O Ministério da Agricultura anunciou, esta sexta-feira, a abertura de concursos para apresentação de candidaturas ao financiamento de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação, no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, “Terra Futura”, nos termos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Um dos concursos pretende encontrar respostas no âmbito da adaptação às alterações climáticas e procura projetos que “aumentem a resiliência da atividade agrícola”. O concurso ascende a quatro milhões de euros e cada candidatura pode, no máximo, beneficiar de um milhão de euros.
“Queremos, com inovação, conhecimento e tecnologia, convocar a sociedade e responder aos desafios que se colocam ao setor agrícola. Temos de garantir uma produção cada vez mais sustentável dos pontos de vista ambiental, económico e social. Ou seja, uma produção que, assegurando um rendimento justo ao produtor e um preço justo ao consumidor, contribua para a construção do nosso futuro coletivo”, refere Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, citada no comunicado.
A Agenda de Inovação conta com 93 milhões de euros, no âmbito do PRR: 45 milhões serão para projetos de investigação e inovação, 12 milhões para projetos estruturantes para a transformação digital e 36 milhões para a modernização de 24 polos da Rede de Inovação.
As candidaturas podem ser feitas online, até 30 de novembro, no website do Sistema de Informação do IFAP, IP.