A Zalando SE, plataforma de moda online líder na Europa, anuncia hoje a expansão das suas operações tecnológicas para Portugal, com a abertura do terceiro centro tecnológico internacional, no início de 2018, na cidade de Lisboa.
A Zalando tem como objetivo fazer crescer as operações da plataforma e aumentar as ofertas digitais para que pessoas e moda se conectem de várias formas. O novo centro tecnológico de Lisboa irá desempenhar um papel fundamental na estratégia da empresa, ao focar-se no desenvolvimento de uma melhor experiência digital para os clientes da Loja de Moda da Zalando, atualmente disponível em 15 mercados europeus.
‘Com o desenvolvimento do e-commerce, o comportamento dos consumidores torna-se cada vez mais sofisticado. Nesse sentido, é fundamental estarmos no topo da inovação digital e disponibilizarmos a melhor experiência de compra. A abertura de um centro tecnológico dedicado com foco na experiência digital da nossa loja de moda é um passo estratégico para garantir que continuamos à frente das expectativas dos clientes no que se refere à personalização, inspiração e processo de compra’, explica Marc Lamik, Head of Innovation and Partnerships da Zalando. ‘Lisboa oferece o ambiente certo para o desenvolvimento do nosso novo centro. O ecossistema tecnológico da cidade vai permitir-nos atrair os profissionais talentosos que precisamos e, vamos também estar em contacto com a comunidade local de start-ups’
A Zalando vai inaugurar o novo centro no início de 2018 e criar mais de 50 empregos em Lisboa ao longo do primeiro ano de operações. A plataforma de moda online está a recrutar ativamente nas áreas de Engenharia de Software Frontend e Backend, Product Managers e Designers UX, tanto da indústria como de instituições académicas, para trabalharem nos produtos e ferramentas que irão continuar a melhorar a experiência digital da Loja de Moda.
A abertura em Lisboa constitui o terceiro centro tecnológico da Zalando fora da Alemanha, após a abertura do Centro de Insights da Moda, em Dublin, e do centro tecnológico de Helsínquia, em 2015. As operações na Irlanda estão focadas em pesquisa de engenharia e data science, incluindo R&D sobre como construir uma plataforma de insights em tempo real sobre moda. Na Finlândia, as equipas tecnológicas trabalham em muitas das pedras angulares da Loja de Moda da Zalando, incluindo componentes de personalização e influência social fashion.
Globalmente, a equipa de tecnologia da Zalando cresceu para mais de 1.800 profissionais em todas as localizações. A maioria dos colaboradores da área de tecnologia da Zalando estão localizados na sede da empresa em Berlim, com cerca de 120 nos centros da Alemanha, em Dortmund e Hamburgo. Dublin e Helsínquia contam com uma equipa de aproximadamente 100 pessoas em cada localização.