Home / Empresas / Casos de Sucesso / Targetway, inovação nas farmácias
targetway pme magazine
Adelino Fonseca, Pedro Fidalgo e Pedro Guerreiro, sócios fundadores da Targetway (Foto: Inês Antunes)

Targetway, inovação nas farmácias

Por: Denisse Sousa

A Targetway é mais do que apenas uma farmacêutica nacional, é um parceiro da farmácia, que oferece novas oportunidades de negócio com produtos inovadores e distintos. Conversámos com Pedro Guerreiro, que nos explica mais sobre os desafios de criar uma farmacêutica em Portugal.

A ideia inicial para a Targetway partiu de um dos seus sócios fundadores, Pedro Fidalgo, que trazia consigo experiência na indústria farmacêutica e conhecimentos do mercado, necessários para construir uma empresa portuguesa no setor. Adelino Fonseca e Pedro Guerreiro juntaram-se de seguida, assumindo papéis impor- tantes na gestão e funcionamento, para que, em março de 2011, nascesse a Targetway Farmacêutica em toda a sua força.

No entanto, criar uma marca 100% portuguesa na área farmacêutica não vem sem os seus desafios. O aparecimento dos medicamentos genéricos, as regulamentações das margens praticadas, a crise económica e a presença da Troika no país provocaram situações financeiras difíceis de ultrapassar para as farmácias portuguesas. Os desafios da Targetway, ainda assim, iam muito além disso.

“A Targetway não teve vida fácil porque, sendo um prjeto novo, muitos não acreditaram que, face ao cenário económico e social da época, houvesse espaço para uma empresa que quis afirmar-se diferente e inovadora nas suas propostas”, explica o sócio Pedro Guerreiro.

 

Leia a reportagem na íntegra na edição de outubro da PME Magazine.