Home / PORTUGAL / Hábitos alimentares dos portugueses serão impactados pelo aumento dos preços
Hábitos Alimentares
92% dos inquiridos afirmam que estes aumentos de preços vão ter impacto nos hábitos alimentares (Fonte: Pexels)

Hábitos alimentares dos portugueses serão impactados pelo aumento dos preços

Por: Marta Godinho

No âmbito do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudávels, que se comemorou esta terça-feira, 08 de novembro, a Edenred, empresa especializada em benefícios sociais, lançou os resultados do Barómetro FOOD 2022, no qual 94% dos inquiridos consideraram que os aumentos de preços que terão um impacto mais substancial são os da comida, muito antes de referirem setores como a energia, transportes e habitação.

Entre os inquiridos, 92% afirmam que estes aumentos de preços vão ter impacto nos hábitos alimentares, sendo que 19% refere que vai haver menor qualidade nutricional das suas refeições.

O subsídio de alimentação, disponibilizado através dos cartões de refeição, pode desacentuar os impactos sentidos, uma vez que ainda há poder de compra a nível de presença em restaurantes e qualidade nutricional nas refeições realizadas diariamente, refere a empresa. Isto leva 60% dos proprietários da restauração a afirmar que os vales sociais têm um impacto bastante positivo no negócio e na forma de fidelização dos seus clientes.

A Direção-Geral de Saúde é a entidade parceira deste estudo, que pretende proporcionar um bem-estar comum da população ativa portuguesa através da sensibilização das empresas para a importância de escolher o lado saudável e sustentável e conduzir restaurantes para uma lógica de refeições nutricionalmente mais equilibradas e tendo em conta o desperdício alimentar.

Ainda segundo o mesmo estudo, 79% dos inquiridos afirmam ter mais cuidado com a alimentação saudável graças à saúde. Cada vez mais é exigido pelo público oferta de produtos frescos, informações mais claras, “opções saudáveis” nos restaurantes, bem como opções vegetarianas e/ou veganas. A resposta do setor da restauração refletiu-se em 91% destes já dispor de opções mais saudáveis e rentáveis para o nosso corpo.

Acompanhando esta era, o desperdício alimentar é progressivamente mais debatido e 64% dos responsáveis de restaurantes já praticam ações contra o desperdício, como a adaptação de receitas, as embalagens para as sobras, a gestão de stocks, parcerias com diversas aplicações contra o desperdício e com bancos alimentares.

Tal como Portugal, mais dez países europeus fazem parte das estatísticas do barómetro FOOD que apresenta o plano de ação do programa FOOD para a adoção de uma alimentação equilibrada e sustentável através de entidades empregadoras. Todas estas fazem parte da rede Euroticket Edenred.

“No programa FOOD, a Edenred catalisa a sua relação privilegiada com colaboradores, empresas e restaurantes, para ser um agente ativo na adoção de hábitos alimentares saudáveis. É nisso que acreditamos, em estabelecer conexões que geram mais valor, e é assim que concretizamos o nosso propósito: Enrich connections. For good”, afirma Filipa Martins, diretora-geral da Edenred Portugal.