Home / Empresas / Trabalho temporário recupera 11% 
Trabalho temporário
Barómetro confirma evolução positiva no setor de trabalho temporário (Foto: Pexels)

Trabalho temporário recupera 11% 

Por: Eduarda Coelho

A Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego e de Recursos Humanos (APESPE-RH) e o ISCTE divulgaram os barómetros do Trabalho Temporário com referência aos meses de abril, maio e junho de 2022 onde se verifica que o aumento no número de colocações no 2.º trimestre de 2022 face ao mesmo período do ano anterior foi de +11,1%.

De acordo com as colocações do mesmo período em 2020, houve uma melhoria de +60,9%. No entanto, mesmo com o crescimento em relação aos últimos dois anos, os valores estão ainda -9,6% abaixo das colocações do 2º trimestre de 2019. 

Quanto ao nível de ensino de quem realiza trabalho temporário, o ensino básico mantém-se o nível de escolaridade predominante nas colocações efetuadas (66% a 68% no 2º trimestre do ano). Aumentam as colocações de ensino secundário (de 25% em abril para 27% em junho) e pessoas com licenciatura mantêm cerca de 5% das colocações. 

As empresas de fornecimento de refeições para eventos e outras atividades de serviço de refeições continuam a assumir o topo nos setores de atividade do trabalho temporário em abril (cerca de 12%). Já as empresas de fabricação de componentes e acessórios para veículos automóveis voltam a assumir o primeiro lugar (10% a 15%), no mês de maio e junho. 

O presidente da APESPE-RH, Afonso Carvalho, confirma a evolução positiva no setor de trabalho temporário, salientando que “a contribuição do trabalho temporário para a contratação de trabalhadores com menor nível de qualificações académicas, nomeadamente o ensino básico, assim como trabalhadores de faixas etárias mais elevadas, continua a ser evidente no barómetro”.