Home / Empresas / ViniPortugal prevê fechar o ano com exportações de 737 milhões de euros
ViniPortugal
ViniPortugal prevê fechar o ano com lucro positivo (foto DR)

ViniPortugal prevê fechar o ano com exportações de 737 milhões de euros

O presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, prevê fechar o ano com valores de exportação de vinho perto dos 737 milhões de euros, apesar das perdas registadas no mercado angolano.

Jorge Monteiro estima que o valor das exportações deste ano seja idêntico ao de 2015 devido ao crescimento em mercados alternativos e ao aumento do preço médio. Afirma que a Vini Portugal tem crescido em quase todos os mercados estratégicos e isso tem permitido encontrar alternativas ao mercado Angolano, provando a resiliência e dinâmica do setor do vinho.

Sobre o maior destino dos vinhos portugueses, o presidente da ViniPortugal informa que se trata da França, por causa do vinho do Porto. Sem contar com os vinhos fortificados– Porto e Madeira – o maior destino são os Estados Unidos da América. O presidente acrescenta ainda que espera terminar o ano com 75 milhões em exportações para os EUA e o plano de continuação de investimento naquele país.

Com este investimento nos EUA, Jorge Monteiro espera continuar a crescer, tal como no mercado canadiano. Há cinco anos trabalhavam com S. Francisco e Nova Iorque [EUA] e com Montreal e Toronto [Canadá]. Agora a ViniPortugal estende a intervenção em mais estados nos Estados Unidos da América e em mais províncias do Canadá. Quanto aos mercados no Oriente – China, Japão e Coreia – a aposta é feita numa lógica de longo prazo.

Para além do balanço das exportações, as novas tendências de consumo, novas categorias de produtos, canais de maior potencial, novas formas de venda e o e-commerce são alguns dos temas a abordar no Fórum Vinhos de Portugal, agendado para hoje, na Curia.