O número de queixas registadas na principal plataforma online de reclamações em Portugal – Portal da Queixa – aumentou consideravelmente face a 2019. Só no mês de junho, foi observado um aumento de 120% de denúncias.
Em 2020, ano marcado pelas dificuldades económicas provocadas pelo contexto pandémico, o Portal da Queixa registou um aumento exponencial do volume de reclamações de 61%, em contraste com os 13,8% observados em 2019.
Numa nota enviada à imprensa, a página destaca que, durante o período de confinamento, grande parte dos portugueses passou a recorrer a plataformas online para “partilhar a sua experiência com outros consumidores e resolver os seus problemas diretamente com a marca a troco de uma boa avaliação”.
Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa e fundador da Consumer Trust, explica que “o comportamento do consumidor mudou e, com isso, mudou também a sua forma de comunicar com as marcas, nomeadamente, quando este necessita de reclamar”.
No total, o Portal da Queixa recebeu, só no primeiro semestre de 2020, quase 84.975 reclamações de consumidores, seguindo-se o Livro de Reclamações Eletrónico com 82 mil e a Deco Proteste com pouco mais de cinco mil queixas.