uma recuperação económica mais rápida no setor.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category