Home / Destaques / “Temos milhares de cacifos inteligentes e serviços espalhados pela Europa, com milhões de utilizadores” – Bloq.it
Smart Lockers Bloq.it
Co-fundadores da Bloq.it João Lopes, Ricardo Carvalho e Miha Jagodic (Fonte Divulgação)

“Temos milhares de cacifos inteligentes e serviços espalhados pela Europa, com milhões de utilizadores” – Bloq.it

Por: Ana Vieira


Fundada há cinco anos, a portuguesa Bloq.it ambiciona tornar-se a maior empresa de smart lockers no mundo. Com escritórios em Portugal e França, em 2023 registou um crescimento de 500%, com mais de 17 milhões de euros em vendas.

Em entrevista à PME Magazine, os co-fundadores da Bloq.it João Lopes, Ricardo Carvalho e Miha Jagodic explicam que “com o nosso software nasceram, em Portugal, os primeiros cacifos inteligentes, mais digitais com integração nativa com ferramentas cloud, que permitem uma maior segurança e facilidade, e com uma necessidade de manutenção extremamente reduzida”.

PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a Bloq.it?
João Lopes, Ricardo Carvalho e Miha Jagodic (J. L., R. C. e M. J.) – A ideia de criar a Bloq.it surgiu em 2018, num programa de empreendedorismo em Silicon Valley, nos Estados Unidos. Na altura apercebemo-nos que existia a necessidade de criar um espaço seguro para guardar objetos pessoais em locais públicos e vimos a oportunidade de criar um serviço que resolvesse este problema, por isso, em 2019 lançámos a Bloq.it em Portugal.

As soluções que existiam eram rígidas e não permitiam o nível de adaptação e complexidade que o mercado exigia.


Começamos por criar um serviço que disponibilizava cacifos para armazenamento de objetos pessoais, através de uma app, mas rapidamente alteramos o nosso modelo de negócio para ter um foco no e-commerce e nas entregas de encomendas. Pouco tempo depois de lançarmos este produto, analisamos o mercado dos cacifos inteligentes e percebemos que este era ainda bastante subdesenvolvido, tanto em Portugal como a nível global. As soluções que existiam eram rígidas e não permitiam o nível de adaptação e complexidade que o mercado exigia. As operações logísticas são altamente complexas e precisam de funcionar sempre bem, o que requer atenção não só a nível do produto, como de integração com outros sistemas e user experience. Na altura, o mercado estava focado apenas na parte física do produto, o hardware, e não havia ninguém especializado na área do software.

Percebemos assim que o passo seguinte seria criar um sistema próprio, que pudesse ser distribuído para várias entidades e respondesse às necessidades e especificidades dos dias de hoje. Com o nosso software nasceram, em Portugal, os primeiros cacifos inteligentes, mais digitais com integração nativa com ferramentas cloud, que permitem uma maior segurança e facilidade, e com uma necessidade de manutenção extremamente reduzida.

Hoje em dia, 5 anos depois da criação da Bloq.it, temos milhares de cacifos inteligentes e serviços espalhados pela Europa, com milhões de utilizadores.


PME Mag. – Qual a mecânica de funcionamento de um cacifo Bloq.it?
J. L., R. C. e M. J. – Os nossos cacifos inteligentes são construídos com recurso à tecnologia mais avançada disponível atualmente, quer na construção do hardware de alta qualidade, quer no desenvolvimento do nosso software proprietário. Desta forma, conseguimos criar soluções que cobrem todas as fases da operação — desde o funcionamento do cacifo, ao desenvolvimento e manutenção — e, ao mesmo tempo, garantimos a flexibilidade de integração necessária. Isto é especialmente visível no nosso software Bloq.it OS que funciona como uma infraestrutura base para redes de Smart Lockers.

O software é cloud-based e permite a customização de todas as faces da experiência do utilizador, bem como reportar em tempo real tudo aquilo que se passa no terreno, e ainda facilita todo o tipo de integrações de sistema através de uma API extensa e documentada. Isto permite-nos integrar redes de cacifos já estabelecidas e habitualmente fragmentadas ou até no lançamento de novas redes do zero como foi o que fizemos com a Vinted Go.

(…) torna muito mais conveniente não ter de estar em casa para receber a encomenda, nem ter que adivinhar quando o estafeta irá chegar.


Na prática, aquilo que acontece habitualmente num cacifo nosso começa quando quando o estafeta deixa a encomenda no cacifo inteligente. Depois disto o cliente recebe um SMS ou e-mail com o código necessário para que possa fazer a sua recolha quando lhe for mais cómodo. Este modelo de entrega permite um grande benefício para o utilizador final, uma vez que se torna muito mais conveniente não ter de estar em casa para receber a encomenda, nem ter que adivinhar quando o estafeta irá chegar. O utilizador poderá ir buscar a encomenda sem qualquer problema nos dois dias seguintes.

Do lado das empresas, há também um grande incentivo económico uma vez que conseguem deixar um maior número de encomendas, num só local, e em poucos segundos. Isto é altamente contrastante com a forma tradicional de fazer entregas, em que teriam de ir porta a porta e demorar entre cinco a dez minutos em cada uma delas, correndo o risco de não conseguir efetivar todas as entregas.


PME Mag. – Como entenderam que os “cacifos inteligentes” seriam uma resposta das empresas ao crescente número de encomendas em circulação?
J. L., R. C. e M. J. – Os cacifos inteligentes, internacionalmente conhecidos como smart lockers ou parcel lockers, são maioritariamente colocados em espaços públicos e vêm resolver uma parte específica das entregas do e-commerce, o last-mile, que representa o final da entrega, é a parte mais cara e complexa.
Nos últimos anos, e com particular expressão durante a pandemia, o ecommerce tem vindo a crescer de forma exponencial, reforçando um hábito de consumo que tinha já muitos adeptos e que já estava em
crescimento acelerado.

(…) existe um aumento crescente pela parte dos consumidores de entregas rápidas e baratas.


À medida que o e-commerce foi crescendo, foram surgindo também desafios logísticos para os quais foi necessário pensar numa resposta adequada, nomeadamente, a entrega do elevado volume de encomendas. Se na altura do confinamento não era uma questão estar em casa para receber as encomendas, à medida que fomos voltando à normalidade, foi necessário arranjar uma solução prática e eficiente. Além disso, existe um aumento crescente pela parte dos consumidores de entregas rápidas e baratas.

Aquilo que a nossa tecnologia permite é a evolução de soluções que foram pensadas há centenas de anos. Por exemplo, quando surgiram as cartas, alguém teve de inventar as caixas de correio para permitir que o carteiro colocasse lá a carta e apenas o destinatário conseguisse aceder, sem ambos terem que estar no mesmo sítio, ao mesmo tempo. E esse sistema funciona até hoje para envelopes.

A partir do momento em que o e-commerce começou a crescer, a maior parte das empresas que entregavam encomendas em casa, eram empresas que já faziam serviço de correios, e que, portanto, continuaram no mesmo modelo e evoluíram naturalmente para os cacifos inteligentes seguindo a mesma linha de pensamento – caixas de acesso controlado onde as encomendas são colocadas, sem a necessidade de os dois intervenientes estarem em simultâneo num mesmo sítio.

 

PME Mag. – Como foi o crescimento da empresa desde a formação? E em 2023?
J. L., R. C. e M. J. – O mercado dos cacifos inteligentes varia muito de país para país e isso vê-se no nosso crescimento. Algumas regiões foram pioneiras na adoção deste, e hoje esta é mesmo a opção com mais percentagem de entregas. Por exemplo, nos países bálticos, 80 a 90% de todas as entregas de compras online vão para um smart locker.

Embora Portugal seja um mercado que ainda está numa fase bastante inicial no que toca a smart lockers, acreditamos que durante os próximos dez anos o crescimento vai ser exponencial, acompanhando as trends dos restantes países europeus. 

Nos últimos anos a Bloq.it destacou-se como a empresa de cacifos inteligentes com o maior crescimento a nível global, sendo que de 2022 para 2023, esse crescimento foi na casa dos 500%, sendo o objetivo agora continuar este posicionamento e crescimento, e construir uma reputação numa indústria com players já consolidados no mercado. O nosso crescimento enquanto empresa deve-se muito à equipa que temos ao nosso lado. Para que seja possível continuar o nosso percurso, precisamos de uma equipa que acredite no nosso propósito e que tenha orgulho em fazer parte desta mudança de paradigma nas entregas a nível global. Atualmente, somos cerca de 100 pessoas, com 11 nacionalidades diferentes, e procuramos continuar a crescer, e que o sentimento de pertença e de contributo para moldar o mundo do ecommerce seja algo transversal entre todos os bloqstars.


PME Mag. – Estão a contratar novos bloqstars. Que características tem de ter um futuro colaborador?
J. L., R. C. e M. J. – Começo por clarificar que bloqstar é o nome que damos aos nossos colaboradores que resulta da combinação das palavras Bloq.it e Rockstar. Este termo representa o que acreditamos que as pessoas da nossa equipa são, e o que é preciso para pertencer à Bloq.it. Fazemos um esforço extra para nos certificarmos que todos os membros da nossa equipa são uma Rockstar na sua respetiva área, pois só aceitamos os melhores talentos. O nosso objetivo não é apenas ter a melhor equipa da indústria, mas sim uma equipa que se posicione no topo de qualquer uma das empresas tecnológicas de referência existentes. Para conseguir atrair o melhor talento do mercado temos de criar condições que permitam o seu crescimento. E é isso que queremos ter na Bloq.it, um ambiente exigente e meritocrático, guiado pelos resultados e sem tabus. Para quem quiser ter um impacto na vida de milhões de pessoas e crescer profissionalmente, a Bloq.it é o sítio certo.

(…) o processo de recrutamento enfatiza a compatibilidade cultural antes das competências técnicas.


Neste sentido, o que procuramos principalmente nos profissionais que se juntam a nós é que tenham vontade de evoluir, não só a nível de carreira, mas também vontade de progredir pessoalmente e que procurem uma experiência num ambiente multicultural com as pessoas mais talentosas em diferentes áreas. Do nosso lado, trabalhamos para lhes proporcionar essa evolução, dando-lhes tudo o que precisam para cumprir com os seus objetivos. Perante uma expansão tão significativa do negócio, o desafio passa por definir uma cultura sólida e, por isso, o processo de recrutamento enfatiza a compatibilidade cultural antes das competências técnicas.

Na Bloq.it cultivamos um ambiente que acomode várias personalidades, desde os introvertidos que valorizam a independência até aos extrovertidos que procuram uma atmosfera familiar entre colegas. O ponto comum é o talento que sobressai nas suas áreas e o orgulho que é fazer parte da revolução inovadora dos smart lockers. Assim, para serem bloqstars é preciso ser ambicioso e motivado. Esta é a forma como identificamos os futuros elementos da nossa equipa.