O Neurocomportamento, como explicado por Juliana Paes Garcia, ajuda-nos a descobrir que há comportamentos repetitivos que colocam em causa o nosso desempenho. Reconheça os comportamentos de auto-sabotagem e identifique os falsos mitos enraizados.
Por Mafalda Marques
Neuro-comportamento é hoje em dia uma ciência aplicada ao marketing e que aplica os conhecimentos sobre o cérebro ao comportamento humano, ajuda a identificar padrões inconscientes, quebrando-os e reprogramando-os para um novo comportamento, trabalhando a neuroplasticidade.
Há pensamentos negativos que estão enraizados em nós, geralmente inconscientemente, e geram padrões, crenças e hábitos que condicionam o nosso comportamento e nos limitam para encontrar soluções de saída na resolução de desafios. Esses pensamentos sabotam a nossa capacidade de superar as dificuldades e de mostrar o nosso potencial pessoal e profissional. Um dos exemplos é a proscratinação.
Ora, isto é auto-sabotagem e estes pensamentos podem ser identificados e desconstruídos assim que aparecem. Conheça alguns e valide se já passou por eles ou se estão instalados na sua equipa.
1- O CRÍTICO
Está presente em todas as pessoas. É o primeiro a ver os defeitos, os problemas em si e nos outros, nas condições e nas circunstâncias. É capaz de punir para que não haja erros e de impulsionar para que os melhores resultados sejam alcançados.
Como controlar o CRÍTICO?
Crie empatia pelos outros e por você mesmo. Tente compreender as reações dos outros e ajude-os a melhorar, apresentando soluções e não apontando os erros.
2– O ESQUIVO
Receber críticas, antagonizar, discutir ou fazer autoanálises são ações insuportáveis para algumas pessoas. O sabotador interno esquivo nasce do impulso de escapar a situações de confronto e “dor”. Aparentemente são pessoas pacíficas, solícitas e sorridentes que têm dificuldade em dizer Não. Agir assim cria uma pressão interna, fazendo com que a pessoa se manifeste de forma explosiva em algumas situações, pois a serenidade é simulada.
Como controlar o Esquivo?
Aumente a sua Auto-confiança e aprenda a dizer Não. Trabalhe a assertividade. Aprenda a gerir prioridades e colocar-se em primeiro lugar, ao invés de servir os interesses de outros.
3- O INSISTENTE
É o perfeccionista. A sua busca faz com que se sinta constantemente insatisfeito, causando angústia e frustração em si e nas outras pessoas com quem se relaciona.
Como controlar o Insistente
Permita-se ser Humano e errar. Acima de tudo, é importante aprender com o erro e melhorar.
4- O PRESTATIVO
Coloca os pedidos dos outros em primeiro lugar e deixa de encarar as próprias necessidades (e todo o trabalho interno que elas podem dar) mantém em si o sabotador interno prestativo. Esforça-se para agradar a todos, porém existe uma expectativa de retribuição. Uma das motivações é a apreciação alheia, pois a sua baixa autoestima é dependente de elogios, validações e reconhecimentos.
Como controlar o Prestativo
Deverá aumentar a sua autoestima e colocar-se em primeiro lugar.
5 – O HIPER REALIZADOR
O sabotador interno hiper-realizador faz com que o indivíduo seja extremamente preocupado com a sua imagem. Este perfil de pessoas persegue o sucesso exterior e tem a sua posição e cargos como seus bens mais preciosos. Por baixo dessa imagem impecável, podem existir acontecimentos ou sentimentos desagradáveis com os quais a pessoa não quer lidar e as ações em torno da manutenção da imagem a ocupam e distraem dessas mazelas.
Como controlar o Hiper Realizador
Coloque limites na sua ação; foque-se nos resultados; desenvolva autoconfiança.
6 – A VÍTIMA
A dinâmica do autossabotador vítima é o ressentimento e o drama, o convívio com ele chega a ser desgastante. Ele faz com que o indivíduo acredite que é necessário sustentar a tristeza, a raiva e a apatia para ser considerado. Para tal, fixa-se em situações nas quais se sentiu reprimido, criticado e maltratado e passa a revivê-las internamente, destacando esses fatos para si e para as outras pessoas que o cercam.
Como controlar a Vítima?
Desenvolva auto responsabilização pela sua vida.
7- O HIPER RACIONAL
Quem carrega um sabotador interno destes acredita que focar nas emoções é uma perda de tempo. Razão e conhecimento vêm em primeiro lugar na opinião. Irrita-se com pessoas sentimentais e causa mal-estar em outras com uma certa arrogância e ar de superioridade que apresenta. Essa racionalidade dominante serve apenas como um disfarce para as emoções profundas com as quais ele não quer lidar.
Como controlar o Hiper Racional?
Permita-se sentir as emoções: racionalizar menos e sentir mais.
8 – O INQUIETO
A busca incessante por novos estímulos, associada a uma animação e agitação contínuas compõem o padrão da pessoa que tem um sabotador interno inquieto. Assim como outros sabotadores, o inquieto surge quando a pessoa não quer encarar fatos, sentimentos e emoções desagradáveis. Permanecer em estado de excitação é sua forma de fugir da reflexão.
Como controlar o Inquieto?
Aceitar que a rotina faz parte da Vida; meditar para acalmar pensamentos e desenvolver a disciplina.
9 – O HIPER VIGILANTE
Quem possui este dominante vive ansioso e em estado de alerta, pois coloca o seu foco constante em riscos e nos perigos da vida. Costuma esperar pelo pior e tem muito medo de errar. Busca conforto seguindo procedimentos e buscando garantias. Dificilmente entra em contato com as situações, apoiando-se em regras que possa seguir para se sentir mais seguro.
Como controlar o Hiper Vilgilante?
Parar de se preocupar, confiar mais nos outros e pensar positivo.
10 – O CONTROLADOR
A pessoa que quer controlar as ações e os resultados de todos ao seu redor e acredita que tem a melhor visão e estratégia para tudo. Os desafios são estimulantes para ela, mas é um problema quando as coisas saem do seu controle.
Como controlar o Controlador?
Praticar a aceitação e empatia pelos outros.