Domingo, Maio 11, 2025
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“O nosso investimento é, fundamentalmente, nas pessoas”

A Unipartner é uma empresa portuguesa especializada em consultoria e integração de sistemas de informação, que surge na sequência do encerramento da multinacional Unisys. Com o encerramento da Unisys, a Unipartner passou a suportar a sua atuação indireta enquanto services partner, contando atualmente com 200 consultores em Portugal Continental. Recentemente, abriu uma filial na Madeira, que vai gerar mais 50 postos de trabalho. A PME MAgazine falou com o CEO, Fernando Reino da Costa, sobre os planos desta tecnológica portuguesa.

 

PME Magazine – Como surgiu a Unipartner e como foi a transição da Unisys para a nova empresa?

Fernando Reino da Costa – A Unipartner foi criada após a reorganização da Unisys em 2015 por cinco ex-diretores, agora managing partners. Essa reestruturação redefiniu as operações na EMEA e, em Portugal, a Unisys passou a oferecer suporte a clientes por meio de uma presença indireta. Para apoiar este novo modelo, a Unipartner tornou-se seu service partner e assegurou a continuidade dos projetos e relação com os clientes. Esta transição foi um sucesso, principalmente porque ocorreu suavemente e sem impactos nos clientes e seus projetos. Desde então, a dinâmica da Unipartner tem sido muito grande, temos crescido mais de 20% ao ano e continuamos a criar condições para o acelerar este crescimento.

 

PME Mag. – Quais as áreas mais representativas do negócio da Unipartner?

F. R. C. – Atualmente, a inovação na relação com o cliente é uma das áreas com mais relevância. Os consumidores (clientes dos nossos clientes) exigem mais serviços e produtos inovadores e uma interação com as empresas mais digital, personalizada e de elevada experiência e satisfação. Dada a nossa forte experiência nas áreas de portais, CRM e interação digital temos vindo a suportar os nossos clientes nestas iniciativas, a diferenciarem-se através de tecnologias como os bots, o machine learning, a mobilidade, a marketing automation, entre outras. Por outro lado, continuamos a suportar fortes iniciativas de modernização e digitalização das operações. Internamente as organizações continuam com muito espaço de melhoria, processos para digitalizar e transformar através da otimização e robotização, retirando benefícios consideráveis e a diferentes níveis. Os nossos clientes são entidades públicas e privadas de grande e média dimensão. No setor público, em todas as suas vertentes, central, regional e local. Nas utilities, no comércio e indústria, no transporte e logística, em fundações, passando pelo setor financeiro, nomeadamente banca e seguros, setor onde mais crescemos nos últimos anos. Adicionalmente, colaboramos com a Unisys e com a própria Microsoft em clientes nacionais e internacionais através do nosso Centro de Competências.

 

“Os consumidores exigem mais serviços e produtos inovadores e uma interação com as empresas mais digital, personalizada e de elevada experiência e satisfação.”

 

PME Mag. – Porque decidiram apostar na abertura de uma filial na Madeira?

F. R. C. – A abertura da Unipartner Madeira é um investimento que tem dois objetivos principais: fortalecer o nosso Centro de Competências Microsoft, por forma a dar resposta ao crescimento que temos vindo a sentir e disponibilizar ao tecido empresarial e ao Governo Regional os nossos serviços e soluções de inovação digital. Esta é uma decisão estratégica que reconhece a excelência dos profissionais e do ensino na Madeira, nomeadamente da Universidade da Madeira, com quem estamos a colaborar ativamente.

 

PME Mag. – Quais os principais desafios das empresas face à transformação digital?

F. R. C. – As grandes e médias empresas estão a enfrentar concorrência em todas as frentes, no core, a jusante e a montante. Concorrência esta proveniente tipicamente de startups de base tecnológica. Estas startups criam modelos de negócio inovadores e concorrentes em cima das mais recentes tecnologias e captam, maioritariamente, clientes jovens e com aptidão para a tecnologia, que são, na verdade, o perfil do cliente do futuro. O grande desafio das empresas passa por dar resposta a este contexto através da digitalização e modernização das suas operações que, de forma geral, são complexas e críticas, e pela inovação no modelo de negócio e na relação com os clientes. Segundo a nossa experiência, a grande percentagem das empresas ainda não tem uma abordagem e um plano com iniciativas que leve a uma efetiva transformação.

 

PME Mag. – O que mais vos é pedido pelas empresas neste sentido?

F. R. C. – Tipicamente, solicitam-nos apoio consultivo focado em vários temas, por exemplo, para apoiar o processo de transformação digital focado no marketing digital, na gestão comercial e relacionamento e serviço ao cliente. Nestes casos, o objetivo visa melhorar e aumentar a sua satisfação através dos canais digitais e maximizar proveito gerado por cliente. Estas iniciativas implicam, normalmente, aplicar plataformas de CRM, marketing digital e customer service com machine learning, numa abordagem omnichannel totalmente integrada com os principais sistemas existentes. No entanto, recebemos diferentes solicitações, porque a nossa oferta de serviços e soluções é muito abrangente, e cobre a modernização de aplicações de suporte ao negócio, a transformação do datacenter, que cada vez mais é baseado na cloud, a modernização do posto de trabalho cada vez mais colaborativo, móvel e com preocupações ao nível da segurança, e serviços de managed e outsourcing.

 

“Segundo a nossa experiência, a grande percentagem das empresas ainda não tem uma abordagem e um plano com iniciativas que leve a uma efetiva transformação.”

 

 PME Mag. – Qual o volume de negócios em 2017 e que previsões para 2018?

F. R. C. – Em 2017, o nosso volume de negócios foi de cerca de sete milhões de euros. Em 2018, ainda por apurar, iremos ter um crescimento considerável, que estimamos vir a ser superior a 20%.

 

PME Mag. –Que política têm para a retenção do talento?

F. R. C. – A equipa Unipartner é constituída por cerca de 200 colaboradores e tem vindo a crescer mais de 20% ao ano. Essa é a nossa expectativa para 2019. E iniciativas como a Unipartner Madeira são exatamente resposta às necessidades de crescimento e de retenção de talento. No entanto, são muitas as iniciativas que promovem, essencialmente, o bem-estar, a colaboração, a iniciativa, o crescimento, a excelência, o desafio e a inovação, individual e coletiva, sem esquecer a responsabilidade social. É este o nosso ADN e, a título de exemplo, refiro o programa “Your Future is Now”, que apoia em 50% (e por vezes mais) a formação avançada num conjunto de universidades nossas associadas. Este programa já gerou vários MBA e pós-graduados.

 

PME Mag. – Que investimentos estão nos planos de 2019?

F. R. C. – O nosso investimento é, fundamentalmente, nas pessoas. Para nós, este tema não é cliché, porque somos uma empresa de serviços em que o nosso ativo são as pessoas.  Neste sentido, vamos continuar a implementar várias iniciativas que visam fazer evoluir a nossa equipa em todos os sentidos, para fortalecermos a nossa posição de líder nas áreas de consultoria e integração de sistemas e de parceiro de referência Microsoft em todas as áreas empresariais. Não obstante, a Unipartner tem um conjunto de soluções business, aceleradores que permitem facilitar a transformação digital dos nossos clientes. E, em 2019, iremos lançar novas soluções e aumentar a sua promoção no mercado nacional e internacional.

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Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

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8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


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Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

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A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

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Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

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-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

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A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


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IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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